recrutamento online

Recrutamento online: entenda como funciona, vantagens e desvantagens + como implementar

A digitalização de diferentes processos de RH e a incorporação de novas tecnologias é uma realidade que vem se firmando cada vez mais entre empresas de segmentos diversos. Um exemplo disso é o processo de recrutamento e seleção online.

Recrutar novos talentos de maneira online é uma tendência que ganhou força especialmente nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19. Praticamente todas as etapas para encontrar profissionais que pudessem integrar o quadro de funcionários das empresas passaram a ser feitas à distância.

E o recrutamento remoto é um movimento que tende a se tornar mais frequente nas organizações que querem otimizar esse processo e torná-lo mais ágil.

Neste artigo, você vai entender o que é o recrutamento online e quais as vantagens que esse formato oferece:

  1. Cadastro facilitado de novos candidatos;
  2. Triagem de currículos mais assertiva;
  3. Maior eficiência na comunicação entre a empresa e os candidatos;
  4. Aumento da produtividade no setor de RH;
  5. Processos seletivos mais ágeis;
  6. Melhoria no controle e no armazenamento de dados do processo seletivo;
  7. Redução de custos;
  8. Melhoria na experiência dos candidatos;
  9. Segurança da informação;
  10. Maior alcance de potenciais talentos.

Continue a leitura para conferir também nos parágrafos a seguir quais são as etapas do recrutamento online e como implementá-lo na sua empresa.

O que é o recrutamento online?

A área de Recursos Humanos tem passado por transformações tecnológicas significativas no decorrer dos anos. Buscando otimizar a atuação do RH, novas tecnologias vão sendo incorporadas à rotina do setor, por meio da transformação digital nas empresas.

É nesse contexto que surgem as técnicas de recrutamento online. Podemos definir o que é o recrutamento online como o uso da internet e de ferramentas digitais para recrutar profissionais e selecionar os melhores talentos para compor o quadro de funcionários da empresa.

Todas as etapas do recrutamento online, ou a grande maioria delas, são conduzidas à distância, pela internet.

Desde a divulgação da vaga e triagem dos currículos até as entrevistas e testes; tudo é feito de maneira online.

Ou seja, todo esse processo ocorre virtualmente. Os métodos tradicionais, como anúncios em jornais impressos, entrega presencial dos CVs e entrevistas cara a cara, dão lugar a procedimentos mais ágeis e apoiados a novas tecnologias.

Leia também: Confira o que é employee experience, sua importância para o negócio, dicas de estratégias e exemplos práticos

Este vídeo do da Sólides traz mais alguns detalhes sobre o recrutamento online:

Quais são as vantagens do recrutamento online?

Empresas interessadas em como fazer recrutamento online podem experimentar uma série de vantagens ao conduzir esse processo à distância com o uso de tecnologias digitais.

Confira abaixo algumas das principais vantagens do recrutamento online:

1 – Cadastro facilitado de novos candidatos

Existem plataformas especializadas em como fazer um recrutamento online que permitem centralizar todos os cadastros de novos candidatos. Isso facilita a segmentação desses profissionais, que podem se candidatar em poucos cliques através do site da empresa, por exemplo.

2 – Triagem de currículos mais assertiva

O recrutador consegue ser mais assertivo ao fazer a triagem dos currículos recebidos. É possível, por exemplo, aplicar filtros e selecionar os CVs mais compatíveis ao que a empresa procura.

3 – Maior eficiência na comunicação entre a empresa e os candidatos

A comunicação entre os recrutadores da empresa e os candidatos às vagas anunciadas se torna mais eficiente. Isso porque as interações podem ocorrer em diferentes canais, como e-mail, telefone e videochamada.

Dessa forma, evitam-se atrasos nos processos seletivos.

4 – Aumento da produtividade no setor de RH

Tendo a tecnologia como aliada para conduzir as etapas do recrutamento online, o time de RH consegue se tornar mais produtivo. 

Muitas funções, como triagem de currículos e agendamento de entrevistas, são feitas automaticamente, o que permite que os analistas se concentrem em outras atividades do setor.

5 – Processos seletivos mais ágeis

Também entre as vantagens do recrutamento online, vale a pena destacar a maior agilidade dos processos de seleção de talentos.

Por meio de videoconferência, o recrutador consegue entrevistar mais candidatos do que se ele fizesse isso de forma presencial. As etapas são mais enxutas e diretas.

6 – Melhoria no controle e no armazenamento de dados do processo seletivo

Ao investir em uma plataforma especializada em recrutamento online, fica mais fácil para o gestor de RH armazenar todos os dados referentes aos processos seletivos e fazer um controle mais sobre aqueles que estão em andamento.

É possível armazenar um grande volume de dados sobre os candidatos, acessá-los em poucos cliques e gerar relatórios que vão ajudar a escolher o profissional ideal para a vaga.

7 – Redução de custos

Quando o recrutamento é feito de maneira online, a empresa consegue reduzir significativamente seus custos com papel, caneta, tinta de impressão para os testes, entre outros gastos.

8 – Melhoria na experiência dos candidatos

É muito importante que as empresas ofereçam uma experiência positiva para os seus colaboradores. E isso começa logo no processo de recrutamento e seleção.

Quando feito de maneira virtual, o processo se torna mais acessível, a empresa consegue entregar uma experiência mais satisfatória e engajante para os seus candidatos.

9 – Segurança da informação

Ao conduzir o recrutamento de talentos de forma online, todas as interações entre o candidato e a empresa ocorrem em sigilo e as informações sobre os participantes do processo seletivo ficam armazenadas com total segurança.

10 – Maior alcance de potenciais talentos

A grande virtude da internet é que ela é capaz de romper fronteiras geográficas. Dessa forma, com o recrutamento online, a empresa consegue ampliar o seu alcance e chegar a mais talentos que podem vir a compor o seu quadro de funcionários.

Veja também: O que é DHO? Entenda o conceito, sua importância e as vantagens para sua empresa

Quais são as desvantagens do recrutamento online?

Apesar dos benefícios que acabamos de citar, há também algumas desvantagens do recrutamento online que você precisa se atentar antes de aderir a esse formato.

Por exemplo, o recrutamento online tende a ser mais impessoal. A depender do tipo de vaga anunciada e do perfil da empresa contratante, essa falta de pessoalidade nas interações à distância com o candidato pode se tornar um problema.

As entrevistas conduzidas presencialmente costumam permitir que o recrutador conheça mais os candidatos a partir da leitura da linguagem corporal. Tal leitura é mais difícil de ser feita a partir de uma conversa pela webcam.

Além disso, os candidatos podem ter a ideia equivocada de que o recrutamento e seleção online é mais fácil e acabar não se dedicando adequadamente às diversas etapas do processo.

Veja mais: Você já fez um treinamento onboarding? Entenda o que é + vantagens + dicas de como implantar 

Passo a passo: como fazer um recrutamento online?

Se após considerar as vantagens e desvantagens do recrutamento online você ainda está interessado em implementar essa metodologia na sua empresa, saiba que é hora de conferir um passo a passo de como fazer um recrutamento online.

Descubra a partir de agora quais são as principais etapas desse processo:

Passo 1 – Planeje o seu recrutamento online

A primeira etapa para recrutar profissionais de maneira online é criar um planejamento.

O objetivo é levantar as necessidades da empresa e traçar metas alinhadas à estratégia organizacional.

Identifique em quais setores a contratação de novos talentos é mais urgente e saiba quais objetivos pretende-se alcançar com essas novas contratações.

Passo 2 – Elabore uma descrição adequada das vagas a serem preenchidas

O próximo passo é descrever com a maior riqueza de detalhes possível as vagas que a empresa deseja preencher.

Por se tratar de um processo online, é muito importante que todas as informações mais relevantes sejam dadas aos possíveis candidatos para que, assim, eles tenham certeza de que se enquadram naquilo que a empresa procura.

Passo 3 – Faça a divulgação das vagas em aberto

Esse é um dos momentos-chave do processo de recrutamento online. Divulgue as vagas abertas em canais que são utilizados por usuários que possam ter o perfil profissional que a sua empresa procura.

Redes sociais, como Facebook e Linkedin, sites de emprego e a área “Trabalhe Conosco” no site da empresa são boas opções para a divulgação de vagas. 

Adote uma linguagem coerente com o canal escolhido e que seja próxima a de seus potenciais candidatos.

Passo 4 – Receba os currículos e segmente os candidatos

Ao receber os currículos dos candidatos às vagas que você anunciou, busque segmentá-los de acordo com o perfil profissional, área de atuação, experiências, formação acadêmica etc.

Isso vai facilitar a condução do processo de seleção, permitindo que você peneire os melhores candidatos e encontre mais rapidamente os profissionais ideias para cada vaga.

Passo 5 – Conduza as entrevistas em videochamada

Em um processo de recrutamento online, as entrevistas são feitas por meio de videochamadas.

É muito importante que a empresa tenha uma boa conexão à internet, evitando que a imagem fique travando, que o áudio saia distorcido ou que a chamada simplesmente caia no meio da entrevista.

Para que o recrutamento possa cumprir um de seus propósitos, que é tornar esse processo mais ágil, é preciso contar com uma internet igualmente rápida e um bom software para fazer videoconferências.

Se o volume de candidatos for muito grande, você tem a opção de pedir para que eles façam um vídeo de apresentação, contando um pouco sobre suas experiências e por que eles se candidataram à vaga.

Deixe a parte da entrevista ao vivo para quando você já estiver com um número mais enxuto de candidatos finalistas.

Passo 6 – Faça a aplicação de testes online

No recrutamento online, os candidatos também não precisam comparecer de forma presencial para terem os seus conhecimentos testados.

Existem plataformas que possibilitam a realização de testes à distância. Você pode enviar um formulário com perguntas que devem ser respondidas dentro de um prazo pré-determinado.

A correção também é feita de forma automática, o que agiliza o processo de seleção.

Veja como fazer isso usando uma plataforma EAD:

Passo 7 – Mantenha um boa comunicação com os candidatos durante todo o processo seletivo

É muito importante que o recrutador mantenha uma comunicação clara e efetiva com os candidatos durante o processo de recrutamento e seleção online.

Avise os candidatos sobre o início das próximas fases, dê um feedback caso eles não tenham sido aprovados. Deixá-los “no escuro” no decorrer desse processo pode fazer com que eles se sintam inseguros, o que acaba prejudicando o desempenho deles durante a seleção.

Depois de selecionar e contratar novos colaboradores, é muito importante fazer sua integração na empresa, o chamado onboarding. Veja como fazer isso neste vídeo:

E então, gostou de saber mais sobre o processo de recrutamento e seleção online?

Busque implementar esse formato na sua empresa e atraia os melhores talentos do mercado para o seu quadro de funcionários.

Saiba mais: Além do óbvio: 6 dicas para melhorar a gestão de pessoas

Ao selecionar seus novos colaboradores, tenha em mente que, assim que começarem na empresa, precisarão ser treinados em suas atividades e funções.

Uma maneira ágil e de custo acessível para fazer isso é o treinamento a distância, com ajuda de uma plataforma de EAD corporativa.

Na EAD Plataforma você conta com diversos recursos, como emissão de certificados, testes e provas online, gestão de alunos e muito mais.Faça um teste gratuito e não deixe de marcar uma demonstração com nossos especialistas.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy