imagem ilustrativa marketing 360

O que é marketing 360 º? Entenda como essa estratégia funciona!

O marketing 360 º é uma tendência estratégica em tempos de transformação digital que parte de uma visão panorâmica de toda a jornada do cliente e de todos os recursos que a empresa utiliza desde a prospecção até a fidelização.

Em suma, ela representa uma perspectiva do marketing digital que visa gerar integração e unidade entre os diversos canais de comunicação e as etapas do funil de vendas com o objetivo de entregar uma experiência de compra linear e agradável.

E como vem sendo a implementação dessa visão holística de marketing mundo afora? 

Os números mostram que trazer uma discussão sobre essa estratégia é urgente e necessário. Afinal, menos de 10% das grandes empresas no mundo utilizam uma estratégia de marketing digital 360º, segundo a Gartner.

Diante disso, o que é marketing 360 º de fato? Como ele pode lidar com os desafios da transformação digital? Como essa abordagem pode beneficiar a experiência do cliente com sua marca? Continue a leitura até o fim para entender melhor!

O que é marketing 360 º?

O marketing 360 º é uma abordagem que parte de dois princípios básicos: 

  • coletar dados valiosos dos clientes desde os primeiros contatos até as fases do relacionamento pós-venda;
  • e utilizar essas informações para orientar o processo de tomada de decisão de integrada e harmônica entre diferentes setores e canais de comunicação.

Portanto, as campanhas e ações comerciais de uma marca pautada pela estratégia 360º de marketing digital tem seu fundamentos e diretrizes a partir de uma análise criteriosa das interações do cliente com uma empresa desde o início do funil de vendas.

Por exemplo, quando um lead preenche um formulário com seus dados para baixar um e-book da sua marca, ele fornece informações preciosas, como seu e-mail para contatos futuros, além de dados diversos relacionados ao seu perfil de consumo e padrão de comportamento.

Disso em diante, todas as interações entre lead e marca são monitoradas para que seu perfil seja mapeado com mais precisão ainda. Quanto mais longo o cliente seguir no funil de vendas e tornar-se em um consumidor fidelizado, mais insumos a empresa terá para pautar tomadas de decisões comerciais mais eficazes.

Sendo assim, é justamente com base nessas informações que o marketing 360 º funciona. A partir delas, a empresa é capaz de montar um plano de ação integrado entre marketing e vendas que padronize a linguagem e modo de se comunicar com o público, independente do canal que esteja sendo utilizado.

Pode ser telefone, loja física, redes sociais, website e por aí: o objetivo é levar uma percepção única e harmônica para o cliente para que não haja ruídos de comunicação empresarial entre os diferentes canais.

Assim, ele vai identificar os valores da marca independente da circunstância, além de ter suas principais dores devidamente atendidas.

Quais são as vantagens de uma estratégia de marketing 360 º?

Ficou entendido o que é estratégia de marketing 360 º? Maravilha! Partindo do conceito dessa abordagem, há vários benefícios e vantagens que uma empresa pode usufruir ao implementar a estratégia.

Dentre elas, podemos enumerar as seguintes:

  • aprimoramento do customer success em virtude de atendimento integrado entre todos os canais de comunicação e vendas;
  • combinação de esforços para interações mais direcionadas, eficazes e com maior probabilidade de ser converter em venda;
  • valorização da identidade da marca perante o público-alvo;
  • maior fidelização de cliente e, consequentemente, redução de custos comerciais;
  • entre outros.

Em suma, o marketing 360 º permite não só uma melhor eficiência operacional, já que todas as equipes e setores estão falando a mesma língua, mas há também um relevante impacto nos lucros da empresa.

Afinal, clientes mais satisfeitos são facilmente fidelizados e tendem manter um relacionamento de consumo duradouro com a marca.

>>> Quer dominar a área do Marketing? Saiba mais com esse vídeo exclusivo da EAD Plataforma:

Como implementar uma estratégia digital 360 º?

Mais do que investir em diversos canais, seja online ou offline, uma abordagem de 360º exige, primeiramente, que os objetivos e os recursos disponíveis estejam claramente sinalizados.

Sendo assim, tendo uma meta clara a perseguir, é possível tomar decisões mais calculadas sobre quais recursos utilizar para atingir esses objetivos.

Outro passo fundamental é contar uma tecnologia de monitoramento e inteligência de dados capaz de coletar e interpretar dados dos clientes. Assim, a empresa terá as informações necessárias para definir seu tom de linguagem e identidade da marca quanto à interação com o público.

Somente dessa maneira será possível executar planos de ações comerciais que dialoguem entre si e não gerem maiores ruídos ao cliente.

Por fim, não podemos esquecer da cereja do bolo de qualquer estratégia: o monitoramento de performance. A avaliação do andamento dos trabalhos deve ser contínua para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.

No fim das contas, essa é a única maneira de medir o sucesso da abordagem e fazer as adaptações necessárias quando for preciso.

Gostou do conteúdo? Tirou todas as suas dúvidas sobre marketing 360 º? Esperamos que sim. A EAD Plataforma acredita na educação e na transmissão do conhecimento para que empreendedores digitais consigam prosperar na internet.

Se você deseja ler mais conteúdos informativos que nem esse, fica de olho nas novidades do nosso blog. Para se aprofundar mais no assunto, sugerimos a leitura do artigo sobre 15 ferramentas de marketing digital grátis. Confira!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy