Shadowban instagram

Shadowban no Instagram: o que é e como não ser penalizado

Você já ouviu falar em shadowban no Instagram? Caso contrário, talvez você esteja se questionando por que suas publicações não estão obtendo a interação esperada ou por que seus seguidores parecem ter sumido de repente. Temos a solução para esse comportamento misterioso…

O shadowban, traduzido literalmente como “banimento fantasma”, é um mecanismo sutil utilizado pelo Instagram para limitar o alcance das postagens de uma conta, sem que o usuário perceba de imediato. 

A seguir, vamos explorar os conceitos fundamentais por trás do shadowban no Instagram, como identificar se você está sendo afetado por ele e, o mais importante, como evitar que sua conta seja penalizada.

O que é shadowban?

Shadowban, em uma tradução literal, significa “banimento fantasma”. O shadowban no Instagram é um mecanismo discreto empregado pela rede social para limitar o alcance das postagens de uma conta, sem que o usuário perceba de imediato.

O termo “shadowban” é utilizado porque não há um bloqueio explícito e oficial por parte da plataforma. Em vez disso, as publicações são praticamente ocultadas nos feeds, nas hashtags e em outros tipos de busca sem que o usuário seja notificado diretamente.

O que acontece na prática no shadowban é que, por um tempo, as publicações do usuário tornam-se praticamente invisíveis para a maioria dos usuários, até que o banimento seja suspenso. Isso acarreta uma redução do alcance das postagens no feed, dos comentários e das visualizações nos Stories.

Embora os seguidores da conta ainda possam ver as postagens, elas não são priorizadas na linha do tempo como normalmente aconteceria. Em perfis abertos, as publicações podem não ser exibidas para outros usuários que navegam por tags de localização, por exemplo.

Ou seja, enquanto o shadowban do Instagram durar, a única maneira de visualizar as postagens é visitando o perfil do usuário. No entanto, elas não são exibidas nos feeds ou nas listas de hashtags, que é exatamente o foco da punição.

Como saber se estou tomando shadowban no Instagram?

Como dissemos, o shadowban no Instagram pode ocorrer sem aviso prévio, o que faz com que não seja tão simples de detectar. 

No entanto, existem alguns indícios e procedimentos que podem ajudar a identificá-lo, como a análise das métricas fornecidas pelo próprio Instagram Insights e a observação do desempenho das suas hashtags no feed Explorar.

Dentro do Instagram Insights da sua conta comercial, na seção de Atividade, verifique se houve uma queda abrupta no engajamento das suas postagens, como curtidas e comentários, nos últimos dias. 

Já em Explorar, procure pelas hashtags que você usou em sua última postagem e veja se o seu conteúdo está presente entre as publicações listadas. Se não encontrá-las, pode ser mais um sinal de shadowban no Instagram. 

É importante que sua publicação seja recente para ser facilmente localizada na aba das hashtags; se necessário, faça uma nova postagem para realizar o teste.

No entanto, vale ressaltar que nem todos os problemas de visibilidade são necessariamente causados por shadowban no Instagram. 

Instabilidades podem ser também o resultado de alterações nos algoritmos da rede social que afetam o desempenho não apenas da sua conta, mas para os usuários em geral. Portanto, é essencial acompanhar de perto as mudanças no Instagram e estar bem informado sobre atualizações ou quedas gerais na plataforma.

Principais motivos que causam shadowban no Instagram

Hashtags inadequadas

O mau uso de hashtags pode ser uma das razões por trás do shadowban no Instagram. Ao usar hashtags proibidas ou sob revisão pelo Instagram, sua conta pode ser penalizada. 

Isso inclui hashtags como #sextou, que embora popular entre os brasileiros, carrega uma conotação sexual em inglês (sex to you). Além disso, hashtags relacionadas a drogas, tráfico ou discursos de ódio também estão sujeitas a punição. Não precisamos nem falar o quanto isso poderia ser especialmente prejudicial para o perfil de uma empresa!

Outro erro comum é o uso excessivo ou repetitivo de hashtags. O Instagram estabelece um limite de 30 por publicação, e ultrapassar esse limite pode ser considerado spam. Alguns usuários até incluem mais hashtags nos comentários, o que também pode ser problemático.

Robôs e compra de seguidores e/ou curtidas

Fraudes como o uso de robôs para aumentar seguidores e curtidas também são condenadas pela rede social e podem resultar em shadowban. Além de violar as regras da plataforma, essas práticas podem resultar em banimento temporário e ocultação das publicações dos usuários.

Denúncias de outros usuários

Por fim, uma conta que recebe muitas denúncias de outros usuários também pode ser alvo de shadowban. Isso pode ocorrer devido a várias razões, incluindo o tipo de conteúdo publicado ou atividades fraudulentas.

Como sair do shadowban no Instagram em 6 passos

Se a sua conta caiu no shadowban no Instagram, mantenha a calma. A seguir, apresentamos 6 etapas para te ajudar a recuperar sua visibilidade na rede social:

1. Revise suas hashtags

O shadowban muitas vezes ocorre devido ao uso de hashtags inadequadas, como as que promovem engajamento artificial (#followforfollow, por exemplo). Há ainda as que foram banidas por conteúdo proibido ou de conotação sexual, como falamos no tópico anterior. Verifique quais hashtags estão bloqueadas no Instagram e remova-as de suas publicações.

2. Faça uma pausa nas postagens

Evite fazer novas postagens por um período de 24 a 72 horas e, se possível, não acesse seu perfil durante esse tempo para permitir que o Instagram “esqueça” seu comportamento.

3. Cancele o acesso de aplicativos de terceiros

Revogue o acesso de todos os aplicativos de terceiros vinculados à sua conta do Instagram, especialmente aqueles relacionados ao compartilhamento de fotos em outras redes sociais ou agendamento de publicações. Isso pode ser feito na seção “Aplicativos e Sites” em “Editar Perfil”.

4. Pare de usar ferramentas de automação

Se estiver utilizando ferramentas de automação, como bots de comentários ou seguidores automáticos, pare de usá-las imediatamente. Essas ferramentas são frequentemente consideradas spam e podem contribuir para o shadowban no Instagram.

5. Contate o suporte do Instagram

Se os problemas persistirem após seguir as etapas anteriores, entre em contato com o suporte do Instagram. Acesse seu perfil, vá para Configurações, Ajuda e Relatar Problema.

6. Altere sua conta para pessoal

Se não receber uma resposta do suporte (o que é comum), considere mudar sua conta comercial para pessoal. O Instagram tende a examinar mais de perto os perfis pessoais. Após alguns dias, você pode tentar retornar às configurações originais e observar o comportamento de suas publicações.

Mas quanto tempo dura o shadowban no Instagram? 

De 24 horas a algumas semanas — ou seja, se você usa a sua conta comercialmente, pode ser um tempo precioso sem ter esse canal de divulgação. Por isso, tome cuidado!

Como evitar shadowban no Instagram

O shadowban no Instagram está diretamente relacionado a práticas específicas, e cabe a você evitar que sua conta vire um fantasma por um tempo. Conhecendo essas práticas inadequadas, torna-se mais fácil evitá-las. Tome nota:

  • Evite se exceder nas hashtags: limite-se a um máximo de 30 hashtags por post, com o ideal sendo em torno de 6. Ultrapassar esse limite pode ser interpretado como spam, levando ao shadowban.
  • Varie suas hashtags: ainda sobre hashtags, procure usar termos diferentes em suas postagens, não as mesmas sempre. Além de evitar shadowban no Instagram, permite que você alcance públicos diferentes.
  • Curta e comente com moderação: interagir de forma excessiva pode ser interpretado como comportamento automatizado e gerar shadowban. Evite curtir várias postagens de uma vez ou repetir o mesmo comentário em diversas publicações.
  • Dê unfollow com sabedoria: deixar de seguir muitos perfis de uma só vez pode ser visto como comportamento suspeito pelo Instagram. Faça isso de forma gradual ao longo de alguns dias para evitar problemas.
  • Fique atento ao conteúdo das suas postagens: mesmo que seu conteúdo não seja explicitamente ofensivo, o tom usado ou as referências feitas podem gerar má interpretação e denúncias por parte dos usuários. Estes cenários também podem levar ao shadowban.
  • Reduza o uso de automações: o uso de ferramentas de automação para ganhar seguidores e interagir com postagens é proibido pelo Instagram. Mesmo que seja tentador, o risco de ser penalizado com o shadowban não compensa; é melhor investir em um trabalho manual de qualidade do que arriscar a visibilidade da sua conta.
  • Pesquise sobre plataformas de gestão: antes de escolher ferramentas de gestão de contas do Instagram, certifique-se de que elas respeitam as restrições da rede social. Pesquise em sites especializados e converse com outros usuários para evitar problemas futuros.
  • Mantenha-se atualizado sobre as políticas do Instagram: leia blogs e sites sobre marketing digital para se manter atualizado a respeito de qualquer mudança nas diretrizes da plataforma. Novas razões para shadowban podem acabar surgindo em uma atualização de política de uso do Instagram.
  • Conserve sua conta ativa: manter a conta ativa é fundamental, mesmo em casos de shadowban. O Instagram valoriza a atividade, então, se ocorrer um banimento temporário, sua conta voltará mais rapidamente.

Shadowban no Instagram: a melhor prevenção é o conhecimento

Agora que você já sabe o que é shadowban no Instagram e como evitá-lo, que tal aprender mais sobre estratégias de marketing digital?

No blog da EAD Plataforma, você encontra vários textos sobre o tema, com dicas, exemplos e ferramentas para te ajudar a divulgar o seu produto ou negócio, atraindo mais clientes. 

Dá só uma olhada nesses artigos que separamos para você:

Tudo o que você precisa saber sobre monitoramento de redes sociais

Como fazer sorteio no Instagram? Passo a passo para ter mais seguidores!

Como fazer bom uso das hashtags do TikTok? Descubra como viralizar!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy