resultados de treinamento

Resultados de treinamento corporativo: como avaliar a eficácia?

Imagine que você montou um programa completo de capacitação para seus colaboradores, com vários passos e cursos. E, agora, acha que o trabalho termina aí? A resposta é um sonoro não, pois ainda existe a etapa de avaliação dos resultados de treinamento. 

Esse ponto é crucial para medir não apenas a eficácia do projeto, mas também o desempenho dos participantes. Com isso, é possível descobrir se ele deve ser continuado ou precisa ser reformulado, para atender às necessidades da sua empresa. 

Não sabe como fazer isso? Pois pode ficar calmo, já que explicamos tudo no artigo a seguir. Nele, mostramos os 4 tipos de avaliação de resultados, qual a importância disso para os negócios e, para complementar, trouxemos dicas extras para te ajudar. Continue lendo para aprender!

O que é uma avaliação dos resultados de treinamento e qual a sua importância?

Avaliação de resultados de treinamento é a análise da capacitação feita com os funcionários da empresa. Aqui, o gestor verifica o sucesso da ação formativa e avalia se os colaboradores assimilaram os conteúdos apresentados e, portanto, estão aptos para aplicá-los no dia a dia.

Esse processo é importante, pois dá insights para os gestores avaliarem a eficácia do treinamento. Assim, pode-se descobrir se a iniciativa deu os resultados esperados ou precisa ser reformulada para se encaixar na realidade da companhia.

Nesse sentido, a avaliação dos resultados de treinamento entrega:

  • melhora do clima organizacional; 
  • aumento da motivação dos colaboradores; 
  • otimização dos processos corporativos; 
  • redução dos gastos, ao diminuir a incidência de erros. 

Com isso em mente, siga a leitura para ver as diferentes técnicas de avaliação de resultados de treinamento e como utilizá-las!

Técnicas de avaliação de resultados de treinamento: as 4 mais usadas

As técnicas de avaliação de resultados de treinamento mais utilizadas são baseadas nos estudos do professor Donald Kirkpatrick. Em suma, elas são formadas por quatro tipos:

  • avaliação de aprendizagem; 
  • avaliação de comportamento; 
  • avaliação de resultados; 
  • avaliação de reação. 

Logo abaixo, explicamos o que cada um desses tipos de avaliação significa e como você pode usá-los na sua empresa. Confira!

1. Avaliação de aprendizagem

Essa técnica de avaliação de resultados de treinamento foca no que os colaboradores aprenderam durante o processo. Em outros termos, ela verifica se assimilaram corretamente o conteúdo apresentado. 

No caso, são analisados o conhecimento e as habilidades adquiridas durante o treinamento, utilizando questionários e tarefas que demandam o uso do material do curso. 

2. Avaliação de comportamento

Já a avaliação de resultados de treinamento por comportamento visa saber se os participantes apresentaram uma mudança real no dia a dia após participarem da capacitação. Ou seja, se eles colocam o que aprenderam em prática e como isso é feito. 

Isso pode ser feito via avaliações conduzidas pelo supervisor da equipe ou autoavaliações. Em todo caso, o objetivo é averiguar se houve uma mudança significativa de comportamento e descobrir se ela foi positiva para o desempenho da empresa. 

3. Avaliação de resultados

No terceiro tipo, a avaliação de resultados, é verificado se o treinamento deu frutos. Para ficar mais claro, trata-se de descobrir se a capacitação trouxe uma mudança real para a situação da empresa, como o aumento das vendas. 

Por isso, a análise é baseada em dados coletados antes e depois do processo. Sendo assim, é fundamental ter informações que mostrem a situação da companhia, para comparar os dois cenários. 

Além do mais, é importante “dar um tempo” entre o final do treinamento e o início do processo. Isso serve para perceber a mudança prática e, assim, analisar com clareza se a capacitação deu ou não resultados.

4. Avaliação de reação

Por fim, temos a avaliação de resultados de treinamentos de reação, cujo objetivo é medir a satisfação dos colaboradores diante da capacitação. 

Nesse sentido, procura-se saber se o time gostou do conteúdo e dos professores, bem como se o treinamento foi relevante. No mais, mede-se também o engajamento dos funcionários durante o projeto. 

Essa apreciação pode ser feita usando questionários e formulários anônimos e pedindo para que todos deem suas opiniões sinceras.

Por exemplo, você propôs que seus gestores fizessem o curso de prospecção B2B do Agendor. Após finalizar, procure saber o que eles acharam da metodologia, dos materiais disponíveis e do conteúdo oferecido. Fácil, não é mesmo?

Como avaliar os resultados de treinamento com eficácia? 

Gostou de aprender como medir resultados de treinamento? Antes de partir para ação, confira estas dicas extras para facilitar esse procedimento e deixá-lo mais preciso:

  • planeje-se (anote tudo o que precisa ser feito com antecedência e siga esse roteiro); 
  • determine objetivos claros para o treinamento (por exemplo, aumentar as vendas); 
  • mantenha a simplicidade, sem perder de vista a riqueza do conteúdo; 
  • use as ferramentas certas (como formulários e plataformas de cursos EAD); 
  • envolva os colaboradores em todo o processo; 
  • feedbacks frequentemente. 

Para finalizar, destacamos que essas dicas extras são aplicáveis em todos os casos. Isto é, não importa o tipo de treinamento ou avaliação escolhido, viu? 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CEO do Agendor, plataforma de CRM para equipes de vendas, que atua como um assistente pessoal para otimizar todo o processo de gestão.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy