O que é um tutor EAD: entenda o que ele faz e sua importância

Se durante suas pesquisas sobre o ensino a distância, você se deparou com o termo tutoria e ficou confuso, fique calmo que hoje você irá entender o que é um tutor EAD e o que ele faz. 

Por mais que o ensino a distância esteja cada vez ganhando mais espaço, a modalidade ainda encontra algumas barreiras e dificuldades, como, por exemplo, manter os alunos de um curso online motivados e engajados.

Nessas horas, a importância do professor tutor na EAD se mostra indispensável. 

Afinal, é dele a responsabilidade de acompanhar os alunos e garantir que ninguém se sinta perdido ou não compreenda o que foi lecionado. 

Deu para perceber a importância, não é? Portanto, se você quer saber mais sobre o que é um tutor EAD e as habilidades desejáveis para quem quer realizar esse trabalho, continue sua leitura! 

O que é um tutor EAD?

O que é um tutor EAD é uma dúvida comum quando falamos em ensino a distância. Afinal, o que faz esse profissional?

Podemos dizer que o tutor EAD é o braço direito dos alunos e professores durante o ensino a distância, a pessoa ao qual os discentes irão recorrer para tirar dúvidas e conseguir qualquer assistência que seja necessária. 

Assim, diferente do professor que passa a matéria e ministra as aulas, o tutor é o profissional que facilita o processo de aprendizagem, proporcionando um suporte integral para que o aluno consiga bons resultados durante o estudo remoto. 

Isso não significa que o tutor EAD também não possa produzir conteúdos pedagógicos, caso tenha capacidade para tal, mas sua maior responsabilidade é motivar e engajar os estudantes. 

Além de acompanhar o desenvolvimento das turmas e intervir, caso necessário, para garantir que todos estão bem assessorados

Qual o papel da tutoria em ambientes  de EAD?

E qual o papel do tutor em EAD na prática? Você pode estar se perguntando. 

Segundo o Censo Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) de 2020, o papel da tutoria em ambientes de EAD se divide em duas funções:

  • manter aluno motivado e promover discussões;
  • tirar dúvidas de conteúdo e promover situações de aprendizagem.

Assim, além de ser o contato de referência para todo suporte que o aluno precisar, e engajar a turma até a conclusão do curso, o tutor EAD também pode desempenhar o papel de:  

  • orientador das disciplinas cursadas;
  • facilitador do processo de aprendizagem;
  • mediador do contato entre o aluno e a instituição ou professor;
  • referência para esclarecer dúvidas e questões dos alunos;
  • avaliador de provas e atividades extras. 

O que é preciso para ser tutor de EAD? Habilidades indispensáveis 

Agora que você sabe o que é um tutor EAD e o papel da tutoria em ambientes de ensino a distância, chegou a hora de descobrir quais são as habilidades e competências indispensáveis para se tornar um professor tutor. 

Podemos dizer que o que é preciso para ser tutor de EAD pode ser dividido em atitudes comportamentais e conhecimentos técnicos, como por exemplo:

  • organização e planejamento;
  • boa didática e comunicação;
  • criatividade e automotivação;
  • domínio de ferramentas digitais;
  • conhecimento pleno do tema lecionado. 

Organização e planejamento

Ao entender o que é um tutor EAD já é possível imaginar que a carga de trabalho pode ser algo complexo de se administrar. 

Afinal, são tantas responsabilidades e demandas para solucionar, além de ter que acompanhar a performance individual de cada aluno.

Desse modo, ser uma pessoa organizada, que sabe seguir um planejamento, está entre um dos pontos mais importantes quando falamos sobre o que é preciso para ser tutor de EAD.

Boa didática e comunicação

Quando falamos em ensino, independentemente da modalidade, a didática é algo que deve ser trabalhado diariamente por professores, e isso inclui os tutores EAD. 

Afinal, por mais que a elaboração do conteúdo do curso não seja de responsabilidade direta da tutoria, por atuar diretamente com os alunos. 

Seja para tirar dúvidas, solucionar problemas e até passar atividades extras para garantir a eficácia do aprendizado, é indispensável que o tutor tenha boa didática e excelente comunicação. 

Nesse contexto, cabe ao profissional que atua ou deseja atuar como tutor, desenvolver suas habilidades para garantir que conhecerá métodos e metodologias ativas para se certificar que saberá como intervir caso, em algum momento, um aluno demonstre uma maior dificuldade. 

Porém, a didática não é a única coisa importante. A comunicação, sobretudo em uma plataforma EAD, em que todo o contato acontece por meios eletrônicos, deve ser clara e coesa. 

Criatividade e automotivação

Quando falamos sobre o que é um tutor EAD, logo as palavras “motivação” e “engajamento” aparecem. Afinal, esses são, de fato, o grande papel da tutoria nos ambientes de EAD.

No entanto, você há de concordar que apenas uma pessoa capaz de se automotivar consegue, também, motivar ao próximo. Especialmente se o próximo for uma turma completa com dezenas de alunos. 

Para isso, o tutor precisa ser criativo para encontrar oportunidades, meios e recursos não apenas para envolver os discentes, mas para solucionar os problemas que, vez ou outra, aparecerão. 

Conhecimento pleno do tema lecionado

Esse é um dos pontos que recusa explicação, mas que não pode ficar de fora quando falamos sobre o que é preciso para ser tutor de EAD.

Por mais que o conteúdo didático seja de responsabilidade do professor, é indispensável que o tutor tenha conhecimento da área do curso, treinamento, etc, em que está desenvolvendo a tutoria. 

Afinal, se um dos papéis do tutor é responder a dúvida dos alunos, por exemplo, se ele não sabe nada sobre o assunto, como poderá ajudá-los?

Além disso, muitas vezes ao perceber uma dificuldade de aprendizagem em um aluno, o tutor precisará intervir para garantir que o conhecimento será absorvido. Com isso, pode ser necessário que ele faça atividades, trabalhos e provas extras para isso. 

Desse modo, podemos entender que, além de saber o que é um tutor EAD e conhecer suas responsabilidades, entender profundamente sobre o tema lecionado é um dos pontos mais importantes para uma tutoria de sucesso.   

Domínio de ferramentas digitais

Por fim, mas não menos importante, temos a competência técnica com as ferramentas digitais. 

Se a aula acontece a distância, por meio de uma plataforma online, não existe a menor possibilidade de uma pessoa que não tenha conhecimento em informática consiga desempenhar bem o papel de tutor.

Conheça uma plataforma EAD na prática! 

Agora que você sabe o que é um tutor EAD, qual o seu papel no ensino a distância e as competências indispensáveis para realizar um trabalho de qualidade, que tal conhecer como a EAD Plataforma funciona na prática?

Aproveite o teste gratuito de 7 dias para conhecer todas as funcionalidades disponíveis e os recursos que um tutor pode utilizar para potencializar o aprendizado de seus alunos. Assim, você pode se familiarizar com as suas ferramentas de trabalho na prática! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy