estratégias pedagógicas para EAD

Turbine o ensino remoto: 3 estratégias pedagógicas para EAD!

Quer turbinar as estratégias pedagógicas para EAD a fim de engajar seus alunos? Então, vem com a gente conferir 3 ideias para inovar no ensino remoto. Afinal, as tecnologias educativas nos trazem um mundo de possibilidades. 

Por falar nisso, você já conhece as metodologias ativas de aprendizagem? Para resumir, estamos falando de modelos interativos que enriquecem todo o processo de ensino. A propósito, isso vale para escolas, faculdades, cursos livres e até pedagogia empresarial.

Mas, antes de entrar nas estratégias pedagógicas para EAD, vamos fazer uma breve pausa. Nesse sentido, é preciso “voltar uma casa” no tabuleiro para falar do ensino mediado por tecnologias.

5 inovações nas estratégias pedagógicas para EAD 

Para entender melhor as estratégias pedagógicas para EAD, vamos falar de 5 conceitos inovadores. Isso porque a educação a distância tem o poder de democratizar o acesso à informação, ampliando os horizontes.

Nesse cenário, vale lembrar que é fundamental considerar as técnicas adequadas para cada objetivo educacional. Hoje em dia, não basta ter uma escola ou uma empresa conectada. O potencial da tecnologia educativa vai muito além.

Justamente por isso, lembre-se de considerar:

  • visão estratégica para renovar o planejamento pedagógico da instituição;
  • adaptação da ação formativa em alinhamento com as práticas inovadoras;
  • investimento nos recursos digitais voltados para o contexto educativo;
  • capacitação da equipe para fazer uma imersão nas mídias e ferramentas;
  • seleção de práticas inovadoras para cada situação, bem como a combinação entre elas. 

Então, sem mais delongas, vamos aos 5 conceitos inovadores para revolucionar o modo de ensinar e aprender.

1. Instructional design

No desenho instrucional, cada ação formativa é pensada conforme o perfil dos alunos. Dessa maneira, eles podem ser os protagonistas das suas trilhas de aprendizagem, com mais autonomia. Em paralelo, a tecnologia transforma positivamente o “fazer pedagógico” de professores, coordenadores e tutores. 

2. Blended learning

Também conhecido como ensino híbrido, o b-learning é uma tendência que veio para ficar. Com esse modelo semipresencial, é possível mesclar as técnicas das aulas presenciais e remotas. No caso, algumas atividades são realizadas pessoalmente, mas sem perder de vista a flexibilidade da EAD.  

3. Project based learning

De forma interdisciplinar, a aprendizagem baseada em projetos é focada nos exercícios práticos. Por exemplo, os alunos de programação podem criar protótipos de chatbots. Para isso, eles vão usar conhecimentos de experiência do cliente, linguagem e assim por diante.  Portanto, são experiências reais que facilitam o desenvolvimento de novas competências.

4. Problem based learning

Já na aprendizagem baseada em problemas, a coisa muda de figura. Nesse ponto, o objetivo é estudar casos específicos para propor soluções inovadoras. Com isso, os alunos podem testar (na prática) toda a base teórica que foi transmitida até então. E, de quebra, são estimulados a pensar no problema de maneira integral, com uma visão 360º.

5. Flipped classroom

Por sua vez, a sala de aula invertida repensa a hierarquia e a suposição de que o professor sabe tudo. Diferente do modelo clássico, a proposta aqui é a construção colaborativa, com a mediação pedagógica. No fim das contas, todos nós ensinamos e aprendemos, dia após dia. 

3 ideias de estratégias pedagógicas para EAD

Listamos 3 ideias de estratégias pedagógicas para EAD, levando em conta os conceitos já abordados. E lembre-se: fique à vontade para combinar mais de uma técnica, se for o caso.

1. Aprendizado em espiral

Quando falamos de assuntos complexos, é essencial ter um olhar crítico para compreender do que se trata. Em muitos casos, um mesmo tema pode ser revisitado em diferentes momentos, para facilitar a associação de ideias.

Nesse caso, podemos sistematizar as informações começando com baixos níveis de complexidade. Depois, os conceitos se aprofundam, se conectam com assuntos paralelos e, assim, trazem novos significados.

2. Aula ao vivo

Com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), as aulas ao vivo ficam ainda mais interessantes. Além disso, o chat integrado agiliza a comunicação com a turma durante essas ações formativas.

Aqui na EAD Plataforma, por exemplo, temos um amplo leque de recursos para aprimorar as transmissões. Seja para fins acadêmicos, comerciais ou corporativos, te ajudamos a melhorar a experiência de aprendizado. 

3. Team-based learning

O trabalho em equipe é a chave do sucesso, tanto nos estudos, quanto no trabalho. No caso, os alunos desenvolvem suas habilidades interpessoais, a exemplo da argumentação. Tal prática está embasada no método construtivista, de Jean Piaget.

Nesse caso, a prática se divide em 3 etapas da construção do aprendizado:

  • preparação: estudo prévio do tema informado pelo educador;
  • discussão: o tema é discutido em grupo, com diferentes perspectivas;
  • aplicação de conceitos: consenso do grupo em relação à solução proposta.

+3 exemplos de estratégias pedagógicas para EAD

Já falamos de inovações e ideias para turbinar o ensino remoto, certo? Agora, vamos aos 3 exemplos de estratégias pedagógicas para EAD:

  1. promova um debate por meio de um webinar. Por sinal, os recursos do seminário virtual facilitam a troca de ideias, com a interação em tempo real. Pensando nisso, tente propor a argumentação focada em um tópico complexo ou polêmico. Essa será uma super oportunidade para que cada aluno possa expor o ponto de vista.  
  2. aposte na gamificação para engajar a turma. Por exemplo, a Khan Academy usa atividades lúdicas para desenvolver habilidades e competências. Assim, cada aluno aprende no seu ritmo, com vídeos educativos, exercícios e um painel personalizado. Aliás, os conteúdos envolvem: ciência, matemática, computação, economia, arte etc.
  3. invista no design thinking para construir o conhecimento de modo colaborativo. Principalmente no treinamento corporativo online, essa técnica move montanhas. Ou seja, a própria equipe traz soluções inovadoras para os problemas da empresa. E esse mesmo critério pode se adaptar ao ambiente acadêmico, ok? 

Enfim, gostou dessas estratégias pedagógicas para EAD? Então, não perca mais tempo: fale com a gente para planejar seu curso online. E o melhor: você ainda tem o teste grátis por 7 dias, além dos posts do Blog para te ajudar nisso!

Fabio Godoy