programa de incentivo

Programa de incentivo: o que é, benefícios e como estruturar um eficiente!

A aplicação de um programa de incentivo em uma empresa consegue transformar da água para o vinho os resultados, além de proporcionar maior bem-estar e satisfação de todos os colaboradores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Right Management, funcionários motivados são 50% mais produtivos dentro de uma organização. O estudo foi baseado após uma pesquisa realizada pela empresa com cerca de 30 mil pessoas de 15 países, sendo 100 delas brasileiras.

Ou seja, todos saem ganhando quando o assunto são os programas de motivação nas empresas. Afinal, os funcionários ficam mais motivados para alcançarem as metas e objetivos propostos pela empresa, o que aumenta sua produtividade e eleva o nível do desempenho do negócio.

Então, se você quer saber mais sobre programa de incentivo a funcionários, continue a leitura até o final, visto que iremos detalhar:

  • o que é um programa de incentivo?
  • vantagens de criar um programa de incentivo a funcionários;
  • dicas de como criar um programa de incentivo.

Preparado?

Então, vamos lá!

O que é um programa de incentivo?

Um programa de incentivo é um conjunto de políticas criadas pela empresa cujo foco é incentivar funcionários e parceiros de negócios a alcançarem as metas e objetivos do negócio.

Esses tipos de programas de motivação nas empresas, além de encorajar os colaboradores, também conseguem aumentar a produtividade de modo geral, já que, geralmente, esses programas possuem bonificações que brilham os olhos.

Algumas empresas oferecem viagens, por exemplo, outras oferecem prêmios em dinheiro ao alcançarem determinados objetivos, e assim por diante.

Essa metodologia reforça o reconhecimento do esforço do colaborador, resultando em funcionários mais felizes com a empresa, e consequentemente, mais resultados para o negócio.

Além disso, existem outros benefícios em criar um programa de incentivo, confira no próximo tópico os principais.

Vantagens de criar um programa de incentivo a funcionários

Já citamos alguns benefícios de aplicar um programa de incentivo em uma empresa, mas existem vários outros que você precisa conhecer para ter certeza de que esse tipo de ação só tende a beneficiar todos os envolvidos. Confira abaixo:

  • melhoria do desempenho do negócio;
  • aumento da produtividade dos funcionários;
  • aumento do faturamento da empresa;
  • maior credibilidade para a organização;
  • melhora do clima organizacional;
  • retenção de talentos;
  • a redução de custos e de despesas;
  • entre outros.

Como você viu, existem inúmeras vantagens em aplicar essa metodologia em sua empresa. Todos saem ganhando. 

4 dicas de como criar um programa de incentivo

Criar um programa de incentivo pode ser um desafio para a maioria das empresas, mas não se preocupe que com as dicas certas você conseguirá criar e implementar um programa eficiente.

Para isso, separamos algumas dicas fundamentais que não podem faltar na elaboração do seu programa de incentivo, veja abaixo.

1- Identifique o perfil de sua equipe

Antes de qualquer coisa é preciso conhecer a fundo as principais características de sua equipe e como ela funciona na prática.

Ou seja, olhe atentamente todos os colaboradores do seu negócio, e seus principais desejos e medos para que possa proporcionar as bonificações e recompensas adequadas conforme o perfil de cada um.

2- Ofereça bônus compatíveis com os desejos de sua equipe

Vale reforçar o quanto é importante oferecer recompensas que de fato seus colaboradores desejam, afinal, essas “premiações” podem se tornar um grande fator motivá-los a alcançarem os objetivos e metas determinados pela empresa.

Vamos a um exemplo prático.

Se a sua equipe, por exemplo, é mais jovem, você poderia oferecer bônus para lugares mais badalados com direito a acompanhantes para poderem levar os amigos. Agora, se o seu time é um pouco mais velho, você pode oferecer jantares e viagens.

3- Saiba quais são os benefícios obrigatórios 

Antes de listar os benefícios que irá fornecer aos seus colaboradores, é imprescindível saber quais são os obrigatórios por lei para evitar problemas e desconfortos desnecessários.

Caso o seu negócio adote o regime celetista (carteira assinada), é necessário entender as regras para não atrelar benefícios incorretamente ao programa. Os benefícios obrigatórios são aqueles previstos na CLT, como:

  • vale-transporte;
  • férias remuneradas;
  • décimo terceiro salário;
  • adicional noturno;
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

4- Determine um prazo

Um programa de incentivo eficaz precisa ter prazos. O recomendado é determinar datas de começo e fim. Assim, tanto a empresa quanto os colaboradores conseguem se organizar para o cumprimento das metas.

Além disso, com um prazo definido é possível analisar se a estratégia deu certo. Em caso positivo, o programa pode ser repetido com frequência.

Por isso, é muito importante que a empresa comunique a todos os funcionários quando o programa começa e termina. Desta forma, todos se preparam e conseguem se organizar melhor para o cumprimento das metas.

Agora que você já sabe o que é, como funciona, vantagens e como criar um programa de incentivo, chegou a hora de pegar todo esse conhecimento que adquiriu com este conteúdo e colocar em prática!

Queremos saber sua opinião sobre este artigo. Deixe nos comentários se ele te ajudou a entender mais sobre programas de motivação nas empresas. E claro, caso tenha ficado alguma dúvida, fique à vontade para perguntar que responderemos todo mundo!

Também não deixe de conferir outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy