feedback para funcionários

Como dar feedback para funcionários? 7 dicas que vão te ajudar a promover a melhoria contínua

O feedback não precisa ser um momento desconfortável entre o gestor e os seus funcionários.

Comunicar aos colaboradores sobre o desempenho deles em suas atividades é um dos maiores desafios que um líder costuma enfrentar, principalmente quando o funcionário apresenta um desempenho abaixo do esperado ou comete falhas que precisam ser corrigidas.

Nem sempre os colaboradores estão abertos para receber críticas e acabam não encarando os feedbacks como algo construtivo.

Se isso acontece na sua empresa, fica tranquilo que este artigo vai te ajudar a mudar esse cenário.

Nas próximas linhas, você confere uma lista com sete dicas valiosas de como dar feedback ao funcionário:

  1. Prepare-se com antecedência;
  2. Procure “quebrar o gelo” no início da reunião;
  3. Fale sempre a verdade e não esconda nada dos seus funcionários;
  4. Comece apontando os acertos e os pontos fortes dos funcionários;
  5. Mostre o que o colaborador precisa melhorar;
  6. Seja específico e mostre exemplos reais e dados para embasar seu feedback;
  7. Monte um plano de ação junto com o colaborador.

Continue a leitura e saiba qual a melhor maneira de apontar erros e acertos e ajudar seus colaboradores a enxergarem como é possível atingir uma performance de alto nível.

Leia também: Frases motivacionais para funcionários: confira uma seleção com as 31 melhores opções para motivar equipes

7 dicas de como dar feedback para funcionários – positivo e negativo

O feedback é uma ferramenta de gestão extremamente valiosa. Por meio dele, é possível trabalhar a motivação dos funcionários e esclarecer o que eles podem fazer para alcançarem resultados cada vez melhores em suas atividades.

Tendo isso em vista, confira a partir de agora 7 dicas fundamentais de como dar feedback para funcionários – sejam eles positivos ou negativos.

1 – Prepare-se com antecedência

Não há como dar feedback ao funcionário sem antes se preparar para esse momento. Na verdade, até tem como, mas não será tão eficaz quanto um feedback bem planejado, em que o líder sabe exatamente quais pontos levantar.

Portanto, busque se preparar com antecedência. Levante as informações e dados que vão embasar o seu feedback. Evite conduzir esse momento tão importante no modo “freestyle”. Se preferir, monte um roteiro para te orientar durante o feedback.

2 – Procure “quebrar o gelo” no início da reunião

A reunião de feedback costuma ser um momento tenso entre os colaboradores. Para tentar aliviar o clima, busque “quebrar o gelo” antes de entrar no feedback propriamente dito.

Procure falar sobre amenidades, fazer alguma dinâmica rápida e lúdica, conversar sobre assuntos mais leves e não relacionados ao trabalho.

Depois, quando o colaborador estiver mais à vontade, você introduz o tema central do feedback.

3 – Fale sempre a verdade e não esconda nada dos seus funcionários

É importante que durante o feedback para funcionários você seja o mais sincero possível com eles. Fale sempre a verdade sobre o desempenho dos seus colaboradores e não esconda nada, por mais dolorosas que determinadas falhas possam ser.

4 – Comece apontando os acertos e os pontos fortes dos funcionários

Um feedback funcionário desmotivado tende a ser mais bem sucedido quando o gestor começa mostrando quais foram os acertos do funcionário e quais são as forças que ele apresenta.

Ao começar falando sobre os pontos positivos, o colaborador tende a baixar a guarda, ficando mais disposto a ouvir e absorver as críticas negativas que virão a seguir.

5 – Mostre o que o colaborador precisa melhorar

Depois de apontar as forças e os acertos do colaborador, é hora de mostrar para ele suas falhas e os pontos que precisa melhorar.

Muitos gestores não sabem como dar feedback negativo ao funcionário e de duas, uma: ou ficam receosos de “ferir os sentimentos” do colaborador ou são extremamente rudes e acabam constrangendo o funcionário e tornando a relação líder e liderado menos amistosa.

É muito importante saber dosar as palavras e o tom de voz na hora de dar um feedback negativo. Além disso, é preferível que as críticas não positivas sejam feitas em particular e não na frente dos demais colegas.

Essas melhorias muitas vezes são chamadas de feedback negativo, porque mostram o que não está sendo positivo na performance do colaborador. Veja oito dicas de como fazer isso sem gerar atritos com o funcionário:

6 – Seja específico e mostre exemplos reais e dados para embasar seu feedback

O feedback para funcionário tende a ser mais eficaz e, de fato, construtivo quando o gestor recorre a exemplos e dados que fundamentem o que ele está dizendo.

Pense que você é supervisor de uma equipe de call center. Em vez de simplesmente dizer, por exemplo, que o atendimento do colaborador está ruim e que ele precisa melhorar, é interessante colocá-lo para ouvir uma ligação que o atendente não soube conduzir da melhor maneira.

Além disso, dados sobre o tempo médio de atendimento e outros indicadores podem dar um melhor embasamento para o seu feedback.

7 – Monte um plano de ação junto com o colaborador

Se o seu objetivo é ajudar os seus colaboradores a alcançarem a alta performance, simplesmente pontuar os erros e os acertos deles não é suficiente. É preciso traçar um plano de ação para que eles saibam o que fazer, na prática, para melhorar seu desempenho.

Aponte as soluções para os problemas identificados e mostre como os funcionários podem explorar ao máximo seus pontos fortes.

O plano de ação é chamando de PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, veja como criar um em cinco etapas:

Bom, agora que você já sabe como dar feedback para funcionários, que tal colocar em prática as dicas que trouxemos aqui?

Implemente a cultura do feedback na sua empresa e ajude seus colaboradores a atingirem resultados de alto nível.

Para ajudar você nessa hora, selecionamos este vídeo bastante elucidativo do canal Empresa Autogerenciável, que discute como superar o “medo” de dar Feedback:

 

Leia também: Como fazer um convite para treinamento corporativo que garanta maior presença dos funcionários?

Dar feedbacks para colaboradores é muito importante e outra prática fundamental de gestão de pessoal é o treinamento, que ajuda as pessoas até mesmo a dar e receber feedbacks. Uma plataforma de EAD corporativa pode ser uma excelente forma de proporcionar capacitação para seus colaboradores.

Veja como a EAD Plataforma oferece excelentes soluções para isso:

  • Segurança SSL;
  • Fórum;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Emissão de certificados;
  • Provas e exercícios online;
  • Cupons de desconto;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Área de gestão de alunos.

Convidamos você a assistir uma apresentação com nossos especialistas. Depois, não deixe de fazer um teste grátis para entender tudo que a EAD Plataforma oferece.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy