Como criar um blog de afiliados em 4 passos para potencializar sua estratégia

Afinal, como criar um blog de afiliados? Vale a pena?

Você já deve ter ouvido falar por aí que o blog morreu. Mas, será mesmo? 

Segundo um levantamento da GrowthBadger de 2019, existem mais de 600 milhões de blogs ativos na internet.  

E tem mais: de acordo com o WordPress, a plataforma mais usada no mundo para a criação de blogs, são publicados cerca de 70 milhões novos conteúdos todos os meses. Números impressionantes, não são?

Estes dados se tornam ainda mais poderosos quando pensamos que em cada nova publicação feita, há uma nova oportunidade de negócio e venda. Já pensou nisso, afiliado? 

A verdade é que o blog não morreu e nem vai, e ele pode trazer excelentes resultados para quem está adentrando o marketing de afiliado e deseja potencializar seus resultados. 

Por isso, se você ainda não sabe como criar um blog de afiliados e quer entender melhor quais os ganhos que esse canal pode trazer, continue sua leitura e veja como criar seu espaço online em poucos passos. 

Por que criar um blog para vender produtos digitais?

Certamente você já procurou sobre um determinado produto ou serviço no Google (ou outro mecanismo de busca) no dia de hoje. 

Muito provavelmente, você também fez alguma pesquisa de dúvidas que tinha, e caiu em um conteúdo de blog que respondeu suas perguntas. Certo?

Pois, saiba que você não é o único: todos os dias, o Google recebe mais de 3,5 bilhões de buscas. O que equivale a uma média de 40.000 pesquisas a cada segundo

E, entre os mais diversos formatos de conteúdo que encontramos ao fazer novas pesquisas, os sites e blogs ainda são um grande destaque para muitos termos. E é por isso que você precisa saber como criar um blog de afiliados. 

Assim como as redes sociais são hoje uma poderosa ferramenta para as estratégias digitais, o mesmo se aplica para o blog. 

Afinal, por mais que cada canal tenha um público-alvo, um tipo de conteúdo e características individuais, todos são relevantes para quem deseja trabalhar na internet e ganhar dinheiro com a produção de conteúdo.

Falando especificamente do blog, ele é uma forma de desenvolver a sua autoridade no mercado, além de muitas vezes ser o carro-chefe de uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Afinal, ali você encontra um espaço para compartilhar conhecimento e educar a sua audiência sobre um produto ou serviço, tornando a jornada de compra daquele leitor mais rápida.

Além disso, o blog de afiliado, uma vez no ar, te proporciona um recurso que trabalha 24 horas, atraindo pessoas que serão impactadas pelos produtos que anuncia mesmo que você não esteja online naquele momento. 

Por isso, quando falamos como criar um blog de afiliados, é muito importante que você entenda que essa pode ser uma estratégia muito relevante para o seu negócio como afiliado digital. 

Pois, além de conseguir trabalhar melhor as possíveis objeções que o cliente em potencial pode ter, você fortalece sua autoridade e pode construir uma grande audiência. E no mercado de afiliados, tráfego é tudo! 

Abaixo, você pode conferir o vídeo da Gabi Cervantes e entender como criar um blog de afiliados pode ser uma estratégia complementar para aumentar os ganhos na internet: 

Como criar um blog de afiliados?

Agora que você entendeu a importância e as vantagens que um blog pode ter para um afiliado digital, vamos ao passo a passo de como criar um blog de afiliados. Preparado?

1. Defina um tema

Você pode até ser afiliado a produtos de nichos diversos, mas se você quer fazer um bom trabalho de marketing de conteúdo em seu blog, é preciso escolher um determinado assunto e seguir nele. 

Ou seu blog de afiliado será mais parecido com o espaço de classificados de um jornal. 

Alguns pontos que podem te ajudar a definir o tema do seu blog são:

1. Escolher um nicho que você se identifica

Crie um blog de afiliados sobre um tema que goste de falar sobre. Afinal, você não precisa ser um profissional da moda para falar sobre o assunto se você está sempre procurando sobre o tema, se atualizando e se sente que pode repassar boas informações para sua audiência.

2. Entenda o nicho dos produtos aos quais você é afiliado

Se seu blog é sobre moda, prefira se afiliar a produtos que fazem sobre moda, beleza, autocuidado e assuntos que possuem relação com o seu tema central.

Até porque, se seu objetivo é divulgar produtos e serviços naquele espaço, você precisa ser coerente e estratégico. 

Pense só: não faria sentido você ter um blog de moda e divulgar um e-book para quem quer aprender a tocar violão, no meio de um conteúdo sobre cores da estação, não é?

Utilizar o conteúdo de forma estratégica para educar e ajudar a audiência é o primeiro passo para ter sucesso com um blog de afiliados. 

2. Escolha um domínio e contrate uma hospedagem

O segundo passo de como criar um blog de afiliados é escolher o nome do seu blog e garantir que ele está disponível para uso. 

Ele pode ser seu próprio nome, se você deseja trabalhar sua marca pessoal e autoridade; um nome que se relaciona com o nicho escolhido ou até um que se refere ao produto ao qual você é afiliado.

É importante que esse nome seja simples, fácil de gravar, tenha relação com o tema do seu blog e, claro, esteja disponível para registro. 

Além disso, também é importante se atentar ao serviço de hospedagem do seu site. Hoje, é possível contar com os serviços gratuitos e criar um blog sem nenhum investimento financeiro, mas sua URL não poderá ser personalizada e, infelizmente, não passará uma imagem de confiança. 

Por isso, se você deseja ter um blog de afiliados para trabalhar de forma profissional, é muito importante fazer esse pequeno investimento, pois um blog “www.receitasfit.com.br” passa muito mais segurança do que um “www.receitasfit.wordpress.com.br”. Não é? 

No vídeo abaixo, produzido pela equipe da EAD Plataforma, você pode conferir como comprar e configurar um domínio para o seu site. Confira:

3. Custome o layout do blog

Não tem como fugir: o layout do seu blog pode impactar muito na percepção de profissionalismo que o leitor terá do seu conteúdo. 

Por isso, investir um tempo na personalização do site é o nosso próximo passo de como criar um blog de afiliados. 

“Ah, mas eu não sou designer, não sou programador, não posso pagar para que alguém faça isso por mim. E agora?”. Não se preocupe! 

Plataformas como WordPress e Wix possuem um grande gama de temas gratuitos que os usuários podem utilizar. 

Um ponto muito importante para se atentar nesse momento é se o tema escolhido é responsivo (adaptável aos mais diferentes dispositivos) e rápido, dois fatores que podem impactar diretamente nos resultados de ranqueamento do seu site. 

4. Comece a produzir conteúdo

Por fim, o último passo de como criar um blog de afiliados é colocar a mão na massa! Depois de ter o seu espaço no ar, é hora de começar a trabalhar na produção de conteúdo e fazer o seu primeiro post.

É indispensável que, para ter resultados, você estude sobre produção de conteúdo na internet, conheça as melhores estratégias, técnicas e diferentes formas de escrita. 

Afinal, não basta apenas escrever o conteúdo de qualquer forma e esperar que ele tenha um bom desempenho. 

Para isso, você precisa trabalhar estrategicamente desde a criação de pautas até a publicação em seu blog — sem esquecer as otimizações e revisões futuras que alguns conteúdos irão exigir.

Venda seu próprio produto em seu blog! 

Já pensou em criar e vender seus próprios infoprodutos? Agora que você sabe como criar um blog de afiliados, pode aproveitar este recurso para vender também seus próprios produtos digitais.

Se você é especialista em determinado assunto ou conhece muito sobre uma temática, saiba que você pode monetizar seu conhecimento e ganhar dinheiro com a sua produção de conteúdo. 

E se quiser um parceiro na construção do seu negócio, a EAD Plataforma pode oferecer uma estrutura completa para hospedagem de vídeos, transmissões ao vivo e gestão financeira. 

Nossa plataforma é prática, acessível e intuitiva – e oferece uma série de funcionalidades que ajudam a fazer seu infoproduto se destacar. 

Que tal conferir agora mesmo? Faça um teste totalmente gratuito

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy