imagem ilustratativa com o desenho de vários canais de comunicação para o artigo de mídia kit

Entenda o que é como montar um mídia kit para atrair anunciantes para sua página!

Se você é criador de conteúdo na internet, entender o que é mídia kit e como montar um é um passo fundamental para que sua página comece a crescer e atrair cada vez mais anunciantes interessados em investir no seu projeto.

Ele nada mais é que um documento onde estão sublinhados os principais valores do seu negócio e porque ele pode ser um investimento interessante para possíveis investidores. 

Não importa se você tem um blog, um canal no youtube, um site ou uma página no instagram: se houver oportunidade de monetizar seu trabalho criativo, o mídia kit será uma ajuda e tanto nesse processo.

Por sua vez, para aprender como fazer um mídia kit exige que você se atente a alguns detalhes importantes que podem fazer toda a diferença.

Portanto, quer aprender mais sobre esse documento? Leia o conteúdo até o fim que nós vamos explicar tudo direitinho!

O que é mídia kit?

Mídia kit é um material utilizado por influenciadores digitais e produtores de conteúdo na internet para mostrar as características e valores que tornam sua página um espaço atrativo para o investimento de anunciantes.

Nela, estão esmiuçados detalhes do conteúdo produzido e por que ele é relevante para o público em geral e, especialmente, para possíveis consumidores da empresa parceira.

 Além disso, o documento também assinala a credibilidade da empresa e o compromisso da mesma com a produção de seus conteúdos. 

Com o mídia kit em mão, a empresa pode avaliar com mais calma e precisão se ela deve ou não investir em algum tipo de publicidade para a sua marca naquele espaço. Geralmente, no documento já vem especificado, por exemplo, os tipos de anúncios que a página oferece, como:

  • artigos para blogs corporativos ou postagens em redes sociais que fazem menção à marca;
  • banners posicionados entre os conteúdos;
  • editoriais publicitários com, em alguns casos, cedendo o espaço na página para um texto da própria empresa anunciante, e mais.

Vale salientar que cada uma dessas possibilidades cobram um preço diferente para a empresa parceira. Os valores nem sempre vêm discriminados no mídia kit, pois alguns produtores de conteúdo preferem mostrá-los apenas após um contato privado.

Por fim, o mídia kit pode ser utilizado para qualquer tipo de influenciador digital ou desenvolvedor de conteúdo na internet, desde um blog de opinião até canais no YouTube e páginas no Twitter, Facebook e Instagram

Como montar um mídia kit?

O conceito desse documento ficou bem claro, certo? Maravilha! Mas, afinal, como montar um mídia kit? A confecção desse documento é um processo menos complexo do que parece, porém ele precisa seguir algumas diretrizes básicas para atingir o objetivo desejado.

Dentre as elementos imprescindíveis que devem constar na estrutura do documento, podemos enumerar os seguintes:

  • descrição clara e objetiva dos temas, estratégias e conteúdos abordados na página;
  • métricas e indicadores que demonstram o engajamento e a relevância da página;
  • perfil do público-alvo, como idade, localização, profissão, gênero, padrão de comportamento e tendências de consumo;
  • justificativa do por que as empresas devem anunciar nesse espaço e quais retornos elas terão;
  • cases de sucesso que assinalem a boa performance de parcerias já feitas;
  • tipos de publicidade que podem ser negociadas;
  • e dados de contato para a negociação.

Em suma, esses são os elementos básicos que devem compor toda mídia kit que deseja atrair bons anunciantes. Como já mencionamos, fica a critério do criador de conteúdo disponibilizar ou não valores cobrados por cada um dos tipos de publicidade logo de cara.

Dentre os itens listados, vale sublinhar a importância de sublinhar as características do público-alvo da página. Afinal, ter uma buyer-persona compatível com os produtos e serviços oferecidos pela empresa parceira é fundamental para ela se interessar em pagar pelo anúncio.

E, por fim, use exemplos de mídia kit de outras marcas como inspiração, mas não exagere! Apresentar um documento com um design personalizado e que converse com a mentalidade e propostas do seu projeto é crucial.

Qual a importância de ter uma mídia kit? 

A disponibilidade deste documento é importante por facilitar a comunicação empresarial do criador de conteúdo com os parceiros. 

Por meio do mídia kit, a página ganha um aspecto de profissionalização e credibilidade que pode ser vista com bons olhos pelo possível anunciante, além de facilitar a análise de valor e performance daquele espaço.

Dessa forma, com o fechamento de mais parcerias publicitárias, a capacidade de monetização da página do criador de conteúdo cresce ainda mais e o seu projeto passa a ser rentável.

Já por parte do anunciante, ele tem o benefício de aumentar consideravelmente a expansão de sua marca a partir da influência e engajamento do conteúdo criado pelo digital influencer.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Nós da EAD Plataforma somos grandes entusiastas do empreendedorismo digital e damos a devida importância para a profissionalização institucional da marca empreendedor autônomo.

Se você quiser acompanhar mais conteúdos não só sobre Educação à Distância, mas também sobre marketing digital  e sobre como empreender na internet, continue de olho nas publicações do nosso blog

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy