O crescimento das redes sociais não é novidade para ninguém — todos os dias, recebemos centenas de postagens com diversos tipos de conteúdos. Desde os mais pessoais, como amigos que compartilham viagens e o próprio dia a dia, até empresas com divulgações de produtos ou serviços para aproveitar o avanço do social commerce.
Por esta razão, mais e mais negócios enxergam nesta estratégia não apenas uma forma inteligente de aproximar a marca dos clientes e aumentar as vendas, mas também de estreitar o relacionamento com o consumidor e fortalecer o posicionamento online.
O reconhecimento do social commerce como uma ferramenta valiosa, inclusive, resulta no avanço do mercado de forma exponencial. Segundo o Mordor Intelligence, o setor, avaliado em US$ 1,18 trilhões em 2024, ainda deve expandir 28,53% e chegar aos US$ 4,14 trilhões em 2029.
No relatório da pesquisa, os principais motivos para esse aumento são a facilidade de descoberta, compra e processamento dos produtos ou serviços diretamente nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat.
Para entender mais sobre o tema e como você pode incorporar o social commerce à sua estratégia de marketing digital, continue conosco! Hoje, falamos mais sobre:
- o que é social commerce;
- como este tipo de mercado funciona;
- quais as principais diferenças entre social commerce e e-commerce.
Boa leitura!
O que é social commerce?
Social Commerce é uma estratégia de venda online que combina o comércio eletrônico de produtos ou serviços com o uso de redes sociais. Neste modelo, as transações ocorrem diretamente nas plataformas ou sofrem forte influência destes canais. A ideia é que os consumidores realizem toda a jornada com pouca ou nenhuma necessidade de navegação externa, de modo que a descoberta, compra e pagamento ocorra no mesmo site.
Alguns dos principais aspectos do social commerce são:
- integração com redes sociais;
- interação social entre marca e clientes;
- ação de influenciadores e prova social;
- experiência integrada;
- compra em tempo real.
Como já demonstramos, este modelo cresce exponencialmente. Ao entender o que é e como funciona o social commerce, você tem em mãos uma forma inteligente e muito lucrativa para seus negócios.
Social commerce vs e-commerce: qual a diferença?
A principal diferença entre social commerce e e-commerce está na plataforma e no modo de interação dos consumidores com os produtos ou serviços ofertados. Embora ambos envolvam diretamente a aquisição digital de bens, cada um tem características próprias. Veja a seguir:
SOCIAL COMMERCE | E-COMMERCE | |
Plataforma e localização |
Acontece nas redes sociais, como Instagram, Facebook ou WhatsApp. As vendas ocorrem diretamente nas plataformas ou são fortemente influenciadas pelas interações ali realizadas. O usuário pode ver um produto ou serviço na postagem e comprá-lo sem sair do aplicativo. | Refere-se ao comércio digital de forma generalizada, que ocorre em sites ou aplicativos próprios para esta finalidade. Os consumidores acessam diretamente a página da marca com o intuito de buscar os produtos ou serviços para adquiri-los. |
Descoberta e engajamento |
O consumidor descobre os produtos ou serviços de forma orgânica, por meio de recomendações, interações sociais ou influenciadores, diretamente no feed de notícias. | A descoberta dos produtos ou serviços está mais atrelada à busca direta e navegação dentro do site. Os usuários, via de regra, já sabem o que buscam antes mesmo de acessar a página. |
Experiência do usuário |
Oferece uma experiência de compra mais interativa e envolvente ao permitir que os usuários curtam, comentem ou compartilhem suas visões sobre o produto ou serviço. | Prioriza uma experiência de compra mais tradicional, com listas de produtos, filtros de pesquisa e check-outs completos. O ambiente foca na conversão de vendas. |
Influência social |
A influência é ponto central. As recomendações de amigos, avaliações instantâneas e feedbacks de influenciadores têm força na decisão de compra. | A influência social fica bem restrita a sites de reviews, avaliações dos produtos ou serviços em fóruns e estratégias de marketing externas. |
Objetivo primário |
Foca na venda, mas também no engajamento e construção de relacionamento com os clientes. A interação social é parte do processo de compra. | Não envolve interação social e tem como único objetivo a venda de produtos ou serviços. O foco principal é a conversão e finalização das transações de forma rápida. |
Com estas características, é fácil perceber como o social commerce é mais dinâmico e diretamente influenciado por interações digitais — o que o torna uma ferramenta altamente estratégica para o marketing digital.
Conheça 5 ferramentas essenciais para o marketing digital:
Como funciona o social commerce?
Em linhas gerais, o social commerce funciona como um desdobramento do e-commerce, ou comércio digital, que permite aos usuários adquirir produtos ou serviços por meio da internet, diretamente pelas redes sociais, ou fortemente influenciados pelas opiniões lá coletadas.
Confira, abaixo, alguns dos principais exemplos do social commerce:
1. Instagram Shopping
O Instagram oferece funcionalidades exclusivas para a venda de produtos ou serviços diretamente na plataforma, tanto com a criação de “lojas virtuais” nos perfis das marcas, como a opção de “live shopping” — transmissões ao vivo para apresentação e comercialização dos itens.
2. Facebook Shops
O Facebook também permite a criação de lojas na plataforma. Desta forma, os consumidores navegam e compram os produtos ou serviços sem sair da rede social. O contato ocorre diretamente pelo Facebook Messenger, o aplicativo de mensagens do próprio canal.
3. TikTok Shopping
O TikTok permite que marcas e criadores de conteúdo apresentem seus produtos ou serviços por meio de vídeos curtos personalizados, com links diretos para a compra. Este tipo de campanha, altamente interativa, é muito popular por espectadores de todas as idades e com interesses variados.
Estes são apenas alguns exemplos do social commerce que você pode integrar à sua estratégia de marketing digital. Queremos saber: você já está em alguma dessas plataformas?
Quer alavancar suas vendas e melhorar os resultados do seu negócio? A EAD Plataforma é o seu lugar! Aqui, além de conhecer mais sobre estratégias como o social commerce, você:
- descobre ações poderosas para vendas;
- aprende sobre ciclo de vendas e como calculá-lo;
- conhece formas de recuperar clientes inativos;
- aprende a lidar com objeções.
Conheça mais sobre formas inteligentes de aumentar suas vendas com os conteúdos exclusivos da EAD Plataforma!
- O que é a metodologia DISC e como usá-la para vender mais? - 2 de dezembro de 2024
- White Paper: como gerar mais leads com esse infoproduto? - 29 de novembro de 2024
- Inteligência artificial em comunidades: funciona? - 28 de novembro de 2024