Social selling é uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais como ferramenta para se conectar com potenciais clientes, construir relacionamentos e fechar negócios.
Produtores de conteúdo têm percebido que o uso das mídias sociais é cada vez mais importante para alavancar as vendas.
Um bom exemplo disso é a história da Flávia. Ela decidiu fazer um curso EAD sobre artesanato.
Então, investiu em anúncios pagos nas redes sociais, publicou fotos dos produtos diariamente e criou promoções especiais para os seguidores.
Mas, apesar de todo o esforço, as vendas não decolaram.
Frustrada com os resultados, Flávia decidiu estudar mais sobre o assunto e descobriu o conceito de social selling.
Ela percebeu que precisava mudar sua abordagem e construir relacionamentos com seus potenciais clientes, em vez de apenas tentar vender seus produtos de forma direta.
A empreendedora começou a interagir mais com os seguidores de suas redes sociais, respondendo comentários e compartilhando conteúdos relevantes.
Com o social selling, Flávia aumentou as vendas e fidelizou seus clientes, tornando-se referência em seu segmento de mercado.
E você, quer ter esses resultados? Continue a leitura e aprenda como aplicar o social selling para vender mais.
O que é social selling?
Social selling é uma técnica de relacionamento que usa as mídias sociais para identificar e interagir com consumidores. Para isso, os vendedores compartilham conteúdos de valor em todas as etapas da jornada de compra e, ainda, respondem comentários dos seus seguidores.
Aliás, especialistas defendem que trata-se de uma evolução da maneira de vender e, por isso, esta técnica é conhecida como a venda 2.0. Como assim? Explicamos!
Benefícios do social selling
Em um passado não muito distante, as ligações frias (cold calls 1.0) e o uso de e-mails (cold mails) em massa predominavam entre as estratégias de vendas.
Contudo, o comportamento do consumidor mudou, segundo este estudo do LinkedIn. Veja só os números:
- 76% dos usuários afirmaram que estão preparados para conversar com empresas em potencial nas redes sociais;
- 62% dos internautas disseram que respondem aos vendedores que compartilham materiais úteis.
Além da força das mídias sociais, estudos conduzidos pela empresa de pesquisas norte-americana Aberdeen Group mostra que, quem ignora o social selling como parte da sua estratégia, perde um baita diferencial competitivo.
Isso porque 70% dos vendedores que usam o social selling costumam ter resultados melhores que outros colegas da equipe.
Logo, podemos concluir que, esta técnica não pode ficar de fora da sua rotina de vendas, sobretudo em um mercado tão competitivo.
Quer saber mais? Assista:
Como criar uma estratégia de social selling?
A implementação do social selling passa por cinco etapas. São elas: estudo do público-alvo, construção do calendário editorial, geração de valor, monitoramento dos resultados e diversificação de conteúdo.
A seguir, confira cada uma destas dicas, em detalhes.
1- Estude seu público-alvo
Quem acompanha nosso blog já sabe o quanto insistimos sobre a importância de conhecer sua audiência.
Afinal, isso ajuda a compreender com mais clareza quem é o cliente e o tipo de conteúdo que ele gosta de consumir, o que gera um relacionamento mais próximo com sua marca.
Para tal, recomenda-se que você enumere suas 10 últimas vendas, visite o perfil destes clientes e observe com que tipo de conteúdo eles interagem.
Adicionalmente, use as métricas das redes sociais a seu favor, caso já tenha um perfil ativo.
No Instagram, por exemplo, siga os seguintes passos para ter acesso às métricas:
- visite a página do seu perfil;
- clique no símbolo de configurações;
- toque em “informações”.
Pronto, a tela exibe os seguintes dados:
Fonte: Herospark.
Agora, analise os números com cuidado, antes de definir sua estratégia de comunicação, ok?
2- Defina a frequência de publicação
A consistência é indispensável em qualquer rede social. Portanto, escolha os dias e horários em que pretende divulgar seu conteúdo e siga este processo à risca.
Tal decisão cria hábitos em seus seguidores e, naturalmente, aumenta a expectativa deles em relação aos seus próximos conteúdos.
Quer uma ajuda?
💡 Aproveite para ler: Como criar um calendário editorial para as redes sociais? Passo a passo + 3 ferramentas!
3- Diversifique seus conteúdos
O público está definido e o calendário de publicação criado? Ótimo, o próximo passo é colocar a mão na massa, ou seja, pensar nos conteúdos da sua página.
Nesse ponto, tente trabalhar com temas superficiais (para clientes que estão aprendendo sobre o assunto) e conteúdos mais avançados (para quem já está no processo de tomada de decisão).
E, se você está se perguntando: “como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas?”, dê o play neste vídeo e descubra:
4- Monitore os resultados
Uma vez que você já compartilhou uma série de conteúdos, reserve um período da sua agenda para avaliar os resultados.
Isso é vital para que você entenda se está na direção correta ou se ainda precisa fazer algumas modificações.
A princípio, cuidar destes indicadores parece desafiador. Pensando nisso, trouxemos este vídeo que facilita seu entendimento das principais métricas de redes sociais. Vale a pena dar o play:
5- Gere valor para seu público
O papel do social selling é similar ao networking. Em outras palavras, você precisa construir valor antes de solicitar qualquer informação para o cliente.
Portanto, crie conteúdos de qualidade antes de tentar vender sua solução, ok?
Por exemplo, suponhamos que você venda um curso EAD de marketing digital. Então, para engajar novos usuários, crie um vídeo ou e-book com informações relevantes para sua audiência.
A propósito, este vídeo sobre como ganhar mais dinheiro com infoprodutos é uma fonte de inspiração. Nele, ensinamos aos empreendedores como tirar a ideia do papel e mostramos como a nossa plataforma ajuda a criar e divulgar seu material. Assista:
Próximos passos: como ir além do social selling?
Esperamos que, até aqui, você tenha entendido não só o significado de social selling, mas também como colocar esta estratégia em prática.
Mas não se esqueça de combinar sua estratégia de redes sociais com outra tão importante quanto: a experiência do cliente.
Para você que oferece serviços online, a EAD Plataforma pode ser o que faltava para alavancar seu negócio.
Com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em 50 mil cursos, nossa plataforma permite que você ofereça a melhor experiência de ensino a distância para cursos e treinamentos.
Com ela, é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online.
Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!
- Como escalar a venda de infoprodutos sem perder a qualidade? - 22 de novembro de 2024
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024