computador aberto para realizar o planejamento digital

O que é planejamento digital? Entenda a importância e como fazer!

Iniciar seu próprio negócio na internet exige alguns conhecimentos para serem colocados em prática. Em especial, ter um planejamento digital eficiente e bem feito é elemento fundamental desse processo, apesar de muitos não darem a devida atenção.

Isso porque o ambiente virtual é um ecossistema de negócios complexo: o público é extremamente diversificado e os canais de comunicação e vendas são muitos. 

Nesse sentido, ter a seu favor um bom planejamento de marketing digital vai diminuir sua chances de erros e orientar suas decisões para definir o melhor orçamento, o perfil do cliente e os canais mais eficazes para se conectar com seu público.

Diante desse cenário, vamos falar um pouco mais sobre o que é planejamento digital, qual a sua importância e como desenvolvê-lo na prática. Ficou curioso? Leia até o fim para entender melhor!

O que é planejamento digital?

Em suma, o planejamento digital é a organização das estratégias de marketing que uma empresa vai utilizar para divulgar sua marca, conseguir engajamento e vender seu produto/serviço na internet.

Ele é um documento que vai funcionar como uma bússola para o empreendedor digital orientar seus passos e tomar as melhores decisões de acordo com as especificidades do seu negócio e do público-alvo.

Além disso, um bom planejamento estratégico digital também permite que se defina metas por meio de métricas e indicadores que podem ser mensurados. Dessa forma, é possível monitorar se as coisas estão indo no caminho certo e oferecendo os resultados esperados.

Dentre os principais elementos que compõem um planejamento eficiente, podemos enumerar os seguintes:

  • orçamento previsto para executar as campanhas;
  • principais canais de comunicação e vendas que serão utilizados;
  • perfil de consumo e comportamento geral dos clientes em potenciais;
  • prazos de duração das campanhas;
  • metas e objetivos principais;
  • indicadores para monitorar o desempenho.

Portanto, ter bem organizado cada um desses elementos vai facilitar bastante a vida do empreendedor individual, independente do tipo de negócio que ele possui, se é um e-commerce, um curso EAD ou uma prestadora de serviços.

Como fazer um planejamento estratégico digital?

De forma bem resumida, dá para dividir as etapas do desenvolvimento de um plano digital em três momentos distintos: análise de mercado, execução da estratégia e monitoramento de resultados.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles!

1. Análise de mercado

Nesse primeiro momento, o empreendedor deve fazer uma pesquisa geral sobre o ambiente de mercado que ele vai enfrentar. Algumas perguntas a se fazer nesse momento são: 

  • Quais são as características da minha empresa?
  • Quais os meus objetivos?
  • Quem são meus concorrentes?
  • Quem é meu público-alvo?

A primeira pergunta é relevante porque ter autoconsciência do seu próprio negócio é fundamental que tipo de comportamento no ambiente virtual as especificidades da sua empresa e seus objetivos particulares demanda. 

Por exemplo, uma empresa de prestação de serviço B2B para grandes corporações não tem os mesmos recursos e objetivos que um pequeno empreendedor que vende artesanato no e-commerce.

Diante disso, as peculiaridades de cada empresa do seu mercado de atuação é que vão definir os rumos do seu planejamento de marketing digital. Nesse ponto, é essencial conhecer bem seus concorrentes e saber que tipo de estratégia eles utilizam e por que os consumidores compram deles.

Também no topo das prioridades está o conhecimento sobre seus clientes em potencial. Afinal, entendê-los a fundo quanto ao padrão de comportamento e perfil de consumo vai te propiciar fazer campanhas bem mais assertivas e eficazes para entregar aquilo que eles estão procurando.

2. Execução da estratégia

Observadas todas essas variáveis, chegou a hora de executar de definir e executar sua estratégia de ação. 

Nesse momento, você já terá uma noção bem mais clara, por exemplo, de: 

  • quais redes sociais seu público-alvo mais frequenta;
  • que tipo de conteúdo eles preferem consumir;
  • quais outros canais de comunicação podem ser eficientes;
  • o horário das postagens de conteúdo;
  • os gatilhos que serão explorados;
  • campanhas de desconto ou de fidelização, e muito mais.

Em suma, você tem a mão todos os recursos para decidir e executar os melhores planos para levar sua marca aos seus clientes em potencial e, assim, captar novos clientes e fidelizar os antigos.

Esse é o momento para utilizar técnicas eficientes de SEO (sigla para Search Optimization Engine), que é uma estratégia para posicionar conteúdos na primeira página do Google, como também anúncios pagos em redes sociais e landing pages atraentes.

3. Monitoramento de resultados

Por fim, mas não menos importante, temos o monitoramento de resultados. Essa etapa é fundamental para mensurar a performance de suas estratégias e avaliar se elas estão alcançando os objetivos esperados.

Poderão ser avaliados o número de conversão em vendas, visitas no site, engajamento em rede social, quais páginas ou conteúdos tiveram mais acessos e fizeram mais sucesso, além de muitas outras métricas.

Diante disso, avalie se as metas foram alcançadas, veja onde errou e readapte sua estratégica caso necessário.

Qual a importância do planejamento digital para as empresas?

Portanto, como podemos ver, desenvolver um bom planejamento digital é importante para todo e qualquer empreendedor que queira prosperar na internet. 

Afinal, em um ambiente com concorrência tão voraz, estudar bem seu segmento de mercado e conhecer seus clientes para tomar decisões eficazes e baseada em evidências com certeza vai te colocar à frente dos principais competidores. 

E o principal, vai tornar sua marca bem vista pelos seus clientes que se tornarão consumidores fiéis.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Saiba que pode contar com a EAD Plataforma para mais materiais educacionais que nem esse para todo e qualquer tipo de empreendedor que queira se aventurar no mundo digital. Continue acompanhando nosso blog para crescer junto com a gente! 

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy