Vídeo institucional

Vídeo institucional para empresa: o que é, importância, como fazer e 5 exemplos para se inspirar

Já pensou em criar um vídeo institucional para o seu negócio?

Esse é um recurso muito utilizado por empresas que querem fortalecer sua imagem no mercado, firmar um posicionamento de marca, transmitir sua missão, visão e valores e compartilhar com o público um pouco da sua história.

Neste artigo, vamos explicar o que é um vídeo institucional, qual a importância de produzir um material desse tipo para a sua empresa e como fazer um vídeo institucional de qualidade a partir de 5 dicas fundamentais.

No final, você confere também alguns exemplos de vídeos institucionais para se inspirar na hora de desenvolver um para o seu negócio.

O que é um vídeo institucional?

O vídeo institucional é um produto em formato audiovisual de curta duração que tem como objetivo central apresentar a empresa para o público. Essa apresentação pode ser feita a partir de diferentes enfoques, como a história da empresa, os valores da marca e também os bastidores da sua linha de produção.

É importante ressaltar que o vídeo institucional não deve ser confundido com vídeo publicitário. Isso porque o vídeo publicitário tem como objetivo vender um produto ou serviço da empresa; já o foco do vídeo institucional está mais voltado para a divulgação da identidade organizacional e para a reputação da marca.

Do ponto de vista estético, o vídeo institucional é uma peça que deve refletir a personalidade da empresa e estabelecer uma identidade visual.

Leia também: Set de gravação: como gravar vídeos de qualidade em casa?

Qual a importância do vídeo institucional para empresa?

O vídeo institucional é uma ferramenta importante para comunicar tanto ao público interno como ao externo os valores organizacionais  

Essa poderosa ferramenta de comunicação é muito eficaz para reforçar a identidade da empresa, sua visão e valores, e estabelecer um vínculo com clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, sócios e demais stakeholders.

O vídeo institucional para empresa contribui também para consolidar a imagem da marca e fazer com que ela seja lembrada de forma positiva.

Esse é um recurso que permite humanizar a empresa ao mostrar os rostos que estão por trás da marca e gerar uma identificação por parte do público.

O vídeo institucional é importante também para transmitir credibilidade e mostrar que as pessoas podem confiar na empresa.

Veja mais: Como falar em frente à câmera? Confira o passo a passo para perder o medo dos vídeos

Pensando em gravar um vídeo para sua empresa? Confira esta ferramenta que vai ajudar muito você:

Vídeo institucional: como fazer um para a sua empresa?

Agora que você já conhece o que é e qual a importância do vídeo institucional para empresa, é hora de conferir algumas dicas de como produzir uma peça audiovisual para o seu negócio.

Descubra a partir de agora 5 boas práticas que vão te ajudar a criar um vídeo institucional de qualidade:

1 – Faça um planejamento do seu vídeo institucional

Um bom vídeo institucional requer planejamento. Coloque na ponta do lápis quais são seus objetivos com essa peça, para qual público específico você quer direcioná-la, qual o orçamento disponível para produção e em quanto tempo você espera que o vídeo seja finalizado.

Com um plano bem estruturado, o vídeo é feito de maneira mais organizada e menos custosa.

2 – Monte um roteiro para o vídeo institucional

O roteiro é que vai definir qual será o conteúdo do seu vídeo institucional e como a sua mensagem será passada nessa peça audiovisual.

Todas as cenas, falas, entrevistas, narrações, cortes, sonoplastia e demais efeitos devem estar descritos no roteiro. É ele que vai orientar o trabalho de filmagem e edição do projeto.

3 – Capriche no storytelling

O storytelling nada mais é do que contar uma história. É muito importante que o seu vídeo institucional seja capaz de contar uma história que capte a atenção do público-alvo e o envolva.

Utilize de forma inteligente os recursos de imagem e trilha sonora para construir uma narrativa que gere conexão com o público. Além disso, a linguagem adotada precisa ser clara, direta e acessível.

4 – Invista na captação de imagens originais

Dê preferência para a captação de imagens originais para compor seu vídeo institucional.

Contrate uma equipe de filmagem para captar imagens dos ambientes da sua empresa em vez de recorrer a um banco com imagens genéricas que não transmitem a essência do seu negócio.

A iluminação pode fazer toda diferença nessa hora, veja algumas dicas: Luz, câmera e ação: 5 equipamentos de iluminação para vídeo! 

5 – Faça uso de Calls to Action

As Calls to Action (CTAs) são os chamados para ação. Ou seja, é uma forma de incentivar as pessoas que estão assistindo o seu vídeo a tomarem determinada ação, como conferir as redes sociais e o site da empresa, deixar comentários, compartilhar o vídeo, acessar outros conteúdos, cadastrar um e-mail ao escanear um QR Code etc.

Leia também: Melhor editor de vídeo para Youtube: dê um UP nos infoprodutos

5 exemplos de vídeos institucionais

E então, o que você achou dessas dicas de como fazer vídeo institucional?

Para te deixar ainda mais inspirado a produzir o seu, confira agora alguns bons exemplos de vídeos institucionais de grandes empresas.

1 – Santander

2 – Netshoes

3 – Ambev

4 – Unimed

5 – Fundação Getúlio Vargas

O YouTube costuma ser o local onde colocamos vídeos na internet, mas o Vimeo também é uma boa plataforma para isso. Entenda como ela funciona assistindo a este vídeo:

Se sua empresa também faz vídeos de treinamento, que tal conhecer a EAD Plataforma para criar seu ambiente de aprendizado?

Ela conta com funcionalidades como estas:

  • Aulas ao vivo e gravadas;
  • Chats;
  • Emissão de certificados;
  • Aplicação de provas e exercícios online;
  • Múltiplos professores.

Faça um teste grátis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy