marketing de relacionamento

Tudo sobre Marketing de Relacionamento + 8 dicas para aplicar

O Marketing de Relacionamento é formado por um conjunto de estratégias que valoriza a interação com os clientes e oferece recompensas para incentivá-los a escolher sempre seus produtos e serviços, às vezes até recomendando-os para outras pessoas.

O mercado atual, na maior parte dos segmentos, está bastante disputado e exigente. O consumidor espera uma experiência incrível e se mostra disposto a gastar mais para consegui-la.

Por conta disso, estratégias de marketing de relacionamento são tão relevantes. Isso porque elas fornecem uma oportunidade de fidelizar e prolongar interações com o público. Além disso, são bastante versáteis, com aplicação eficiente até mesmo para criadores de conteúdo, cursos on-line e outros infoprodutos.

Saiba como praticar essas ações na realidade do seu negócio e espere bons resultados. Aproveite a leitura!

O que é Marketing de Relacionamento?

O conceito compreende qualquer iniciativa em prol da criação e manutenção de uma relação positiva e satisfatória com o seu público-alvo. Em geral, atua para estimular e recompensar a atenção dos clientes, incentivando-os a continuar preferindo sua marca.

Pode-se dizer que sua ideia principal é promover uma experiência de compra encantadora, antes, durante e após qualquer venda ou interação. Esse processo contínuo, com atenção personalizada e individual, transforma um simples consumidor em um verdadeiro fã. 

Os pilares do marketing de relacionamento são:

  • autenticidade
  • experiência única
  • persistência
  • suporte
  • atenção

Mensagens e ações autênticas demonstram maior confiabilidade e comprometimento, para que os consumidores tenham tranquilidade e segurança ao preferir seus produtos. Essa é a base de uma experiência única, já que nenhuma empresa oferecerá o mesmo que a sua .

No entanto, vale lembrar que leva tempo e esforço até observar resultados, por isso, persista e continue à procura de oportunidades para otimizar o serviço prestado. 

Para avaliar essa qualidade, ninguém melhor que o próprio cliente, por isso dê atenção ao que ele tem a dizer, disponibilize espaços para receber feedbacks e mantenha os canais de suporte sempre abertos.

Qual o objetivo do Marketing de Relacionamento?

O seu objetivo  é gerar vendas e aumentar o valor obtido por todo o tempo que uma pessoa se mantém fidelizada ao seu produto ou serviço. Para isso, é necessário focar em uma experiência continuamente positiva e vantajosa para os seus consumidores.

Outra forma de ver para que serve o marketing de relacionamento é observando algo incontestável. Os clientes são pessoas reais, com emoções e sentimentos, que inevitavelmente são carregados para qualquer interação com uma marca. 

Entender e valorizar isso é a melhor forma de promover reações positivas, mesmo quando a relação encontra algum conflito. 

A promessa dessas ações não é garantir que tudo saia de acordo com o planejado, mas consolidar a conexão com o público a longo prazo. Dessa forma, eles se sentem confortáveis e seguros de que fará o possível para oferecer uma solução adequada.

Por que é importante valorizar o relacionamento com o público?

Atuar com o principal objetivo de valorizar cada cliente e estabelecer um relacionamento duradouro com eles é relevante para não depender de novos consumidores para manter o faturamento. Além disso, serve como incentivo para fidelização e pode aumentar o retorno obtido com as pessoas que compram e pretendem continuar comprando seus produtos.

Isso não quer dizer que pode dispensar a captação de leads no seu empreendimento. Nem retirar o investimento em campanhas de divulgação. Para aumentar suas chances de sucesso, é recomendado que essas práticas sejam complementares.

Esse equilíbrio e colaboração é extremamente válido, pois oferece uma experiência sempre apoiada nos mesmos valores, que tende a ser percebida com maior transparência e originalidade.

4 benefícios de usar o Marketing de Relacionamento

Se você ainda não está convencido dos motivos para investir no marketing de relacionamento, confira as principais vantagens desse tipo de estratégia:

  • clientes fidelizados se tornam promotores da marca;
  • redução do custo de aquisição de clientes;
  • aumento do Lifetime Value (LTV);
  • conversas valiosas com seu público-alvo.

Transformação de clientes fidelizados em promotores

O marketing de relacionamento aumenta as chances de fidelização, ao promover uma experiência completa e positiva para o consumidor, que pode se prolongar por bastante tempo. Porém, o mais interessante é o que acontece quando esse cenário se torna realidade.

Continuar encantando um cliente fidelizado pode fazer com que ele se torne um promotor da sua marca, indicando seus produtos e serviços para outras pessoas do seu convívio. 

Esse processo é bastante eficaz e tem altas taxas de sucesso na conversão de novos leads, que logo de cara já associam sua identidade a uma interação positiva, mesmo que ainda não conheçam profundamente o seu trabalho.

Além disso, os promotores também podem agir como defensores, promovendo uma boa reputação quando outros clientes insatisfeitos compartilham negatividade a seu respeito.

Redução de custos para aquisição de clientes

Com a indicação do seu público fiel e a percepção de que sua marca é capaz de gerar relações sólidas e recompensadoras, os custos para aquisição de clientes (CAC) tendem a cair. 

Por um lado, isso acontece pelo boca a boca, conforme mencionado no tópico anterior. No entanto, também é resultado da boa imagem associada ao seu produto ou serviço, o que é capaz de aumentar a receptividade para suas campanhas.

Dessa forma, elas se tornam mais eficientes e demandam investimento menor, efetivamente reduzindo os custos da implementação de estratégias de marketing digital.

Aumento do Lifetime Value (LTV)

Lifetime Value é um indicador que mede o valor investido por um cliente fidelizado, em todo o tempo que ele se mantiver ativo e comprando seus produtos e serviços. 

Ele é atraído pelo interesse em conquistar recompensas ao fazer uma nova aquisição, o que vai desde a sensação de “satisfação garantida” até a receber vantagens adicionais por conta dessa preferência contínua.

Como podemos observar, isso está diretamente alinhado aos objetivos do marketing de relacionamento, promovendo a estratégia como uma das principais responsáveis pelo alto LTV.

Conversas valiosas entre marca e consumidores

Ao gerar uma experiência contínua de satisfação e retorno, a conversa estabelecida com o consumidor agrega mais valor, sendo capaz de gerar insights úteis para a manutenção e otimização dos seus serviços.

O cliente pode se sentir mais confortável e incentivado a compartilhar suas opiniões, aumentando a chance dele sugerir melhorias pontuais e assertivas, que viabilizam ações bem-sucedidas no futuro.

Exemplos de Marketing de Relacionamento

Para não ficar apenas na teoria, confira exemplos de marketing de relacionamento que podemos observar na prática, que demonstram algumas das formas de abordar essa estratégia.

Mercado Livre

Para começar, podemos destacar o trabalho do Mercado Livre, tanto em relação aos consumidores quanto aos lojistas.

Quem compra no marketplace pode entrar no programa de fidelidade da plataforma, uma assinatura mensal que dá acesso a benefícios dentro e fora do site, incluindo frete grátis, descontos e acesso gratuito a serviços de streaming, para ver filmes e séries.

Além disso, usa a automação de marketing para notificar os clientes sobre pedidos em andamento, perguntas feitas aos vendedores e incentivando que avaliem os produtos recebidos para ajudar outros consumidores na decisão de compra.

Falando para quem vende, o Mercado Livre também dá suporte para receber pagamentos e enviar produtos, através de ferramentas próprias, como o Mercado Pago e o Mercado Envios, respectivamente.

Também é possível avaliar os clientes e receber destaque no site, ao ter um bom nível de vendas concretizadas com satisfação e oferecer um atendimento de qualidade, respondendo perguntas com eficiência e dando suporte total antes, durante e após a entrega do produto.

Amazon

A Amazon, concorrente direta do Mercado Livre, também se destaca por valorizar a construção de um relacionamento sólido e confiável com seus clientes. A estratégia é facilitar a busca por ofertas relevantes, com bom preço, entrega rápida e suporte total para devolução e arrependimento.

Isso aumenta a tranquilidade do consumidor ao escolher a plataforma de sua preferência. Também vale mencionar as vantagens de assinar o Amazon Prime, versão premium, que oferece ainda mais benefícios para fazer compras e ainda dá acesso ao Prime Video, streaming próprio da organização.

Outros exemplos conhecidos de marketing de relacionamento podem ser observados em empresas de diferentes ramos, como:

  • NuBank (banco digital);
  • Coca Cola (bebidas);
  • Burger King (fast-food);
  • Netflix (streaming);
  • WhatsApp (aplicativo de mensagens).

Estratégias de Marketing de Relacionamento: como aplicar?

Depois de saber o que é marketing de relacionamento e descobrir alguns exemplos práticos, veja algumas estratégias que compõem essas ações, frequentemente utilizadas por empresas de todos os tamanhos para se conectar com o público.

1. Programa de fidelidade

Começamos com uma opção fácil de entender e de usar, que é o programa de fidelidade, normalmente apresentado como uma assinatura mensal que o cliente paga e dá acesso a uma série de benefícios de longo prazo.

Mesmo que ele precise gastar um pouco mais, ele enxerga vantagens exclusivas que justificam o investimento. 

Por exemplo, além de vender cursos on-line em pacotes individuais para cada tema, você pode usar o modelo de assinatura para dar acesso ilimitado a todos eles, aumentando o custo-benefício da sua proposta  e incentivando o aluno a continuar preferindo o seu material educativo.

2. Recompensas

O uso de recompensas pontuais no marketing de relacionamento também é bastante comum, principalmente para despertar um senso de urgência ou entregar um valor imediato para o cliente que demonstra interesse no seu produto.

Continuando no exemplo de cursos on-line, é possível criar uma oferta por tempo limitado ou um cupom exclusivo para alunos antigos retomarem os estudos com o material que disponibiliza. 

Também é possível oferecer um guia, infográfico ou outro material rico como bônus para usuários que fornecem dados de contato e aceitam receber promoções no futuro.

3. Uso de softwares de CRM

O uso de software de CRM no marketing de relacionamento é muito comum e altamente recomendado, considerando que a ferramenta auxilia na gestão das interações realizadas com o público, facilitando principalmente o monitoramento de performance.

Ao registrar automaticamente os dados dos clientes, desde informações básicas de contato até o nível de satisfação atingido ao efetuar uma compra, e organizá-los em indicadores relevantes para seu negócio, é capaz de gerar insights confiáveis sobre as melhores oportunidades de melhoria.

4. Automação de marketing

Um relacionamento de alto nível com o público não é feito apenas com interações de pessoas reais, ele também pode se apoiar em tecnologias de automação de marketing digital, incluindo bots de atendimento, guias de compra e um fluxo de e-mail marketing.

Essas ações aumentam a agilidade e assertividade das mensagens enviadas ao consumidor, promovendo uma experiência positiva por meio da atenção especial dada a todas as pessoas que interagem com a marca, sem exigir um grande esforço por parte do empreendedor ou da sua equipe.

5. Atendimento pós-venda

Não limite a conversa com o consumidor até a realização da compra e entrega do produto. Seja assertivo e antecipe a pesquisa de satisfação, pedindo um feedback ao cliente assim que registrar o recebimento do pedido.

Essa estratégia demonstra comprometimento e preocupação com a experiência do usuário, diminuindo a frustração em caso de problemas com a compra e mantendo um canal aberto para solucionar eventuais conflitos.

Você também pode aproveitar o atendimento pós-venda para que o cliente avalie o pedido e compartilhe sua experiência com outras pessoas, ou então para oferecer recompensas que estimulam ele a voltar depois para consumir novos itens do seu catálogo.

O mais importante é não deixar o conflito crescer sem uma resposta adequada de sua parte, sendo transparente e objetivo no cuidado com o público, mesmo que, em tese, ele já tenha concluído a jornada até efetuar uma compra.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento como infoprodutor?

Em vários momentos, citamos como o marketing de relacionamento e como ele pode ser aplicado na venda de cursos on-line e outros infoprodutos. Para facilitar a adoção dessa estratégia no segmento, aqui vão dicas especiais para colocá-la em prática:

  • analise os dados do público;
  • monte o perfil ideal do aluno;
  • crie um fluxo de e-mail marketing para iniciar a conversa;
  • marque presença nas redes sociais;
  • ofereça recompensas cada vez melhores;
  • valorize clientes fidelizados e promotores;
  • acompanhe o desempenho constantemente;
  • não se esqueça de cuidar do ambiente do aluno.

Já que falamos sobre o ambiente do aluno, convidamos você a criar seu curso na EAD Plataforma, que oferece recursos indispensáveis e agregadores para a experiência de aprendizado que entrega ao público, incluindo:

  • EAD player, exclusivo para publicação de videoaulas e proteção de direitos autorais;
  • venda de infoprodutos por pacote ou assinatura;
  • integração com ferramentas de marketing digital;
  • controle de acesso para material exclusivo;
  • plano gratuito para testar a plataforma por tempo ilimitado.

Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita ou assista o vídeo abaixo sobre o EAD Player:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy