dicas de bordão para YouTube

Dicas de bordão para YouTube: saiba como criar o seu e confira alguns exemplos para se inspirar

O YouTube é uma excelente plataforma para quem quer trabalhar com produção de conteúdo e criar uma audiência fiel na Internet.

E se você produz cursos online e outros infoprodutos, o maior e mais acessado site de vídeos do planeta é também um bom espaço para divulgar seu negócio digital e alcançar pessoas de todos os cantos interessadas no que você tem a dizer.

Mas para usar o YouTube como ferramenta de trabalho e conseguir monetizar seus conteúdos, é fundamental que você profissionalize o seu canal.

Uma boa edição, câmera e áudio de qualidade, pautas relevantes e bem elaboradas, frequência consistente de publicações e o uso de técnicas de SEO são aspectos básicos para fazer seu canal se destacar.

E a cereja do bolo está na criação de um bordão para canal no YouTube. Seja na saudação, encerramento ou em qualquer outro momento do vídeo, o bordão ajuda a criar uma identidade para o seu canal e contribui para que o seu público engaje com os seus conteúdos.

Mas como criar um bordão para YouTube?

Neste artigo, vamos explicar o que é e por que é importante ter uma “catchphrase” no seu canal e mostrar 4 dicas de bordão para YouTube.

Fique até o final para conferir também alguns exemplos de bordão para canal no YouTube e se inspire nas frases dos maiores criadores de conteúdo da plataforma. 

O que é um bordão?

Um bordão pode ser definido como uma expressão que é utilizada repetidas vezes por alguém ou por um grupo de pessoas em momentos e situações específicas.

Trata-se de uma frase ou palavra que, ao ser dita por uma pessoa, pode ou não fazer sentido para o interlocutor.

A construção de significado de um bordão vai depender se quem o diz e quem o ouve compartilham de um mesmo repertório.

É muito comum observarmos bordões marcantes na comédia e na Publicidade. Dentre os mais memoráveis, podemos citar:

  • Só abro a boca quando tenho certeza – Ofélia, personagem do Zorra Total
  • Tá! Tá! Tá! Tá! Tá! – Professor Girafales, personagem do seriado Chaves
  • Prefiro não comentar – Copélia, personagem do seriado Toma Lá Dá Cá
  • É vapt, vupt – Professor Raimundo da Escolinha
  • Isso é uma vergonha! – Boris Casoy
  • Bonita camisa, Fernandinho – peça comercial da marca USTOP
  • Não é assim uma Brastemp – bordão criado pela Brastemp e que passou a ser utilizado para se referir a qualquer coisa que não fosse “tão boa assim”

Ou seja, os bordões são expressões que sempre fizeram parte da nossa vida e alguns deles a gente diz de maneira inconsciente, sem nem saber de onde ele saiu, mas que foram repetidos tantas vezes que eles simplesmente “grudam” na nossa cabeça.

Leia também: Como impulsionar seus conteúdos e promover uma gestão estratégica do seu canal com 10 ferramentas para YouTube

Por que é importante criar um bordão para canal no YouTube?

Ok. Mas qual é a importância de criar um bordão para canal no YouTube?

Quando você decide produzir conteúdos para essa plataforma, o mínimo que se espera é construir uma audiência consolidada, que se identifica com você e com seus vídeos e que se mostra engajada toda vez que você sobe um vídeo novo no YouTube.

Tendo isso em vista, a criação de um bordão para o seu canal é uma forma de gerar uma conexão com o seu público. A expressão escolhida para o seu bordão é um dos elementos que compõem a identidade do seu canal.

E quando um dos seus seus espectadores ouve esse bordão e reconhece de onde ele veio e o seu significado, isso gera uma sensação de pertencimento na sua audiência. Eles passam a se sentir parte de uma comunidade com um interesse em comum: o seu canal.

Veja mais: Como criar um canal no Youtube e lucrar com isso? 7 dicas!

4 dicas de bordão para YouTube: saiba como criar o seu

Se você está interessado em descobrir como criar um bordão para YouTube, já adianto que não existe fórmula mágica para isso. A criação de um bordão tem muito a ver com o feeling do que com um passo a passo rígido.

Porém, separamos aqui algumas boas dicas de bordão para YouTube que podem te ajudar nessa missão.

1 – Conheça bem a sua audiência

É muito importante que você saiba para quem você está falando. Ou seja, não adianta criar um bordão com apelo infantilizado se a sua audiência é majoritariamente composta por adultos +30.

2 – Seja original

Essa é uma das dicas de bordão para YouTube que vale para tudo o que você for fazer no seu canal. Seja original e não copie o bordão de outros canais, pois isso pode pegar muito mal para você.

3 – Alinhe o bordão aos seus conteúdos

O seu bordão deve estar alinhado ao tema geral dos seus conteúdos. Isso contribui para reforçar a identidade do canal.

4 – Deixe fluir

Às vezes, o melhor a se fazer é deixar que o bordão surja naturalmente. Pode ser que nos seus vídeos tenham alguma expressão que você está sempre repetindo sem perceber e que tem potencial para ser o seu bordão.

Por exemplo, no canal Web TV Brasileira, toda vez que os apresentadores do canal leem o comentário da audiência em uma live, eles dizem “faz murrinho, fia”, como forma de cumprimentar o espectador a distância com os punhos fechados.

De tanto repetirem, a frase virou um bordão do canal e hoje eles até vendem camisetas com a frase.

Exemplos de bordão para canal no YouTube

Além das dicas de bordão para YouTube que você acabou de conferir, veja abaixo alguns exemplos que podem te inspirar a criar o seu:

Veja também: 6 passos pra lá de importantes para escrever uma copy para YouTube

Como você viu, o bordão é uma importante abertura do seu conteúdo no YouTube. Seguindo nossas dicas e usando sua criatividade, vai ficar fácil criar o seu!

E se você usa o YouTube para gravar aulas de seus cursos online, é muito importante contar também com uma boa plataforma EAD para gerenciar esses conteúdos, os demais materiais das aulas e também seus alunos.

A EAD Plataforma é uma ótima opção, contando com gravações de aulas ao vivo, chat, emissão de certificados, exercícios e provas online e muito mais.

Conheça agora: faça seu teste grátis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy