Marketing de guerrilha para pequenas empresas: conheça cases de sucesso

Você já ouviu falar do marketing de guerrilha para pequenas empresas? Trata-se de um formato de marketing muito peculiar, mas que tem se mostrado cada vez mais eficiente.

O marketing de guerrilha está cada vez mais presente nas estratégias de pequenas empresas e é muito útil para competir com as grandes corporações  e seus orçamentos. 

Não é mais necessário investir valores exorbitantes para aumentar a reputação da sua marca. Isso porque, mesmo sem orçamento, há outras maneiras mais estratégias para gerar este buzz. O marketing de guerrilhas é uma delas.

“Marketing é uma guerra mental. São as idéias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não”

Al Ries

Neste artigo você aprenderá o que é marketing de guerrilha para pequenas empresas, ideias de marketing de guerrilha para colocar em prática e ainda vai conhecer alguns cases de sucesso para te inspirar e alavancar a sua marca.

Gostou? Então boa leitura!

O que é marketing de guerrilha para pequenas empresas?

Antes de falarmos sobre o que é marketing de guerrilha para pequenas empresas, você precisa saber o que é efetivamente uma guerrilha.

Guerrilha vem do espanhol guerrilla e significa “guerra pequena”. É um tipo de guerra em que a principal estratégia é atacar o inimigo de surpresa, em vários pontos dispersos. Os combatentes ficam separados em pequenos grupos e atacam em momentos e locais diferentes quando os inimigos menos menos esperam.

A guerrilha normalmente é utilizada por combatentes que possuem menos recursos e números que os inimigos e que normalmente precisam enfrentar grandes exércitos que possuem muito mais força. Conseguiu fazer a ligação com o marketing das pequenas empresas versus o das grandes corporações?

No caso do marketing de guerrilha, portanto, a ideia principal é chegar ao consumidor aos poucos, em formatos diversos, fixando-se no imaginário do seu público-alvo a sua marca. É possível alcançar isso usando criatividade, surpresa, ousadia e agilidade para atingir os seus consumidores. 

O termo foi criado na década de 1980 por Jay Conrad Levinson, considerado o “pai do marketing de guerrilha”, mas continua mais atual do que nunca. Hoje em dia pode ser utilizado para diversos produtos e serviços, tais como empresas de streaming, aparelhos celulares e até mesmo para cursos EAD.

Vamos explicar melhor as principais características do marketing de guerrilha para pequenas empresas para você conseguir aplicá-lo no seu negócio!

Características do marketing de guerrilha

Para aplicar o marketing de guerrilha para pequenas empresas, é preciso desenvolver uma ideia que seja criativa, ousada e ágil, além de pegar seu público de surpresa.

Para isso, deve garantir que a sua ideia tenha as seguintes características:

Envolvimento emocional do consumidor

Sabe aquela propaganda ou ação que nos faz sentir felicidade, se emocionar ou até mesmo se revoltar? Ela fica marcada no imaginário do consumidor por ter movimentado emoções. Desse modo, as chances de ele querer saber mais sobre o produto ou comentar sobre a ideia com alguém são maiores. 

Experiência do consumidor 

A experiência pela qual o consumidor passa durante uma ação de marketing também pode ficar gravada em seu imaginário mais do que a própria mensagem final. Se for uma experiência marcante, ele terá sentimentos muito mais fortes pela marca que causou isso.

Saiba mais: Voe mais alto com 15 ferramentas de marketing digital grátis 

Atinge diversas pessoas ao mesmo tempo

Uma ação de marketing de guerrilha que deu certo normalmente é porque se tornou viral. Para isso, precisa ser de fácil compartilhamento. No caso das ações presenciais, devem ser fáceis de tirar fotos ou gravar vídeos. No caso das ações em plataformas digitais, o compartilhamento deve ser fácil.

É original 

Não basta ser ousada e criativa, também precisa ser original. De nada adianta copiar uma ideia que já viralizou, porque não proporcionará um novo envolvimento emocional do consumidor se ele já tiver visto algo parecido recentemente.

Conversa com a atualidade

Por fim, precisa conversar com o mundo atual. É interessante relacionar a ação com acontecimentos reais recentes, o que aproxima ainda mais o envolvimento emocional do consumidor e o faz se sentir mais próximo da mensagem final.

Tudo isso deve ser levado em consideração para que a sua ação de marketing de guerrilha tenha o resultado planejado.

Leia também: Marketing digital para pequenas empresas: 6 estratégias para atrair clientes

Ideias de marketing de guerrilha

Tendo todas essas informações em mente, está na hora de criar o seu marketing de guerrilha. Para isso, o produto ou serviço ofertado pela sua empresa também deve ser levado em consideração. 

Para chegar à decisão final, antes é necessário:

  • Definir a sua persona;
  • Encontrar os canais onde ela está mais presente;
  • Definir o objetivo da ação de marketing;
  • Definir o formato da ação;
  • Colocar em prática.

Agora que você já sabe toda a teoria do marketing de guerrilha para pequenas empresas, chegou a hora de conferir exemplos práticos para te inspirar e entender melhor como funciona essa modalidade.

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”

Peter Drucker

Ações de marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha para pequenas empresas pode ser implementado em diversos formatos. Lembre-se de que o termo foi criado nos anos 1980, muito antes das redes sociais e até mesmo da internet como a conhecemos hoje. 

De modo geral, a ação de marketing de guerrilha pode ser presencial ou online.

Quer saber como algumas empresas colocaram esses ensinamentos em prática e conseguiram criar grandes cases de marketing de guerrilha? Então leia abaixo sobre alguns exemplos para se inspirar!

Marketing de guerrilha: cases de sucesso 

Máquina da Felicidade

Apesar de já ser uma marca muito grande e consolidada no mercado, a Coca-Cola gosta de investir em marketing de guerrilha. Uma delas foi realizada em 2011 e se chamava Máquina da Felicidade. No Brasil, essa ação foi realizada em Porto Alegre. 

A máquina de Coca-Cola não oferecia apenas a bebida. Também oferecia bolas, flores e diversos outros objetos que traziam felicidade para quem recebia, brincando com o emocional do público e entregando uma boa experiência.

Pôneis Malditos

Como esquecer daquela propaganda de 2011 da Nissan que trazia uma música chiclete cantada por pôneis para divulgar a nova Frontier? Nela, o motorista reclama da potência de seu carro, que é movida a pôneis no lugar de cavalos. 

A música viralizou e ficou 2 dias nos Trending Topics do twitter no Brasil. Isso aconteceu porque ela mexeu com a emoção do consumidor e ainda trouxe uma experiência significativa e inusitada (mesmo que a música que fica na sua cabeça seja irritante). 

Ao fim, o pônei ainda interagia com o telespectador sugerindo que divulgasse o vídeo a 10 pessoas ou então a “Maldição do Pônei” deixaria a música para sempre presa em sua cabeça. Inusitado, não?

Ice Bucket Challenge

Você se lembra do Desafio do Balde de Gelo? Essa campanha começou em 2014 com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e arrecadar fundos.

O desafio nada mais era do que despejar um balde de gelo na própria cabeça, gravar a reação e postar nas redes sociais. Ao final do vídeo, a pessoa mostrava que doou uma quantia para alguma associação de pacientes com ELA e ainda desafiava três amigos para fazer o mesmo.

Quem criou a campanha foi um jovem americano chamado Corey Griffin, quando descobriu que um amigo havia sido diagnosticado com a doença.

Esse é um exemplo de marketing de guerrilha realizado por meio das redes sociais que viralizou e ainda conseguiu arrecadar milhões de dólares para instituições de pesquisa.

Saiba mais: Como criar desafios no Instagram? Passo a passo para usar a estratégia a seu favor

Está na hora de investir no seu marketing de guerrilha! 

De modo geral, as ações em plataformas digitais são ainda mais democráticas que as presenciais, já que apresentam facilidade de compartilhamento. 

Além disso, os meios de comunicação hoje em dia se mostram muito mais acessíveis. Basta ter um celular com acesso a internet para criar e compartilhar uma ação de marketing de baixo custo.

Que tal começar a colocar esses ensinamentos em prática com o marketing de guerrilha para pequenas empresas? 

Além do marketing de guerrilha, há outras estratégias para impulsionar o crescimento de uma pequena empresa. É possível também capacitar os colaboradores com treinamentos online, por exemplo.

Nesse caso, a EAD Plataforma é ideal para desenvolver os melhores treinamentos. Com ela, você tem controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. Tudo isso com uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização.

Confira as funcionalidades da EAD Plataforma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que está precisando aprender mais sobre marketing de guerrilha!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy