Aprenda TUDO sobre lançamento de produto digital! O que é? Quais os tipos? Como fazer?

Você já passou semanas ou meses criando um produto digital, colocou tudo de si nele e adorou o resultado, mas na hora de fazer o lançamento o retorno não veio como o esperado? Ou então você nem teve coragem de fazer o lançamento do produto digital porque não sabe por onde começar? 

Se a sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, você está no post certo!

Muitas pessoas encontram grandes ideias e desenvolvem infoprodutos ótimos, mas pecam na hora de fazer o seu lançamento, o que afeta diretamente os resultados finais da sua venda. 

Depois da pandemia de Covid-19, o mercado de infoprodutos nunca esteve tão aquecido, e a tendência por enquanto é aumentar. Só em 2020, esse mercado cresceu 103%, segundo uma pesquisa da Connect Soluções Digitais. 

O que muita gente não sabe é que o lançamento do produto digital é tão importante quanto o produto em si. Você precisa ter esse conhecimento bem claro na sua mente para poder colher os frutos da sua grande ideia.

Pensando nisso resolvemos criar este artigo com tudo o que você precisa saber para o lançamento de produto digital!

Gostou? Então continue a leitura até o final!

O que é um lançamento de produto digital?

Um lançamento de produto digital é uma estratégia muito conhecida no mundo do marketing. É o momento de colocar o seu produto à venda, quando você apresenta o produto para os seus possíveis clientes. 

O ideal é que o lançamento utilize algumas estratégias do marketing que influenciam o possível cliente a ter desejo de consumir o produto e expectativas em cima do resultado que ele trará para as dores que ele sente.

Ou seja, o seu lançamento precisa mexer com diversas emoções do seu público para que ele se sinta inclinado a comprá-lo. E a forma como você faz isso impacta diretamente no resultado final das vendas.

Quais os tipos de lançamento digital?

Se engana quem pensa que há apenas um jeito de fazer lançamento digital. Na verdade, existem vários tipos e você precisa escolher o certo de acordo com a sua realidade e a do seu produto para obter sucesso.

É possível inclusive utilizar mais um lançamento de uma vez. Confira abaixo quais são os tipos mais comuns de lançamento digital. 

Interno

O lançamento interno acontece para a sua base de contato. Ou seja, o lançamento do seu produto vai acontecer apenas para os seus antigos ou possíveis clientes. 

As chances de conversão são maiores neste caso porque a sua audiência já está aquecida, já te conhece e conhece o seu trabalho. No entanto, você já precisa ter essa base previamente, o que faz com que o seu negócio já tenha que estar em um estágio mais avançado. 

Externo

O lançamento externo é o lançamento para o público geral. O ideal é fazer tanto o interno quanto o externo. O recomendando é que você inicie o externo após lançar o interno, já que isso cria um sentimento de prioridade para quem já está na sua base de contatos.

O lançamento externo precisa de mais estratégia. Uma delas é estar bem direcionado para a persona correta e nos canais corretos. Esse tipo de lançamento pode gerar mais faturamento do que o interno, mas também vai precisar de mais investimento em divulgação. 

Afiliado

O lançamento afiliado utiliza o marketing de afiliados como divulgação. Ou seja, você vai utilizar outras pessoas para divulgar o seu lançamento. Na maioria das vezes essas pessoas são influenciadores digitais. 

Relâmpago

O lançamento relâmpago é um lançamento muito rápido, que tem data para acabar. Normalmente ele dura cerca de uma semana. 

Esse método anda lado a lado com o gatilho mental da escassez. Quando o lançamento é rápido, o cliente não tem tempo suficiente para avaliar com calma se realmente deve adquirir o produto ou não.

Como ele tem pouco tempo, as chances de tomar uma decisão sob pressão para comprar o seu produto aumentam, pois ele fica com medo de se arrepender caso não compre. 

Perpétuo

O lançamento perpétuo é quando o seu produto ou é relançado depois de um tempo, para novos leads, ou nunca fecha a venda. Dessa forma, o seu produto fica à venda indefinidamente, como um produto em uma vitrine de loja.

Mas para isso, é necessário ter uma boa plataforma de hospedagem que te ajuda na automatização dessas vendas no perpétuo.

Como fazer um lançamento de um produto digital em 4 passos

Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de lançamento digital, chegou a hora de aprender como fazer um lançamento de um produto digital.

Uma das obras essenciais sobre o assunto é o livro A fórmula do lançamento de Jeff Walker. Jeff Walker é um empresário americano conhecido por ser um nome expressivo no mundo do marketing e, principalmente, no mundo dos lançamentos digitais. 

Confira abaixo os 4 passos para fazer o lançamento do seu produto digital.

Relacionamento com o cliente

O primeiro passo para arrasar no seu lançamento digital, seja ele qual método for, é conhecer muito bem a sua audiência. 

Estude quem é a sua persona, quais as dores e os desejos dela, além de saber em quais canais ela está mais presente. 

Nessa etapa você também pode começar com alguns conteúdos que se aproximam do seu público, para que se identifiquem com a sua marca. 

Divulgação

Depois de estudar muito bem a sua audiência e criar um produto que realmente será útil para ela, chegou a hora de divulgá-lo.

Nesse momento vale abusar do marketing de conteúdo. Produza conteúdos que se aproximam da realidade do seu público para que você seja notado por ele.

Além disso, você também pode começar a antecipar a informação de que em breve surgirá um produto capaz de solucionar os problemas da sua audiência. 

Oferta

Chegou a hora do lançamento. Baseado na sua pesquisa e no nível de maturação da sua marca você vai escolher um ou mais tipos de lançamento listados anteriormente e colocá-los em prática!

Feedback

Após o lançamento do seu produto, nada de sumir da vida dos seus clientes. Você precisa se manter presente enquanto eles estão consumindo o seu produto e depois também! Crie canais para dúvidas e sugestões quanto ao seu produto e colete feedbacks. 

Além disso, separe os cases de sucesso. Eles servirão como ótimas provas sociais para você utilizar em lançamentos futuros, gerando autoridade no assunto. 

Com esse passo a passo você já sabe tudo sobre como fazer um lançamento de um produto digital. Que tal colocar em prática agora?

“No seu coração, a fórmula de lançamento de produtos é composta por sequências, histórias e desencadeamentos”

Jeff Walker

Está na hora de fazer o seu lançamento de produto digital!

Em resumo, para fazer um lançamento de produto digital que vende é necessário conhecimento, dedicação e muita organização pessoal! Mas com as ferramentas que apresentamos aqui, não há dúvidas que o seu lançamento será um sucesso.

Agora que você já sabe tudo sobre lançamento de produto digital, chegou a hora de colocar o que aprendeu em prática! Afinal, nós da EAD Plataforma estamos sempre empenhados em fazer nossos leitores alcançarem o sucesso!

E se o seu produto digital necessita de uma plataforma de hospedagem online, precisa conhecer mais de perto a EAD Plataforma

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que conta com mais de 1.400 clientes ativos, além de mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos. 

Com a nossa Plataforma Comercial você vende cursos online como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. As matrículas são liberadas automaticamente após a confirmação de pagamento do aluno e você também conta com proteção contra downloads e segurança para seu conteúdo.

Gostou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a utilizar a mais completa plataforma de ensino a distância.

Conheça também outros conteúdos semelhantes:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy