como-escolher-bom-produto-para-se-afiliar

Como escolher um bom produto para se afiliar? 6 pontos de análise!

Como escolher um bom produto para se afiliar? Esta é a pergunta de um milhão de dólares de muitos empreendedores que reconhecem, neste mercado, a possibilidade de aumentar sua receita mensal. 

A aposta não é vã: de acordo com o Business Insider, o mercado de afiliados vêm crescendo 10% ao ano ininterruptamente desde 2015, e atravessou a crise do coronavírus com saldo positivo. 

Neste artigo, você conhece 6 aspectos essenciais para levar em conta ao escolher um bom produto para se afiliar e iniciar as vendas neste mercado de sucesso. 

Confira: 

  1. Escolha um produto com o qual você tenha afinidade
  2. Estude a procedência do produto
  3. Procure se informar sobre a comissão atrelada àquela venda
  4. Entenda o público-alvo do produto e as possibilidades de divulgação
  5. Se informe sobre o suporte prestado aos afiliados
  6. Entenda a durabilidade do produto antes de desenhar sua estratégia 

Como escolher um bom produto para se afiliar? 

1- Escolha um produto com o qual você tenha afinidade

O primeiro passo para escolher um bom produto para se afiliar é encontrar aquele com o qual você tenha real afinidade. 

Isso porque, ao vender produtos nos quais você acredite, ou mesmo que tenham sintonia com a sua jornada pessoal ou profissional, é possível desenhar estratégias menos operacionais e mais pautadas na humanização — uma das mais promissoras tendências de vendas dos últimos anos. 

Quer ver um exemplo? Suponhamos que você esteja atrás de um curso online para promover por meio do marketing de afiliados. Você pode escolher entre uma formação na área de gastronomia e outra, na área de negócios. Se, ao longo de sua vida, você já estudou e mergulhou fundo no mercado empreendedor, possivelmente terá mais afinidade com o link do curso de negócios. 

Assim, se esta for sua escolha, você terá mais propriedade e bagagem para abordar o tema e captar novos alunos EAD para o curso. 

2- Estude a procedência do produto

Antes de iniciar a promoção do link  de vendas, é importante se certificar da procedência do produto. Isso pode te livrar de situações desagradáveis com seus clientes, como a não-entrega de uma compra ou a entrega de um produto digital aquém das expectativas dos clientes.

Nossas dicas para conhecer o fornecedor e atestar sua credibilidade são: 

  • consuma você mesmo o produto vendido. Veja se ele entrega o que promete e atende às expectativas dos compradores;
  • analise de forma crítica a página de vendas do produto. Está bem diagramada? Contém erros gramaticais? É profissional?;
  • entre em contato com o produtor digital e converse com ele sobre o processo de produção do conteúdo, buscando entender seus diferenciais; 
  • verifique se o produto vendido cumpre alguma função transformadora. É um curso online? Certifique-se de que ele tenha um papel social e que contribua para a inclusão e o acesso a informações engrandecedoras. 

3- Procure se informar sobre a comissão atrelada àquela venda

Um dos princípios do marketing de afiliados é a atribuição de comissionamentos aos vendedores quando um consumidor acessa seu link para comprar um produto ou serviço. 

Cabe ao afiliado, antes de fechar negócio sobre a parceria, entender o volume do comissionamento e se certificar de que o valor faz sentido e é proporcional ao esforço necessário para a conversão de potenciais clientes. 

4- Entenda o público-alvo do produto e as possibilidades de divulgação

E por falar em esforço necessário para a conversão…um dos passos fundamentais para entender como escolher um bom produto para se afiliar é a compreensão do público-alvo. 

Este estudo prévio permite ao afiliado entender os principais canais de contato com este potencial cliente. Com isso, ele poderá perceber, também, se o comissionamento atrelado à venda é justo se comparado com o esforço empregado na divulgação e captação destes consumidores.

Por exemplo: se o curso online oferecido pelo afiliado tem, como público-alvo, jovens de 20 a 25 anos, as possibilidades de divulgação são inúmeras. Afinal, este é exatamente o público presente em redes sociais como Instagram, Tik Tok e Twitter. Cabe ao afiliado encontrar a linguagem ideal para espalhar a mensagem e conquistar futuros alunos para a formação. 

5- Se informe sobre o suporte prestado aos afiliados

Antes de fechar a parceria e começar a divulgar seu link de afiliado, procure entender qual o suporte prestado pela matriz do produto digital aos parceiros. 

Há um canal frequente de comunicação? É possível contatar a empresa ou o empreendedor digital para tirar dúvidas e reportar situações? A plataforma de hospedagem do produto digital oferece acesso ao time de Atendimento e Ajuda? 

Tudo isso é importante para trazer segurança ao processo de vendas e garantir a satisfação dos potenciais clientes através do contato com o promotor afiliado. 

6- Entenda a durabilidade do produto antes de desenhar sua estratégia 

Não há nenhum tipo de contraindicação para o marketing de afiliados atrelado a produtos datados. No entanto, conhecer a durabilidade do produto é fundamental para a estruturação do plano de vendas. 

Produtos que ficam no ar por um período curto de tempo demandam uma divulgação intensa, pautada em argumentos de venda relacionados à urgência (“só até dia X!”) e à escassez (“poucas unidades restantes!”). 

Por outro lado, produtos perenes ou de longa duração possibilitam uma divulgação faseada e a criação de etapas de engajamento dos potenciais compradores com a solução oferecida. 

Como bombar seu marketing de afiliado? Dicas de ouro! 

Agora você sabe como escolher um bom produto para se afiliar. O ideal é avaliar todos os aspectos e colocá-los na balança para entender quais serão suas principais demandas e quais desafios precisam ser superados. 

Um deles, sem dúvida, é a estratégia de divulgação. Afinal, a essência do marketing de afiliados é captar o máximo possível de clientes dispostos a adquirir um produto utilizando o seu link. Se quiser dicas exclusivas e efetivas de marketing de afiliados, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o tema. São 5 estratégias para explorar diferentes ferramentas digitais e fazer com que o seu link chegue a mais clientes. Leia agora mesmo nosso artigo “Como divulgar links de afiliados?”!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy