estatisticas youtube

Estatísticas do Youtube: como ver e o que fazer com elas?

Produzir conteúdo para internet é uma das formas de iniciar um novo negócio, ampliar sua renda e fortalecer a sua autoridade como referência em algum assunto em que você é especialista. Contudo, assim como em outros tipos de empreendimentos, acompanhar alguns indicadores é fundamental para seu crescimento. Para isso, você pode acompanhar as estatísticas do Youtube.

Afinal, essa plataforma é a maior rede social de vídeos do mundo. Isso significa que colocar o seu conteúdo lá, é importante para alcançar mais pessoas interessadas no que você tem a dizer.

Ainda é essencial lembrar que mesmo que o conteúdo seja oferecido gratuitamente, o canal oferece um sistema de monetização que recompensa os produtores de conteúdo e  estimula a produção e disponibilização de informação relevante. 

Por isso, ter um canal no Youtube é uma excelente forma de ganhar dinheiro com o conhecimento que você possui.

Inclusive, é possível usar a plataforma para ganhar autoridade e então chamar seus seguidores para conhecer outros formatos de conteúdo como cursos e ebooks pagos

Para que tudo isso aconteça, é fundamental compreender o comportamento de quem assiste seus vídeos e qual é o tipo de conteúdo que faz mais sucesso. 

Esse acompanhamento é bem fácil, uma vez que a própria plataforma disponibiliza gratuitamente uma série de estatísticas sobre seu canal no Youtube. Vamos ver mais sobre elas, a seguir.

Quais estatísticas do Youtube você deve acompanhar?

Ao acessar o Youtube Analytics você vai perceber que existem vários tipos de indicadores que podem ser usados para a avaliação dos resultados do seu trabalho na produção de vídeos.

Mas, quais são aquelas métricas que precisam ser acompanhadas para que você saiba direcionar sua produção de conteúdo

A seguir, organizamos uma lista com as estatísticas do Youtube que são obrigatórias e vão compartilhar com você muitas informações estratégicas. 

Como você verá, alguns desses números apontam para o desempenho do seu canal como um todo, outros consideram os vídeos de forma individual, oferecendo assim dados sobre o tipo de conteúdo que gera mais engajamento e resultado. 

Bom, então chega de conversa e vamos à lista de estatísticas do Youtube que você precisa acompanhar:  

  1. Tempo de exibição (horas): essa métrica mostra quanto tempo os espectadores assistiram ao seu vídeo;
  2. Número de Inscritos: indica o número de usuários que se inscreveram no seu canal;
  3. Receita estimada: renda líquida total estimada de todas as transações e anúncios do Google que foram exibidos em seus vídeos, no período e na região selecionados;
  4. Duração média da visualização: média estimada de minutos assistidos por visualização para o vídeo e o período selecionados;
  5. Impressões: quantas vezes as miniaturas dos conteúdos foram exibidas aos espectadores no YouTube;
  6. Taxa de cliques de impressões: a frequência com que os espectadores assistiram a um vídeo depois de ver uma miniatura;
  7. Visualizações: o número de vezes do seus vídeos foram vistos; 
  8. Espectadores únicos: número estimado de pessoas que assistiram seu conteúdo no período selecionado;
  9. Duração média da visualização: média estimada de minutos assistidos por visualização para o vídeo e o período selecionados;
  10. Marcações “Gostei”: a quantidade de marcações “Gostei” de cada conteúdo.

Informações qualitativas das estatísticas do canal do Youtube

Além dessa lista principal de métricas, outras informações podem ser acessadas a partir do Youtube Analytics. Elas não são necessariamente dados, mas conhecimento que te ajudam a avaliar o tipo e conteúdo que mais chama atenção de seus visitantes. 

Por exemplo, na aba de conteúdo do Youtube Analytics você pode ver quais são os vídeos, shorts ou postagens mais acessados.

Isso permite que você avalie qualitativamente qual formato, conteúdo e até mesmo as características em comum que os vídeos mais assistidos possuem. 

Com essa informação você poderá considerar, por exemplo, quais são as preferências das pessoas que assistem seu conteúdo e poderá direcionar a sua produção para atender a essas predileções.

Outra informação que também oferece essa característica qualitativa é a relacionada aos tipos de origem de tráfego. Ou seja, por onde vieram os usuários que estão assistindo aos seus vídeos? Afinal, como os espectadores encontraram o conteúdo?

Dentro do Youtube Analytics isso também pode ser encontrado, o que facilita na criação de estratégias de marketing dentro dos canais certos, por exemplo, outras redes sociais. 

Leia também: Estratégia de inbound marketing para o produtor de conteúdo: como fazer?

Como ver as estatísticas de um canal no Youtube?

Entendido quais são as estatísticas do Youtube que precisam estar em sua análise de resultados, seguimos para o passo a passo de como ver esses dados. 

Essa é uma dúvida comum, mas simples de ser resolvida. Afinal, como já apresentamos, o próprio Youtube oferece acesso gratuito a esses dados. 

Logo, para ver as estatísticas de um canal no Youtube você precisa ter um canal na plataforma e também é necessário que haja pelo menos um vídeo publicado

Com isso, para ver as estatísticas de um canal no Youtube você só precisa:

  • Fazer login no YouTube;
  • No menu à esquerda, selecione Analytics.
  • Também é possível visualizar vários relatórios no nível do vídeo:

Para o ver estatísticas de um vídeo no Youtube: 

  • Faça login no YouTube;
  • No menu à esquerda, selecione Conteúdo.
  • Aponte para o vídeo e selecione Analytics .

No YouTube Analytics, você tem várias guias que te ajudam a entender os dados separados por tipo de informação, como dados gerais sobre o canal, conteúdo, alcance, engajamento e mais. 

Você ainda pode clicar em modo avançado para visualizar um relatório expandido do Analytics com dados específicos, comparações de desempenho e a opção de exportar informações.

Agora que você já sabe como ver as estatísticas do Youtube e quais são as mais relevantes para um negócio virtual, chegou a hoira de pensar em dar mais um passo: tornar o seu canal ainda mais profissional.

Para isso, sugerimos que acesse nosso conteúdo gratuito e especial: Como dar aula no Youtube de forma prática e descomplicada?

Aproveite também e conheça a EAD Plataforma, que permite que você crie seu curso online com uma plataforma completa e fácil de usar. 

Acesse nosso site e entenda como podemos te ajudar com tudo o que você precisa para criar e vender cursos online!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy