conversão de leads

Saiba como ter uma boa conversão de leads no seu curso!

Quem trabalha com marketing digital sabe como é importante e ao mesmo tempo desafiador a conversão de leads em clientes.

De acordo com estimativas da Marc Way Shak, 50% dos prospects não são compradores em potencial daquilo que sua empresa vende.

Isso mostra que as organizações, bem como os produtores de cursos cometem erros na hora de reconhecer o persona e na hora de gerar os leads para tentar convertê-los.

Nesse sentido, ter um olhar atento para a geração e conversão de leads é fundamental para diminuir o custo de aquisição de clientes e ter sucesso no seu negócio. Quer saber mais? Então vem com a gente neste artigo.

Conversão de leads: o que é?

A conversão de leads é um processo que começa no topo do funil, onde a equipe de marketing capta alguns potenciais consumidores que devem ser levados até o fundo do funil para que então ele compre o seu curso.

De forma resumida, a ideia é angariar prospect para depois transformá-lo em lead, e posteriormente torná-lo um comprador dos serviços da sua empresa.

Ainda que a teoria seja simples, ela precisa contar com bastante sinergia das áreas de vendas e marketing, e envolve uma estratégia bem estruturada.

Qual indicador de conversão de leads em clientes devo usar?

O indicador a ser utilizado é conhecido como LSI, ou taxa de conversão de leads. Ele é uma métrica que visa compreender como está o retorno de cada investimento da sua empresa em relação às vendas.

Ele também é usado para medir os resultados da sua estratégia de marketing digital, e mostra o quão eficiente está o seu curso, bem como se ele está crescendo ou não no mercado.

Vale dizer, que esse indicador pode ser calculado em todas as etapas do funil de vendas, trazendo diagnósticos sobre onde está o gargalo, qual o ponto fraco da estratégia e onde você deve atuar.

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Como calcular a taxa de conversão de leads?

O cálculo da taxa de conversão de leads é muito simples. Para isso você precisa basicamente de três informações:

  • número de leads;
  • número de clientes;
  • número de visitantes.

Com essas informações em mãos, você pode aplicar a seguinte fórmula:

  • Taxa de conversão = Leads / Visitantes * 100

Vamos a um exemplo. Imagine que seu site recebeu 500 visitantes nos últimos 30 dias. E que 200 deles se tornaram leads do seu negócio. Então a fórmula será:

  • Taxa de conversão = 200 / 500 * 100
  • Taxa de conversão = 40%

Repare que no exemplo, 40% dos visitantes viraram leads. A mesma fórmula pode ser aplicada no fundo do funil, dessa vez com leads e clientes, sendo ela:

  • Taxa de conversão = clientes / leads * 100

Agora imagine que desses 200 leads, 50 deles fecharam negócio com você e se tornaram clientes de fato. Logo a taxa de conversão é:

  • Taxa de conversão = 50 / 200 * 100
  • Taxa de conversão = 25%

Para saber quantos visitantes e tornaram clientes de fato, basta aplicar a seguinte fórmula:

Taxa de conversão = clientes / visitantes * 100

Nesse exemplo que demos, o percentual de visitantes que se tornaram clientes será:

  • Taxa de conversão = 50 / 500 * 100
  • Taxa de conversão = 10%

Portanto, com essa taxa em mãos, você será capaz de criar ações para aumentá-la, melhorando assim a eficiência do seu negócio.

Como aumentar a conversão de leads?

Agora que já falamos o que é, vamos dar algumas dicas de como você pode aumentar a conversão de leads no seu negócio. Dá só uma conferida!

1 – Estruture muito bem o persona

Para se ter uma boa conversão não pode-se descartar uma boa captação de prospects. Por isso, a equipe de marketing precisa ter uma persona muito bem definida.

Defina exatamente qual será o perfil ideal para o seu curso, considerando: sexo, grau de escolaridade, classe social, faixa etária, dentre outros aspectos.

Com um persona bem definido a qualificação fica mais fácil, pois os profissionais saberão quais desses leads tem um perfil de consumo mais próximo do ideal.

2 – Deixe o processo de nutrição de leads mais otimizado

Quando um prospect chega até sua empresa ele pode estar em uma das três etapas do funil de vendas. Por isso, é importante essa identificação para otimizar a sua nutrição.

Se você for capaz de identificar corretamente em qual fase o cliente se encontra, terá muito mais chances de direcioná-lo para conteúdos mais relevantes.

Isso vai colaborar para aumentar a taxa de conversão de leads. Até porque, alguns terão que ter uma nutrição maior que outros, no entanto, há leads que não precisam de muita nutrição.

Ao identificar corretamente isso, você minimiza os custos direcionados para cada consumidor, e otimiza todo o processo da jornada do cliente.

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3 – Invista em capacitação do seu time

Investir na capacitação do time também é essencial para aumentar a conversão de leads. Pois, um time capacitado identifica com mais facilidade em qual etapa do funil o cliente se encontra e saberá encaminhar o conteúdo certo para ele.

Quando uma equipe passa por um bom treinamento, ela consegue inclusive proporcionar um atendimento mais personalizado, melhorando a experiência do consumidor.

4 – Corrija a jornada do consumidor

Constantemente você precisa avaliar se a jornada do consumidor do seu negócio está realmente eficiente. Muitas vezes há gargalos que precisam ser corrigidos.

Para isso, você precisa analisar constantemente os indicadores, rever alguns processos e descobrir se o problema é estratégico ou operacional.

Quando se tem essa visão mais abrangente, você é capaz de eliminar gargalos, melhorar a performance do seu time, e aumentar a conversão de leads.

5 – Tenha uma boa plataforma para seus cursos

Um dos pontos que dificulta a conversão de leads em clientes é a experiência que ele teve com o seu curso. Por isso é tão importante contar com uma boa plataforma.

Afinal, quando o aluno encontra mais recursos dentro do ambiente do curso, facilidade para fazer o pagamento e muito mais interatividade, as chances dele se converter em um cliente são muito maiores.

E quando o assunto é plataforma, a EAD possui a melhor solução do mercado. Oferecemos um serviço completo no qual você poderá oferecer os seus cursos com muito mais eficiência e recursos para os seus alunos.Como resultado, você terá uma conversão de leads muito maior, até porque o seu curso estará muito mais profissionalizado do que a maioria. Conheça nossas soluções.

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Fabio Godoy