Dinâmica de CNV: como praticar a comunicação não violenta no trabalho?

A comunicação não violenta (CNV) é essencial para contar com um ambiente de trabalho saudável, motivando os funcionários e aumentando a produtividade da empresa. É por isso que cada vez mais as dinâmicas de CNV vêm sendo implementadas nas empresas para estimular a capacidade social dos funcionários, sejam eles líderes ou liderados. 

O respeito e a liberdade de pensamento são muito procurados em empresas hoje em dia, tanto por funcionários quanto pelos próprios clientes.

Dominar a comunicação não violenta é um passo essencial para o desenvolvimento de uma empresa. E uma dinâmica de CNV pode ser a solução que faltava para alcançar isso.

Isso porque as dinâmicas, sejam em grupo ou individuais, fazem os participantes colocarem a mão na massa e desenvolverem novas competências na prática.

Neste artigo você vai aprender o que é a comunicação não violenta e quais são as melhores dinâmicas de CNV para colocar em prática no trabalho!

Gostou? Então continue a leitura!

“Não há nada que substitua o sabor da comunicação direta”

Mário Quintana

Dinâmica de CNV: o que é comunicação não violenta?

A comunicação não violenta (CNV) é uma técnica que propõe uma nova forma de comunicação, que seja empática e respeitosa. Para isso, ela conta com 4 etapas que devem ser realizadas mentalmente pelo emissor.

A CNV foi criada na década de 1960 pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, imortalizada pelas suas obras Comunicação não-violenta e Vivendo a comunicação não violenta e é muito utilizada na resolução de conflitos. 

Rosenberg acreditava que a comunicação não violenta permite atingir mais resultados na persuasão por meio de uma linguagem mais afetuosa e empática. 

Ela pode ser utilizada em casa, com a família, no ambiente escolar, moldando as crianças e adolescentes, e é claro, no dia a dia de trabalho, tanto entre colegas quanto entre liderança e liderados e com clientes também.

Saiba mais: Dinâmicas de integração de time: 5 atividades para desenvolver equipes mais entrosadas e vencedoras

As 4 etapas da CNV

A comunicação não violenta tem 4 etapas. A princípio podem parecer complicadas, mas ao dominar a técnica é possível realizá-las quase que automaticamente. 

Quando uma situação qualquer ocorre e você deve responder algo, você deve:

  • Compreender a situação sem julgamentos;
  • Perceber e entender os sentimentos que surgem em você durante essa situação; 
  • Reconhecer quais são as suas necessidades no momento;
  • Fazer um pedido de forma respeitosa e empática. 

Por que fazer uma dinâmica de comunicação não violenta?

Quando os funcionários não só conhecem, mas também dominam a comunicação não violenta, o ambiente de trabalho e as relações melhoram muito. Afinal, comunicação é tudo nos dias de hoje. 

E a melhor forma de fazer com que dominem essa técnica é com atividades que coloquem a cabeça para pensar! É o caso das dinâmicas de comunicação não violenta. 

Confira abaixo o que você tem a ganhar quando implementa uma dinâmica de comunicação não violenta.

  • Estreita laços entre funcionários e liderança;
  • Transforma o clima organizacional;
  • Motiva a equipe;
  • Diminui a rotatividade;
  • Cria um ambiente de trabalho mais humano. 

Leia também: Aprenda a fazer um projeto de educação corporativa e eleve o nível da sua empresa!

Como criar uma dinâmica de grupo de CNV?

Agora que você já sabe tudo sobre a comunicação não violenta, chegou a hora de aprender como criar dinâmicas de grupo de CNV.

Confira abaixo alguns tipos de dinâmicas de CNV que podem ser aplicadas no trabalho para melhorar os relacionamentos do ambiente!

Resolução de conflitos em grupo com CNV

A resolução de conflitos é uma boa dinâmica de grupo de CNV. 

Para colocar ela em prática, basta sugerir algumas situações onde possivelmente haveria conflito no ambiente de trabalho e peça para que, em grupo, as pessoas levantem resoluções para esses conflitos com base nas 4 etapas da CNV.

Dinâmica individual de CNV

Nessa dinâmica individual de CNV, entregue uma folha de papel em branco e um lápis ou caneta para os participantes. 

Peça para que descrevam na folha uma situação marcante pela qual passaram no ambiente de trabalho que se relacione com a comunicação não violenta.

Depois, peça para que virem a folha e escrevam sobre a relação entre a situação e as 4 etapas da CNV descritas anteriormente:

  1. O que você compreendeu da situação?
  2. Quais os sentimentos que surgiram? 
  3. Quais são as suas necessidades no momento?
  4. Qual o pedido que você faria de forma respeitosa e empática?

Por fim, reflitam em grupo sobre as respostas. 

Dinâmica em dupla de CNV

Nessa dinâmica, peça para que os participantes formem duplas e ofereça alguns exemplos de conflito no trabalho.

Cada indivíduo da dupla deve representar um papel: enquanto uma pessoa tenta ao máximo ser empática a outra bancará uma pessoa com comunicação violenta e sem empatia. Depois os papéis deverão ser invertidos.

Ao final, converse sobre como cada um se sentiu em cada um dos papéis. 

Essa dinâmica é interessante para demonstrar como uma conversa respeitosa e empática funciona muito melhor quando os dois lados estão dispostos a isso. 

Jogos com CNV

Por fim, uma dinâmica de CNV menos usual mas muito interessante são os jogos. Já existem no mercado alguns jogos para desenvolver empatia e trabalhar comunicação não-violenta.

Está na hora de criar a sua dinâmica de CNV agora!

Em resumo, a comunicação não violenta é uma forma de se comunicar respeitando tanto a si mesmo quanto o outro. Desse modo, todos os lados são levados em consideração e podem dialogar de forma respeitosa. 

Hoje em dia esse tipo de comunicação empresarial humanizada é essencial em um ambiente de trabalho. Mas para aprender essa técnica é necessário praticar, seja por meio de workshops, palestras e, principalmente, com o uso das dinâmicas de CNV. 

Com as tecnologias de hoje, é possível criar dinâmicas de grupo em formato EAD ou híbrido para fixar o conhecimento e alcançar todos os funcionários, seja qual for o modelo de trabalho estabelecido. 

Saiba mais: Dinâmica sobre administração do tempo: top 3 para otimizar a produtividade de sua equipe!

E se você gostou da ideia de organizar uma dinâmica virtual sobre comunicação não violenta, a EAD Plataforma é o que faltava para começar a colocar tudo em prática agora mesmo!

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que conta com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos. Com ela você pode oferecer a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

E com a Plataforma Corporativa você treina a sua equipe, oferece cursos à distância e reduz custos. Com ambiente restrito para alunos convidados, é possível ter total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Gostou de conhecer a EAD Plataforma? Então faça um teste grátis e aproveite todas as vantagens que ela tem a oferecer!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy