laptop aberto para como trabalhar no mercado digital e empreendedorismo digital

Conheça 5 ideias de empreendedorismo digital e desfrute de uma renda com a internet

Um dos grandes atrativos de levar seu negócio para a internet é que em muitos casos você pode ganhar dinheiro sem ao menos precisar sair de casa. Diante dessa flexibilidade, cada vez mais profissionais procuram ideias de empreendedorismo digital para conseguir uma boa renda.

Mas será que existem muitas oportunidades? A resposta é sim! Seja por meio do e-commerce, na prestação de serviços ou por meio de anúncios e engajamento, o leque de opções para quem quer empreender no ambiente virtual é bem grande.

E essa fartura de oportunidades espelha-se em números promissores: por exemplo, o mercado digital tem uma estimativa de crescimento de U$469.8 bilhões, em 2020, para U$1.009.8 bilhões em 2025, o que equivale a um aumento de 16,5%, segundo a Research&Markets.

Portanto, resolvemos listar cinco ideias de empreendedorismo digital para pessoas que estão interessadas em tocar um negócio na internet e sempre precisar sair de casa. Você vai ver que é possível até abrir um e-commerce sem precisar de um estoque.

Ficou curioso? Continue a leitura para conhecer as seis ideias que separamos!

Empreendedorismo digital: 5 ideias para trabalhar em casa!

1. Freelancer

O primeiro item da nossa lista de ideias para empreendedorismo digital é o trabalho de freelancer. Ele consiste em uma prática profissional autônoma na qual você presta seus serviços de forma independente para diversas empresas ao mesmo tempo e sem vínculo empregatício.

O ambiente virtual é repleto de oportunidades de trabalho que contemplam esse tipo de profissional, como:

  • designer gráfico;
  • redator;
  • gerenciador de mídias digitais;
  • revisor/tradutor, dentre muitos outros.

Todas essas práticas podem ser feitas de forma 100% online e da sua própria casa. Uma dica interessante é criar um site ou uma página comercial em redes sociais, como o Instagram e o Facebook, para você divulgar seus serviços e mostrar seus conhecimentos para possíveis empregadores.

A demanda para esse tipo de vaga é muita alta. Afinal, toda empresa quer contar com os serviços de algum especialista em peças gráficas, conteúdos escritos para internet ou que possa gerenciar suas mídias.

2. Desenvolvedor web  

Talvez a carreira que mais recebeu impulsionamento em tempos de transformação digital foi a de programador, mais especificamente, a de desenvolvedor web. 

Em suma, o trabalho exercido por esse profissional consiste no desenvolvimento de projeto, construção e manutenção de websites.

Como a internet hoje em dia recebe um êxodo cada vez maior de empresas que querem posicionar suas marcas no ambiente virtual, a demanda por profissionais que prestam um serviço qualificado nesse segmento é imensa!

Nesse sentido, uma das ideias de empreendedorismo digital para desenvolvedor web é tanto o trabalho independente como freelancer, como a criação de uma empresa especializada em:

  • desenvolvimento de códigos de programação para website
  • e projetos de segurança de dados.

>>> Entenda mais sobre a remuneração da carreira de programador:

3. E-commerce

E por que não abrir uma loja virtual? O e-commerce no Brasil teve um faturamento recorde no ano de 2021 no valor de R$ 304 bilhões, o que representa um crescimento de 38% em relação ao ano anterior, segundo a CNC.

Tentador, não é verdade? E as oportunidades desse segmento que está em ascensão há anos é extremamente simples e flexível. 

Afinal, existem espaços extremamente aquecidos onde você pode expor seu catálogo de produtos, independente do segmento, seja tecnologia, livros, decoração, artesanato, artigos de pet shop e por aí vai.

Esses espaços são as próprias redes sociais — em especial o Instagram, por ter um feed que privilegia fotos como se fosse uma grande vitrine — e os marketplaces, que funcionam como grandes shopping centers online que aumentam a visibilidade dos produtos do vendedor, além de maior credibilidade e segurança.

Por fim, ainda há a oportunidade de investir em um empreendimento de dropshipping, que nada mais é do que uma forma de varejo em que você não precisa guardar estoque. 

Pois quando o consumidor faz o pedido por um produto, o vendedor consegue junto a um fornecedor específico e repassa diretamente ao cliente. Dessa forma, o lucro provém da diferença entre o que foi pago pelo consumidor e os gastos que o empreendedor teve ao requisitar o item junto à revenda.    

4. Conteúdo monetizado

O quarto item da nossa lista de ideias de empreendedorismo digital é por meio da monetização de conteúdos. Em suma, esse processo tem o objetivo de lucrar de acordo com os conteúdos que você cria para a internet, e ele podem ser vários:

  • um blog no wordpress;
  • um site próprio;
  • uma página nas redes sociais, etc.

Por sua vez, as opções de monetização desses conteúdos são por meio de anúncios publicitários pagos em sua página, por meio de um programa de afiliados que pagam para ter acesso ao seu material, pela política de remuneração de plataformas ou até por doações do público.

Quanto maior engajamento você tem, maior é a sua oportunidade de lucrar com criação de conteúdo sem precisar sair de casa.

5. Curso EAD

Por fim, encerramos nossa lista com o segmento de educação. Você com certeza já se inscreveu em algum tipo de curso online para aperfeiçoamento profissional, como hobby ou até para aprender uma nova língua. Se você nunca fez isso, com certeza conhece alguém que já o fez!

Pois saiba que o e-learning (educação em ambiente virtual) tem uma previsão de crescimento de 18% entre 2021 e 2025, além de movimentar US$ 184,52 bilhões, segundo a Definanzas.

Esses números refletem perfeitamente a explosão de novos cursos de todos os segmentos que surgem a todo momento na internet. Principalmente após a pandemia do coronavírus, a Educação à Distância (EAD) tornou-se ainda mais popular e uma escolha natural para diferentes tipos de estudantes.

Diante disso, por que não ter seu próprio curso online e ganhar dinheiro com isso?

Para facilitar o processo, ainda existem soluções como a EAD Plataforma, que oferece toda a estrutura necessária para que o educador consiga hospedar seus cursos na internet. 

Essa tecnologia oferece vários recursos pedagógicos para enriquecer o aprendizado, como a Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é um espaço centralizado onde o professor pode gerir diversos recursos, como transmissão de aula ao vivo, e interagir com seus alunos.

Interessante, né? Esperamos que tenham gostado da nossa lista de cinco ideias para o empreendedorismo digital nos dias de hoje. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o conteúdo do nosso blog! Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy