Como começar no marketing de afiliados? TUDO o que você precisa saber

Saber como começar no marketing de afiliados não é nenhum segredo ou fórmula secreta, mas, existem alguns itens que, quando juntos, podem funcionar como mágica: um bom programa de afiliados, uma escolha inteligente de produtos, esforço e muita dedicação. 

Além de conhecimento aprofundado de técnicas e estratégias de venda, é claro. 

Segundo um levantamento do Business Insider, o marketing de afiliados vem crescendo cerca de 10% ao ano desde 2015, e acredita-se que esse crescimento se mantenha, pelo menos, até esse ano.

Sendo uma das profissões digitais mais faladas e buscadas atualmente, saber como começar no marketing de afiliados pode ser uma excelente ideia para quem tem interesse em atuar em um trabalho 100% online. 

Portanto, se você quer viver essa realidade e saber tudo sobre o tema, não desgrude deste texto. Boa leitura!

Como funciona o marketing de afiliados?

Antes de entender como você pode começar a trabalhar como afiliado digital, que tal conhecer como funciona esse modelo de negócio? 

O marketing de afiliados funciona da seguinte forma: uma empresa ou infoprodutor cria um produto digital e o disponibiliza na internet. 

Para aumentar o seu alcance, ele libera o produto para a afiliação.

Assim, cada afiliado digital que se cadastra para divulgar o produto recebe um link personalizado, pelo qual as vendas serão computadas, e ele será comissionado.

Dessa forma, o afiliado digital se torna um representante comercial daquele infoproduto, e passa a ganhar renda por meio das comissões que recebe a cada vez que uma pessoa compra o produto por meio da sua URL. 

Parece simples, não é? E é mesmo! No entanto, isso não significa que esse é um trabalho fácil. 

Afinal, é preciso muito estudo e esforço para conseguir conquistar uma audiência — e ainda mais para transformar cada um em cliente.

Para sua sorte, hoje trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a começar no marketing de afiliados com o pé direito. Continue a leitura para descobrir quais são elas! 

Como começar do zero no marketing de afiliados?

Muitas vezes, as pessoas chegam até conteúdos sobre como começar no marketing de afiliados com a esperança de ganhos rápidos e fáceis. No entanto, não é assim que a banda toca.

Na verdade, para conseguir transformar a afiliação digital em um trabalho, você precisará passar por algumas etapas muito importantes e investir tempo, e até mesmo recursos financeiros, para potencializar seus ganhos. 

Então, se você está disposto a se esforçar e se capacitar para começar do zero no marketing de afiliados, veja alguns passos que podem te ajudar em sua jornada. 

1. Escolha um programa para afiliados

Para ter um link personalizado do produto que você escolheu se afiliar, é necessário que você faça parte de um programa para afiliados. 

Hoje, existem inúmeras opções no mercado, seja para produtos digitais ou físicos, com diferentes modelos de negócio, exigências e porcentagens de comissionamento. 

O ideal é que você escolha aquele que mais se adequa ao que você deseja. Para isso, vale a pena conferir a galeria de infoprodutos da empresa, para descobrir se há produtos cadastrados do nicho que você deseja atuar. 

Também é indispensável pesquisar mais sobre o programa de afiliados antes de se cadastrar. Afinal, o passo principal para começar no marketing de afiliados é construir sua autoridade, e se você se associa a uma plataforma ruim, certamente não terá uma boa imagem no mercado. 

E o mesmo vale para os produtos aos quais você se afilia, mas sobre isso falaremos mais a seguir. 

2. Selecione bem os produtos que irá se afiliar

Um dos erros mais comuns ao começar no marketing de afiliados é escolher infoprodutos a partir única e exclusivamente da comissão oferecida.

Lembre-se que o trabalho de afiliação digital tem como base a confiança e a construção de autoridade, por isso, pode ser muito arriscado fazer uma seleção tão rasa. 

Antes de escolher os produtos, tenha em mente qual nicho deseja atuar de acordo com sua afinidade e interesse. 

Depois, procure por infoprodutos desse segmento. Nessas horas, é muito importante analisar criteriosamente o material para garantir que você estará divulgando um produto de valor, e que cumpre o que promete. 

3. Construa uma audiência qualificada 

Não dá para fugir, quando falamos sobre como começar no marketing de afiliados, um dos primeiros passos é criar uma audiência sólida. Afinal, para conseguir vender, você precisa ter quem queira consumir aquele produto, certo?

Por isso, é muito importante que você escolha um nicho de atuação e faça um estudo completo da sua persona: entenda quais canais ela mais usa, sua forma de comunicar, o que ela precisa, seus desejos e receios. 

Assim, você saberá exatamente como começar a construir essa audiência formada por potenciais clientes dos produtos aos quais você se afiliou. 

4. Eduque sua audiência com conteúdos de valor

Uma vez que você conquista a audiência, você precisa trabalhar para mantê-la. Ou seja, você precisa alimentar aqueles que acompanham seu trabalho com conteúdos de qualidade

Você precisa ajudá-los, educá-los, levar informações relevantes para que eles passem a  enxergá-lo como uma autoridade, e também se tornem mais preparados para converter em uma venda o mais rápido possível 

5. Aprenda técnicas e estratégias de venda 

Produtos selecionados, audiência conquistada e bem preparada. E agora? Chegou a hora de divulgar os infoprodutos e fazer suas vendas. 

Por isso, é indispensável que você, enquanto afiliado iniciante, invista tempo para aprender e validar estratégias de venda e conversão. 

Afinal, de nada adianta ter sua URL de afiliado e ter para quem vender, se você não consegue driblar as objeções da sua audiência e concretizar vendas. 

E quais são as principais técnicas e estratégias que eu preciso saber? Você deve estar se perguntando. Não se preocupe, abaixo você pode conferir algumas delas!

O que um afiliado precisa saber? 

Agora que você sabe como começar no marketing de afiliados, chegou a hora de descobrir quais as principais estratégias, ferramentas e técnicas que você precisa conhecer para conseguir resultados mais efetivos. Vamos lá!

  1. SEO
  2. ADS
  3. E-mail marketing
  4. Storytelling
  5. Copywriting 
  6. Criação de conteúdo

Claro, você não precisa ser um expert em todas as áreas ou estratégias! Mas é importante conhecer um pouco sobre as principais que podem te ajudar a realizar mais vendas e aumentar seu comissionamento. 

Seja um parceiro EAD Plataforma! 

Agora que você sabe como começar no marketing digital e algumas das estratégias que podem te ajudar a ter mais resultados, que tal se tornar um afiliado digital de uma plataforma segura e em expansão? 

Esse é o caso da EAD Plataforma, que alia segurança, qualidade e confiança, além de:

  • contato interno exclusivo para parceiros;
  • comissão recorrente por indicação realizada;
  • EAD para testes de funcionalidades;
  • selo de parceiro certificado.

Se interessou? Então, clique aqui e saiba mais!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy