como dar aulas de reforço online

Como dar aulas de reforço online? TUDO o que você precisa saber

Saber como dar aulas de reforço online representa uma estratégia essencial para quem já tem experiência em lecionar presencialmente, mas quer potencializar seus ganhos e aumentar seu faturamento. 

Pelo fato de oferecer praticidade e flexibilidade tanto para alunos como professores, esse modelo de ensino vem apresentando números impressionantes. 

Entre 2009 e 2019, a quantidade de matrículas dessa modalidade aumentou em quase 400%, como apontou levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

A estimativa é de que ela cresça ainda mais, uma vez que a pandemia do Coronavirus acelerou esse processo. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o número de universitários que abraçará essa modalidade em 2022 será maior que o presencial. 

É claro que a tendência é de que esse cenário seja replicado para outras vertentes de ensino, como as aulas particulares e afins. Se você está acostumado a lecionar presencialmente e tem um certo receio de ministrar suas aulas utilizando a tecnologia, é melhor mudar seu mindset e agregar o EAD em seu planejamento. 

Isso porque, como vimos, as aulas online só tendem a crescer. Logo, se você não quiser perder alunos e prejudicar seu faturamento mensal, é fundamental que se abra para o novo. Nesse contexto, saber como dar aulas de reforço online representa um dos primeiros e grandes passos!  

Sair da zona de conforto nem sempre é tarefa fácil. Porém, o desconhecido geralmente causa mais ansiedade e receio do que a realidade. Em outras palavras, esse processo não precisa ser um bicho de sete cabeças. 

Para ajudá-lo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Até o fim deste artigo, você aprenderá como dar aulas online de reforço online de modo fluido e prático. 

Como dar aulas de reforço online em 6 passos?

Confira, agora, como dar aulas de reforço online em seis práticos e simples passos. 

Assegure-se de que tenha uma boa conexão de Internet 

Imagine o seguinte cenário. Você, de um lado, empolgado para ensinar e, do outro, seu aluno ávido por aprender. No entanto, no meio de uma explicação detalhada, a Internet cai…Péssimo, não é mesmo?

Sem falar que até retomar o assunto, e saber “onde parou”, você e seu aluno gastarão um tempo enorme. Para que isso não ocorra, antes de mais nada, é preciso verificar se a sua Internet é de qualidade.

No portal Teste de Velocidade, por exemplo, você consegue acessar as configurações necessárias para dar sua aula  online de reforço. Bastante fácil, não?

Invista em equipamentos

Calma! Você não precisará gastar muito para dar sua aula. No entanto, para garantir a boa experiência de seus alunos, é importante que invista em algumas questões como iluminação, som e qualidade de imagem. 

Neste quadro, vale a pena analisar alguns pontos. Você tem um smartphone? Então, pronto! Não precisará comprar uma câmera. Apenas adquira um tripé para colocá-lo em cima para que a tela não fique balançando. 

Em relação ao som, você pode tanto usar o microfone embutido em seu celular como comprar um microfone de lapela. Para saber a melhor alternativa, é recomendado fazer testes. 

A iluminação também merece atenção especial. Não basta olhar para a sua sala e pensar: a luz tá ok! Você deve analisar se ela está boa diante da câmera. 

Caso o ambiente esteja escuro, vale a pena adotar uma iluminação por meio de lâmpadas especiais. O mercado traz opções boas e em conta. 

O vídeo a seguir dá dicas de iluminação bastante legais. 

Leia também: Equipamento para streaming de vídeo: o que é necessário para transmitir conteúdo com qualidade?

Preste atenção à sua apresentação 

Não é porque você está em casa que deve se vestir de modo descontraído demais, assim também como não é necessário se vestir de modo formal. Equilíbrio e bom senso aqui são as palavras de ordem. 

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto!

Defina o formato de suas aulas

O que faz mais sentido para você e para seus alunos? Oferecer aulas em tempo real ou disponibilizar o conteúdo por meio de gravações? Não tem ideia? Pois então analise os dois formatos:

  • síncrono: real time. Ele é excelente para quem quer promover a interação dos alunos e acompanhar a evolução de perto;
  • assíncrono: que são aulas já gravadas, ele oferece mais autonomia e flexibilidade para os alunos. 

Uma boa dica aqui é considerar tanto o perfil como a faixa etária de seus alunos. Se você estiver dando aulas para crianças pequenas, a modalidade síncrona faz mais sentido, se estiver oferecendo reforço para adolescentes e adultos, o assíncrono pode ser a melhor opção. 

Seja criativo 

Saber como dar aulas de reforço online é ir além da apostila.  O ambiente virtual exige uma abordagem mais dinâmica e criativa. Uma boa sugestão neste sentido é apostar em e-books, webinars e infográficos para chamar a atenção e destacar suas aulas. 

Adote uma plataforma 

Imagine conseguir acompanhar a evolução de seus alunos por meio de provas, saber quando eles acessaram o conteúdo e oferecer chats em tempo real e fóruns para que eles possam tirar suas dúvidas…

Incrível, não?

Tudo isso, e muito mais, você consegue ao adotar uma plataforma EAD, como a EAD Plataforma

Oferecendo um excelente custo-benefício, a EAD Plataforma é a solução ideal para quem deseja oferecer uma excelente experiência de ensino online para seus alunos. 

Para entender como a ferramenta funciona, convidamos você a testá-la por sete dias, de forma totalmente gratuita!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy