montar curso de informática

Saiba como montar um curso de informática online de forma simples!

Com o rápido crescimento tecnológico, montar um curso de informática online tornou-se um negócio muito atrativo. Afinal, a procura cresceu muito nos últimos anos.

A nova geração precisa dominar muitos recursos tecnológicos se quiser ter espaço no mercado de trabalho, e por isso desde cedo as crianças já aprendem a mexer no computador.

Além disso, quando falamos de um curso de informática estamos nos referindo a um grande leque de possibilidades. 

Pois, o curso pode ser na área de designer, informática básica, programação, ou até mesmo ensinando a trabalhar com ferramentas do Office, por exemplo.

E se você domina alguma dessas áreas e quer saber como vender curso de informática, bem como montar o seu é só ficar aqui por mais 3 minutinhos.

Como montar curso de informática online?

Montar um curso de informática online não tem segredo. Entretanto, é preciso destacar que você precisa estar muito atento também em relação a venda.

Para ajudar nessa empreitada, separamos logo abaixo algumas dicas para você começar hoje mesmo a montar o seu curso. Dá só uma conferida.

1 – Determine as matérias que você vai ministrar

Conforme dissemos no início deste artigo, há um leque muito grande em relação aos conteúdos que podem ser ministrados em um curso de informática.

Só para citar alguns exemplos, você pode dar aulas de hardware, sistemas operacionais, programação, banco de dados e vários outros conteúdos.

Por isso, é importante levantar quais são os conteúdos que você mais domina, para posteriormente elaborar as aulas que serão ministradas.

Se você domina muitos assuntos relacionados à tecnologia, dá para buscar os cursos que tiveram mais procura e focar neles para ter mais possibilidade de ganhos.

2 – Escolha qual será o seu público-alvo

Quando falamos em aulas de informática, estamos nos referindo a um público muito abrangente que vai aprender. Então é preciso escolher em quem você vai focar.

O ideal, portanto, é criar uma segmentação. Por exemplo, você pode dar aula para crianças, adultos, adolescentes, profissionais autônomos, iniciantes ou experts.

Escolher bem o público é fundamental para elaborar o material do seu curso, usando a linguagem correta, a profundidade do conteúdo e outros aspectos essenciais.

3 – Prepare o plano do seu curso

Depois que você escolheu o curso que vai ministrar, bem como o público que quer atingir, será preciso preparar o seu plano de curso.

É nesse momento que você vai pensar em qual será o conteúdo do curso, os tópicos que ele vai ter, quantas aulas terão cada módulo e quantos módulos terá o curso.

No plano de aulas é que você vai saber exatamente qual será a duração do curso, até mesmo para precificá-lo de acordo com o tempo que você gastará nele.

Leia também:

4 – Prepare roteiros para cada uma das aulas

No momento que você preparou o plano do seu curso, terá uma base dos temas das aulas, mas sem nenhuma profundidade. A ideia é saber como será a estrutura dele.

Uma vez feito isso, será o momento de preparar cada uma das suas aulas. Essa é uma etapa um pouco mais demorada, mas fundamental para ter um curso bem estruturado.

O ideal é fazer um roteiro de cada uma das aulas e pensar em quais recursos tecnológicos você poderá usar. Também é importante escolher os métodos de aprendizagem corretos para cada aula.

Quer saber como configurar os módulos do seu curso online de maneira simples? Então dá só uma olhada neste vídeo que separamos para você 👇

5 – Adquira os equipamentos necessários

Para montar curso de informática online você precisa contar com bons equipamentos. Isso quer dizer que você terá que ter no mínimo uma boa câmera, um ambiente iluminado e um bom microfone.

Investir nesses equipamentos é essencial se você quiser atrair mais pessoas para o seu negócio. Além disso, dependendo de qual software você usará ao longo do curso, é essencial também ter um bom equipamento.

Em hipótese alguma comece de forma muito amadora, pois isso poderá queimar a sua imagem no mercado e afastar os alunos do seu negócio.

6 – Crie uma página na internet e perfis nas redes sociais

O seu curso precisará ser divulgado. Para isso o primeiro passo é criar uma página de vendas na internet detalhando tudo o que o curso possui.

Nela você terá que ser o mais claro possível, mostrando os detalhes do curso, os módulos, o que o aluno aprenderá em cada aula e dando a opção de matrícula.

Depois será preciso criar perfis em todas as redes sociais para divulgar o seu curso. Sem divulgação não terá como o seu cliente te encontrar. 

Analise quais são as redes mais acessadas pelo seu público alvo e dê prioridade a elas. Invista tanto no tráfego pago quanto no tráfego orgânico para atrair mais clientes.

7 – Ofereça várias opções de pagamentos

Outro ponto que também exige atenção é em relação às formas de pagamento. Quanto mais alternativas você oferecer, melhor.

Por isso, deixe o seu cliente optar se quer pagar o curso via pix, se deseja fazer o pagamento por boleto bancário ou até mesmo por cartão de crédito.

Certifique-se de escolher um ambiente seguro para que o pagamento seja feito. Isso traz muito mais credibilidade para o aluno e evita a desconfiança.

8 – Escolha uma boa plataforma

Por fim, você terá que escolher a plataforma na qual o curso será ministrado. Essa é uma etapa crucial para ter sucesso no seu negócio.

Até porque, uma boa plataforma oferecerá vários recursos tecnológicos como a possibilidade de tirar dúvidas pelo chat, criar fóruns, separar as turmas, oferecer os meios seguros de pagamento e muito mais.

E uma excelente alternativa disponível no mercado é a EAD Plataforma. Com ela você conta com um ambiente muito mais seguro e oferece uma gama de recursos para os seus alunos.

Certamente o seu curso ganhará um ar muito mais profissional, e os alunos se sentirão motivados a aprender cada vez mais, além de indicar as suas aulas para outras pessoas.

Agora que você já sabe como montar um curso de informática online, é só seguir as dicas que demos e começar hoje mesmo a tirar a sua ideia do papel.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy