como vender cursos no Facebook

Como vender cursos no Facebook? A imersão do metaverso

Já ouviu falar no próximo capítulo da internet ou no futuro do mundo virtual? Em outubro de 2021, Mark Zuckerberg anunciou o rebranding da sua empresa, que agora se chama Meta. Pensando nisso, preparamos um post para te mostrar como vender cursos no Facebook e no universo Meta, que é o metaverso.

De acordo com o TechTudo, a proposta é ir além das mídias sociais Facebook, Instagram e WhatsApp. Aliás, o metaverso visa construir um “mundo virtual em que as pessoas podem interagir a partir de realidade aumentada, realidade virtual e outras tecnologias”.

Mas, enquanto aguardamos a consolidação do metaverso, que tal aproveitar os recursos que estão à disposição? Neste artigo, falaremos sobre três dicas de como vender cursos no Facebook e, depois, vamos ampliar o potencial da sua estratégia comercial.

E, para começar com o pé direito, não podemos deixar de citar as técnicas de copywriting, não é mesmo? No vídeo a seguir, veja maneiras simples de arrasar no copy e, consequentemente, alavancar os resultados do seu curso online.

3 dicas: como vender cursos no Facebook, que agora é Meta?

Para trazer mais matrículas, listamos três maneiras de saber como vender cursos no Facebook. No fim das contas, as estratégias dependem da verba e do tempo que você terá para investir. Se for o caso, é possível começar com publicações orgânicas (sem posts patrocinados), ok?

1. Use a mídia paga com o Facebook Ads

Em geral, os anúncios patrocinados costumam ser uma maneira rápida de vender produtos e serviços na web. Mas, antes de criar suas campanhas de mídia paga (e gastar dinheiro com isso), não deixe de ler um artigo que fala sobre o Facebook Ads, inclusive:

  • objetivo de cada campanha;
  • segmentação do público-alvo;
  • verba máxima por anúncio;
  • diversificação dos conteúdos;
  • indicadores de resultados.

Em paralelo, assista ao vídeo que mostra as principais diferenças entre o Facebook Ads e o Google Ads:

2. Faça anúncios na ferramenta de marketplace 

Por meio do Marketplace para empresas, pode-se vender ou comprar uma série de produtos físicos e digitais. A propósito, confira o passo a passo para publicar seu classificado:

  1. no Feed de Notícias da sua página, clique em Marketplace (menu à esquerda);
  2. em seguida, clique em “Criar novo classificado” e, depois, em “Item para venda”;
  3. vá em “adicionar fotos” e faça o upload de um material promocional do infoproduto;
  4. inclua as informações principais: tema central, preço, módulos, carga horária etc.; 
  5. clique em “avançar” e, se ficar acinzentado, verifique se todas as informações foram inseridas;
  6. por fim, clique em “publicar” para divulgar esse classificado no Marketplace do Facebook.

Por sinal, não deixe de ler as políticas comerciais da plataforma. Assim, você evitará problemas com certas questões que poderiam contrariar as regras da comunidade, ok?

3. Publique conteúdos com regularidade

Fique à vontade para apostar no estilo DIY, o famoso “do it yourself”. Nesse sentido, é vital diversificar os tipos de conteúdos digitais, o que pode ser feito com ferramentas gratuitas:

E mais: não se esqueça de compartilhar as publicações com seus amigos do Face, certo? 

Dica extra: mais alternativas de como divulgar um curso no Facebook

Para complementar, temos mais dois posts com dicas preciosas de como vender cursos no Facebook. O primeiro deles fala sobre as iscas digitais para “pescar” novas matrículas na internet, incluindo:

  • oferecer a aula grátis para que o prospect experimente o método de ensino;
  • lançar e-books focados em um conteúdo paralelo ao curso para captar leads;
  • promover webinars para que mais pessoas vejam sua autoridade no assunto.

Já o segundo post fala sobre como aumentar as vendas de cursos online especificamente no Facebook:

  • criar (e manter atualizada) a fanpage do curso de educação a distância (EAD);
  • promover o engajamento digital com posts criativos e formatos diversificados;
  • mesclar as publicações orgânicas (sem custo) com os anúncios (mídia paga);
  • montar grupos para compartilhar experiências entre ex-alunos, atuais e futuros;
  • ampliar sua base de conhecimento com as certificações do Facebook Blueprint

3 ideias para ir além de descobrir como vender cursos no Facebook

Agora que você já descobriu como vender cursos no Facebook, vamos aos próximos passos. A seguir, listamos mais três recursos que potencializam seu processo comercial, contando com o apoio das novas tecnologias. 

1. Crie sua página de captura de leads

Se você ainda não tem uma landing page para captar contatos de futuros alunos, nós te ajudamos nisso. E o melhor: essa criação será mais simples do que parece, uma vez que você poderá seguir um tutorial prático:

2. Aposte na automação de marketing

Por sua vez, a automação de marketing pode aumentar 53% da sua conversão em vendas. Para isso, é essencial contar com um software como o da Lahar para automatizar a execução de certas tarefas. 

Para exemplificar, digamos que você fez uma postagem no Facebook e colocou um link para sua landing page. Ao chegar lá, o prospect vai preencher alguns dados para ter acesso a um e-book exclusivo (nome, telefone e e-mail). Daí em diante, é só alegria: a automação vai facilitar tudo para você. 

Falando nisso, confira um vídeo que mostra as oportunidades dessa estratégia:

E, para entender melhor sobre isso, confira o próximo item. Afinal, falaremos sobre uma aplicação prática dessa automação, a fim de viabilizar a venda do seu curso online. 

3. Invista no e-commerce de cursos

Sabia que o software da Lahar está integrado à EAD Plataforma, que é um e-commerce de cursos online? Dessa maneira, você sairá na frente da concorrência ao investir em funcionalidades que conversam com as inovações do metaverso, por exemplo:

  • ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
  • videoaulas e transmissões ao vivo com chat; 
  • gamificação para enriquecer a aprendizagem;
  • realidade virtual nos treinamentos corporativos;
  • microlearning e nanolearning para agilizar os conteúdos.

Enfim, a automação será fundamental para que mais alunos em potencial conheçam todos esses benefícios. Isso porque não basta ter um produto incrível se as pessoas ainda não sabem que ele existe, né? 

Para facilitar, veja um infográfico que complementa as dicas de como vender cursos no Facebook, via automação:

E então, já está pronto para dar o próximo passo depois de saber como vender cursos no Facebook? Se você também quer investir no futuro do mundo virtual, aproveite para agendar uma demonstração gratuita da nossa plataforma. Vamos nessa?  

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy