Uma persona é um personagem que representa o público de uma empresa. Por isso, antes de criar uma, é fundamental saber quais perguntas para definir a persona você precisa fazer para não errar e acabar com uma representação sem conexão com o mundo real.
Até porque essa ferramenta se baseia na ideia de que esse perfil se assemelhe ao público de um negócio para que ele possa ser usado como exemplo na criação de conteúdos e ações de marketing.
E aí, quer aprender o que perguntar para criar uma persona matadora? Então continue lendo, pois explicamos o que é isso, qual a importância e ainda quais questões você deve colocar no seu questionário. Confira!
O que é persona?
Uma persona é um personagem fictício criado para representar o público-alvo ideal de uma empresa. Ela é desenvolvida a partir de uma análise dos consumidores da marca — e da concorrência — e o objetivo é que ela tenha características que a aproximem ao máximo das pessoas reais que já fazem ou podem fazer negócio com uma companhia.
Por esse motivo, as personas são criadas após pesquisas de mercado e com o público, para coletar informações e juntar as características em comum a todos os clientes em um personagem.
A propósito, uma persona bem estruturada tem profundidade e até personalidade própria. Sendo assim, ela deve ter:
- nome;
- idade;
- gênero;
- preferências;
- interesses (como hobbies);
- motivações;
- desafios;
- e muito mais.
Para compreender melhor, confira o seguinte exemplo. Mariana, tem 25 anos, é universitária e faz estágio em um escritório de advocacia. Ela gosta de utilizar o Instagram e faz artesanato nas horas vagas.
Digamos que este seja o início da descrição de uma persona para um curso on-line de crochê. Viu como parece que estamos falando de uma pessoa que realmente existe? É justamente essa a intenção.
Aliás, é bem comum adicionar uma foto durante a criação da persona. Isso faz com que ela se torne mais “real”, facilitando a conexão com ela na hora de produzir os conteúdos ligados aos seus interesses.
>>>> Leia também: planejamento estratégico de marketing — inspire-se com 4 exemplos
Por que é importante definir uma persona?
Antes de partir para as perguntas para definir uma persona, é fundamental compreender a importância dessa estratégia para o marketing das empresas. Para isso, siga com a leitura e veja 3 principais benefícios disso para os negócios!
1. Personaliza as ações de marketing
Uma persona permite compreender melhor quem é o público da marca. Isso é, quem a empresa deseja atingir e quem já é consumidor dela. Partindo disso, fica mais fácil personalizar as ações de marketing para se encaixar nos interesses dos clientes.
Por exemplo, você definiu que sua persona é usuária assídua do Instagram. Com isso, é óbvio que seus anúncios devem ser focados nesta plataforma, certo?
Pois bem, esse exemplo se encaixa nos demais tópicos que formam esse personagem. Afinal, o modo de falar com uma pessoa que busca conteúdos voltados para evolução profissional difere de alguém que procura lazer.
>>>> Veja mais: ações de marketing digital — 6 estratégias de divulgação de marca
2. Identifica oportunidades de negócios
Definir uma ou mais personas também ajuda a identificar oportunidades de negócios. Isso acontece porque ao compreender as características do seu público, é possível ter ideias sobre novos produtos ou serviços que se encaixe com seus interesses. Ficou claro?
>>>> Veja também: estratégia de inbound marketing para o produtor de conteúdo — como fazer?
3. Melhora a experiência do cliente
Para finalizar, entender a persona é uma ótima maneira de melhorar a experiência dos seus clientes. Isso porque pode-se montar planos que abranjam todos os desafios que eles enfrentam e ainda falar diretamente com eles durante as interações.
>>>> Leia mais: Customer Experience — o que é, pilares, importância e 6 dicas de como aplicar
Exemplos de perguntas-chave para definir um perfil de persona
Para criar um personagem que seja a cara da sua marca, é preciso focar nestas perguntas-chave para definir um perfil de persona.
- Quem é?
- Quais são os hábitos de consumo?
- Que problemas enfrenta no dia a dia?
- Por que não aceita determinada solução?
Continue com a leitura para ver, exatamente, o que questionar em cada um desses pontos!
1. Quem é?
Quando conhecemos uma pessoa, é normal querer saber certas informações básicas sobre ela, não é mesmo? Por isso, é bem comum começarmos com nome, idade e profissão.
Depois, siga para questões mais profundas, como qual é o gênero, quem faz parte do grupo familiar próximo e onde mora. Ainda é possível ir além e perguntar sobre a rotina de trabalho e os objetivos profissionais.
2. Quais são os hábitos de consumo?
Aqui, as perguntas são relacionadas a como o público consome seus produtos ou serviços. Por exemplo, quantas vezes ele visita seu site ou loja, com que frequência adquire um item, quais empresas ele considera concorrentes etc.
3. Que problemas enfrenta no dia a dia?
Neste ponto, a intenção é descobrir as dores e os desejos do público-alvo. Por isso, é preciso perguntar quais os problemas que ele costuma enfrentar, seja no trabalho ou vida pessoal.
Para ficar ainda mais claro, é interessante adicionar questões sobre quais produtos da marca podem resolver esse problema e o porquê de isso ser possível.
4. Por que não aceita determinada solução?
Para finalizar, pergunte quais são as objeções para uma solução que você oferece. Só para exemplificar, o que pode fazer com que um cliente não queira comprar seu curso de marketing digital. Pode ser o preço, o formato etc.
Partindo disso, procure meios para responder. Assim, fica preparado para quando um cliente real chegar com a mesma dúvida.
Extra: mais perguntas para definir uma persona
Estas são outras perguntas para definir a persona que você precisa fazer para criar a melhor representação possível dos seus clientes.
- O que gosta de fazer no tempo livre?
- É praticante de uma religião? Qual?
- Utiliza as redes sociais? Quais?
- Gosta de sair ou prefere ficar em casa?
- Assiste TV? O que mais gosta de ver?
- Qual tipo de música ouve?
- Tem carro?
- Trabalha em escritório ou home office?
Todas essas questões dão profundidade à sua persona, fazendo com que ela se aproxime de uma pessoal real e que pode ser cliente da sua empresa. Por isso, se certifique de colocá-las no seu questionário.
Antes de criar a persona, é fundamental montar um Ideal Customer Profile (ICP) e ensinamos o passo a passo de como fazer isso no nosso blog!
- CAC: guia completo sobre custo de aquisição de clientes - 4 de novembro de 2024
- Cursos livres: quem pode ministrar? Veja o que diz a legislação - 1 de novembro de 2024
- Lead velocity rate: o que é, como calcular, exemplos! - 31 de outubro de 2024