colocar link do youtube no instagram

Passo a passo de como colocar link do YouTube no Instagram

A diversidade de canais e redes sociais na internet exige que os criadores de conteúdo divulguem suas produções em espaços diferentes, como Facebook, Instagram, Twitter, etc. Imagine, por exemplo, que você seja um professor que produz videoaulas e quer fortalecer sua divulgação em redes sociais. Você sabe como colocar link do YouTube no Instagram?

A plataforma de vídeos mais famosa do mundo é um excelente espaço para que professores e empreendedores da educação possam lançar pequenas videoaulas para compartilhar seu conhecimento e trabalho sobre determinado tema.

A partir de uma prévia ou pequenos módulos, é possível mostrar seu domínio sobre o assunto e promover seu curso online para que possíveis alunos possam assinar seu conteúdo.

Mas para que mais pessoas conheçam seus vídeos, é importante levar links para outras redes sociais populares para aumentar o alcance, não é mesmo? 

E a popularidade do Instagram pode ser um ótimo espaço para ampliar esse engajamento. De acordo com pesquisa do Hootsuite, essa plataforma possuía cerca de 122 milhões usuários ativos até meados de 2022.

Tentador, não? Entretanto, o Instagram possui alguns obstáculos que dificultam a divulgação de links. Em postagens no feed, por exemplo, não é possível compartilhar nenhuma URL. Nem nos comentários.

Diante disso, como link do YouTube no Instagram? É possível a divulgação de videoaulas e de outros conteúdos audiovisuais nessa rede social?

Como colocar link do YouTube no Instagram?

A resposta é sim! É possível compartilhar link do YouTube no Instagram, porém somentes dois recursos da rede social de Mark Zuckerberg permitem a divulgação de qualquer link:

  • os Stories;
  • e a Bio do perfil.

O que são esses recursos e como colocar link do YouTube neles? Confira o passo a passo que preparamos para cada uma dessas duas funções. Vem com a gente!

Compartilhar link nos Stories

Os Stories do Instagram são um método de compartilhamento de vídeos, fotos e reportagem de outras publicações. Os conteúdos devem ter o período máximo de 15 segundos de reprodução e eles só duram 24 horas online para visualização dos seguidores.

O compartilhamento de link nessa ferramenta acontece por meio do recurso de “Figurinhas”. Confira o passo a passo abaixo e entenda:

  1. Abra o app do Instagram no seus smartphone e clique no botão “+” na parte superior direita;
  2. logo em seguida, vá até a opção “Story”;
  3. faça uma foto/vídeo ou escolha algum registro de sua galeria;
  4. na parte superior, clique na opção “Figurinhas”, representada pelo ícone de um emoji dobrado na ponta;
  5. vá até a opção “Link”;
  6. cole a URL do vídeo do YouTube que deseja compartilhar e coloque um texto alternativo caso veja necessidade;
  7. prontinho! Agora é só publicar seu story com o link disponível para que os seus seguidores possam clicar.

Compartilhar link na Bio

Outro método eficiente de publicar link do YouTube no Instagram é por meio da bio. Para quem não sabe, a bio é aquele espacinho entre o nome do perfil e os destaques dos Stories. 

É nela que o dono do perfil pode fazer uma pequena apresentação sobre sua personalidade, caso a conta seja pessoa, ou uma descrição objetiva do seu negócio, caso seja uma com uma comercial.

Como estamos falando especificamente de produtores de videoaulas ou professores empreendedores, essa é uma ótima oportunidade para explicar o conteúdo de seus vídeos, divulgar links para aulas gratuitas e de páginas para compra de cursos EAD.

Para inserir o link, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Abra seu perfil no Instagram;
  2. clique na opção “Editar Perfil”;
  3. Na opção “Site”, digite a URL do link para YouTube que deseja divulgar;

Entretanto, o Instagram oferece alguns obstáculos. O principal deles é que só é permitido o compartilhamento de apenas um link na bio. Então, caso o professor deseje divulgar um link de conteúdo para YouTube ou uma landing page para seu curso, ele vai ter que escolher entre um dos dois.

Mas existe uma ferramenta capaz de solucionar esse problema! O Linktree é uma ferramenta capaz de aglutinar links diversos em apenas um só. 

Ela possibilita que o empreendedor liste todos os links mais importantes e relevantes para sua marca em um só lugar, facilitando a navegação do cliente. E o melhor: você pode utilizar o Linktree gratuitamente

Viu como colocar link do YouTube no Instagram é fácil? Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Para mais novidades sobre como divulgar sua marca na internet, fique atento às novidades do blog. Até a próxima! 

Esse texto foi escrito pelo Linktree, plataforma para divulgação de links.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy