Se quer entender o comportamento do consumidor e suas reações a diferentes tipos de estratégias de marketing, você precisa se aprofundar no assunto. E é para isso que existem ótimos livros de neuromarketing, os quais listaremos ao longo deste post.
Além deles, também há uma infinidade de artigos científicos que abordam o tema, inclusive, cursos e até mesmo pós-graduação na área.
E para ajudar você a entender melhor o que é o Neuromarketing e como essa área vem transformando o marketing tradicional, separamos abaixo 5 indicações de livros. Confira!
5 livros de Neuromarketing para aprender mais sobre o assunto
1. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, de Darren Bridges e Afonso Celso da Cunha Serra
O livro Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores escrito por Darren Bridges e Afonso Celso da Cunha Serra é uma obra que aborda a aplicação da neurociência no marketing.
Por meio da união do design e da neurociência, os autores buscam explicar como os profissionais podem criar estratégias mais eficazes para engajar e influenciar os consumidores.
O livro é dividido em três partes principais. A primeira fala sobre o conceito de neuromarketing e as principais técnicas utilizadas para entender o comportamento do consumidor.
A segunda explora como o design pode ser utilizado para criar uma experiência positiva para o cliente, considerando a percepção sensorial e as emoções envolvidas na compra.
Por fim, a terceira parte discute como aplicar essas técnicas na prática, por meio de estudos de caso e exemplos reais de empresas que utilizaram o neuromarketing com sucesso.
Ao longo do livro, os autores apresentam uma série de informações sobre o funcionamento do cérebro e como ele influencia o comportamento humano.
2. Neuromarketing: A Nova Pesquisa De Comportamento Do Consumidor, de Pedro Camargo
O livro “Neuromarketing: A Nova Pesquisa de Comportamento do Consumidor” escrito por Pedro Camargo, é uma obra que tem como objetivo apresentar o neuromarketing como uma nova abordagem para compreender o comportamento humano.
Por meio de uma linguagem acessível, ele mostra como as pesquisas de neuromarketing podem ser aplicadas na prática para melhorar as estratégias das empresas.
O livro é dividido em quatro partes principais. Na primeira, o autor apresenta o conceito de neuromarketing, explicando as principais técnicas utilizadas e como elas podem ser aplicadas na pesquisa de comportamento do consumidor.
Na segunda parte ele explora os aspectos biológicos que podem prejudicar a pesquisa qualitativa do comportamento. Já na parte 3, ele trata sobre estudos do comportamento econômico humano.
Por fim, na quarta e última parte, o autor explica de onde surgiu o neuromarketing. É um livro que realmente vale a pena, mesmo que você não tenha nenhum contato com a matéria ainda.
Leia também:
- Como captar clientes para consultoria e fechar + negócios? 5 dicas de ouro!
- Livros de marketing: conheça os mais indicados da área!
3. As 3 mentes do neuromarketing, de Marcelo Peruzzo
O livro “As 3 Mentes do Neuromarketing” escrito por Marcelo Peruzzo, é uma obra que apresenta uma abordagem inovadora para o neuromarketing, propondo a existência de três “mentes” que influenciam o comportamento: ecossistemas, neurociência e marketing.
Ao longo do livro, ele explora cada um desses conceitos e como eles influenciam a tomada de decisão, além de fornecer dicas práticas para os profissionais de marketing que desejam utilizar essas informações para criar estratégias mais eficazes.
Ele faz uma divisão mostrando de um lado o ambiente científico que corresponde ao estudo da mente por meio de pesquisas empíricas, e de outro uma área que tenta ser científica, mais relacionada ao marketing.
Vale a pena a leitura!
4. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano, de Philip Kotler
“Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano”, escrito por Philip Kotler, traz uma narrativa mais ampla sobre o marketing, com ênfase no ser humano como o centro das estratégias.
O autor apresenta a visão do Marketing 3.0, que tem como objetivo criar um mundo melhor, com mais justiça social e ambiental.
Kotler mostra como o Marketing 3.0 utiliza a Neurociência e a Psicologia para entender as necessidades e desejos do consumidor, com o objetivo de criar produtos e serviços que atendam a essas demandas.
O autor aborda também a importância da responsabilidade social e ambiental das empresas, mostrando como elas podem contribuir para um mundo melhor e, ao mesmo tempo, aumentar a sua rentabilidade.
O livro apresenta técnicas de Neuromarketing para criar uma conexão emocional com o consumidor, como a utilização de histórias e a criação de experiências únicas e memoráveis.
Com exemplos práticos e estudos de caso, o autor mostra como o Marketing 3.0 pode ser aplicado em diferentes áreas, desde a criação de produtos até a comunicação com o cliente.
Você já ouviu falar em Marketing 360º? Não? Então dá só uma olhada neste vídeo que separamos para você! 👇
5. O Poder do Hábito: Por Que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios, de Charles Duhigg
Embora não seja um livro exclusivamente sobre Neuromarketing, “O Poder do Hábito: Por Que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios” apresenta muitas informações valiosas sobre a influência dos hábitos no comportamento do consumidor.
O autor mostra como eles são formados e como podem ser modificados, tanto na vida pessoal quanto nos negócios.
Duhigg apresenta exemplos de empresas que utilizaram o Neuromarketing para entender os hábitos dos clientes e criar produtos e serviços que atendam a essas demandas.
Ele fala também como a Neurociência pode ajudar a entender as emoções e o comportamento do consumidor, com o objetivo de criar conexão emocional com a marca.
Com uma linguagem clara e objetiva, o autor enaltece como a compreensão dos hábitos pode levar a mudanças significativas em todas as esferas da vida. .
Bônus: artigos científicos sobre Neuromarketing
Gostou das nossas indicações de livros? Então confira essa dica bônus que separamos para você:
Artigo Científico: O estudo do neuromarketing como ferramenta de percepção da reação dos consumidores
Esse artigo científico foi escrito por Henderson Dionízio de Sousa e Cristine do Carmo Schmidt Bueno de Moraes e publicado na Revista Tecnológica da Fatec Americana, v. 3 n. 1 (2015) e trata sobre o estudo do Neuromarketing.
Na obra os autores buscam entender o uso do Neuromarketing para mapear reações emocionais quando os pesquisados são expostos a algumas situações de marketing.
Eles abordam o debate ético e trazem à tona um estudo de caso de empresas que usam essas técnicas para abordar os consumidores. Vale a pena a leitura.
Gostou das nossas dicas? Se quiser conhecer mais sobre Neuromarketing e outros temas, visite o blog da EAD Plataforma e conheça mais artigos como esse.
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024