A automação escolar usa uma série de ferramentas tecnológicas para facilitar tarefas e processos relacionados à operação de uma escola.
Para isso, são usados softwares específicos, sistemas integrados ou até mesmo inteligência artificial. Dessa maneira, professores, alunos e funcionários se concentram em atividades mais importantes, como ensinar e aprender.
Essa realidade pode até parecer história de cinema, mas já está presente em nossa rotina, seja para facilitar a gestão de matrículas, notas e faltas dos alunos até a geração de boletins, gerenciamento de bibliotecas e agendamento de aulas.
E o melhor: tudo isso é feito com tecnologias práticas e que não exigem o conhecimento avançado em termos técnicos ou códigos de programação.
Ficou curioso?
Se você pretende promover mudanças em sua instituição de ensino, este artigo é para você!
Continue conosco e saiba como levar sua escola para um próximo nível.
O que é automação educacional?
A automação educacional reúne uma série de soluções tecnológicas que melhoram a produtividade, empenho em atividades mais estratégicas ou delicadas, além de otimizar a experiência de pais, responsáveis e alunos. Entre as principais opções, destacam-se assistente virtual, aplicativos de mensagem e plataforma EAD.
Em outras palavras, as tecnologias ficam responsáveis por executar demandas repetitivas, e as pessoas passam a cuidar de ações mais estratégicas para o crescimento da instituição.
Como vimos acima, a Plataforma EAD (Ensino a Distância) é um ótimo exemplo de automação escolar.
Em suma, trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem que facilita a implementação de cursos e treinamentos on-line.
Isso é possível graças aos recursos que são disponibilizados por essas plataformas, tais como:
- aulas em vídeo;
- material didático em formato digital;
- fóruns de discussão;
- testes e avaliações.
Nesse contexto, os alunos estudam em qualquer lugar e a qualquer hora, desde que tenham acesso à internet.
Adicionalmente, as plataformas EAD facilitam a interação entre alunos e professores, o que proporciona um aprendizado personalizado e adaptado às necessidades de cada estudante.
Entretanto, você deve estar se perguntando: “quais são as aplicações da automação em uma escola?”. É isso que discutiremos no próximo tópico. Continue conosco e acompanhe!
Aplicações da automação em uma escola: confira as principais opções!
Existem várias maneiras de implementar aplicações de automação em uma escola. O uso da inteligência artificial para eliminar processos manuais no atendimento é um ótimo exemplo. Ele responde imediatamente o usuário, tornando o processo mais rápido e eficaz.
Gestão de matrículas
Você também pode facilitar o processo de matrículas e rematrículas em sua instituição de ensino. Para isso, considere investir em sistemas ERPs, que executam essas demandas de maneira simples, explicativa e rápida.
Controle de fluxo de caixa
Ao usar um software financeiro, você reúne em um único sistema tudo que você precisa para gerenciar o fluxo de caixa do seu negócio, desde cobranças, até gerenciamento de entradas e saídas.
Cobrança de inadimplentes
Outra mão na roda da automação escolar é o uso de mensagens automáticas para cobrar pessoas inadimplentes.
Aliás, quem já passou por esse tipo de situação sabe o quanto é complicado e desagrádavel para ambas as partes esse processo.
E, com o envio de cobranças e lembretes de pagamento de maneira automatizada, você ganha mais agilidade e evita aborrecimentos com os pais dos alunos.
Parece um sonho, não é mesmo? Na verdade, a automação escolar não é algo do futuro, mas já faz parte da rotina de diversas instituições de ensino.
Uma prova disso é que, pela primeira vez, em dez anos, o número de alunos que entraram em cursos à distância do ensino superior foi maior que o do ensino presencial.
Pelo menos, é o que aponta este estudo divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
É hora de investir em automação aplicada às escolas?
Sim. A propósito, um estudo divulgado pelo Inep revela que, em 2009, o número total de alunos no ensino superior era de somente 16,1% no EAD. Dez anos mais tarde, o cenário pulou para 43,8% dos ingressantes.
Contudo, a automação aplicada às escolas não pode ser feita de qualquer forma. É preciso ter atenção com algumas etapas, como o planejamento. Isso, porém, é assunto para o próximo tópico.
Como fazer automação escolar? Veja 3 passos essenciais!
Implementar a automação escolar exige a definição de três critérios importantes: mapeamento das atividades, identificação dos objetivos da instituição e escolha de um software de educação.
Eles devem ser pensados com cuidado para que a escolha da tecnologia não seja um problema, mas sim uma solução para a instituição
1- Faça um mapeamento das atividades
O primeiro passo é fazer um mapeamento das atividades aplicadas pela secretaria e pela coordenação da instituição.
Isso permite que você identifique os problemas operacionais com mais facilidade e encontre a maneira mais viável de sistematizar cada gargalo da escola.
2- Identifique os objetivos da instituição
Outra dica importante é descobrir as principais necessidades da escola para alcançar os seus objetivos com a automação.
Tal planejamento faz com que todos atuem em prol dos mesmos objetivos e não tenham resistência às mudanças.
Por exemplo: os colaboradores podem sugerir a automação na cantina escolar ou a automação de bibliotecas escolares.
Ouça os membros da sua equipe pois eles entendem o processo de maneira geral e saiba o que, de fato, precisa ser alterado.
Aliás, confira este vídeo e entenda na prática como fazer o levantamento de necessidades da sua empresa. É só dar o play:
3- Invista em um software educacional
A escolha de um software educacional de qualidade é vital para o sucesso da automação escolar, pois é preciso reunir professores e alunos em um sistema descomplicado e seguro.
Para isso, considere investir em uma ferramenta de EAD, pois ela permite que você implemente a automação em sua escola sem burocracia.
Quer saber mais? Assista a este vídeo e confira:
Próximos passos da automação aplicada às escolas
Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre automação escolar. E, caso queira trazer essa revolução para a sua escola, conheça a EAD Plataforma.
Nela, você pode oferecer a flexibilidade de estudo a distância ou híbrido para seus alunos.
Para isso, você tem acesso a quizzes, provas e acompanhamento do progresso de estudos.
Além disso, o sistema conta com uma área exclusiva de suporte com feedback personalizado, permitindo que o estudante tenha uma experiência de aprendizado positiva e alcance seus objetivos com certificação ao final do curso.
Parece interessante?
Então, agende uma demonstração ao vivo e veja como a EAD plataforma pode ser útil para você!
- O que é a metodologia DISC e como usá-la para vender mais? - 2 de dezembro de 2024
- White Paper: como gerar mais leads com esse infoproduto? - 29 de novembro de 2024
- Inteligência artificial em comunidades: funciona? - 28 de novembro de 2024