plano de negócio

O que é plano de negócio? Importância, como fazer em 8 passos e exemplos para se inspirar

Mais do que uma boa ideia, criatividade e força de vontade para fazer o seu empreendimento dar certo, é necessário saber planejar estrategicamente.

Uma empresa dificilmente conseguirá ser bem sucedida se não houver planejamento. Para se manter competitiva e alcançar resultados de alto nível, é imprescindível contar com um business plan bem estruturado e atualizado. 

O plano de negócio é o passo inicial que não deve ser negligenciado por empreendedores que estão pensando em abrir uma empresa. Isso porque ele servirá como base para orientar as futuras decisões, prevenir erros, projetar cenários e aumentar as chances de sucesso dessa empreitada.

Além disso, empreendedores que já possuem uma empresa também precisam saber como criar um plano de negócio para eventuais projetos de expansão ou simplesmente para “colocar ordem na casa”.

Neste artigo, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre o que é plano de negócio, qual a importância de ter um business plan e como um plano de negócio é estruturado.

Além disso, neste guia você também vai aprender como montar um plano de negócio a partir de um passo a passo simples e direto, em oito etapas:

  1. Sumário executivo;
  2. Descrição do negócio;
  3. Análise de mercado;
  4. Plano de marketing;
  5. Plano operacional;
  6. Plano financeiro;
  7. Avaliação estratégica;
  8. Avaliação do plano de negócio;

Convidamos você a prosseguir com a leitura até o final para conferir alguns exemplos de business plan que vão servir de inspiração na hora de criar o plano da sua empresa.

O que é plano de negócio?

O que é plano de negócio pode ser definido como um documento que tem como objetivo planejar as estratégias de uma empresa e descrever detalhadamente sua operação e os resultados que se pretende alcançar.

Esse plano mostra do que se trata o modelo de negócio e sua proposta de valor, quais os objetivos da empresa, seus diferenciais e quais ações estratégicas deverão ser implementadas para atingir os resultados desejados.

O plano de negócio detalha toda a lógica que rege o funcionamento da empresa e a entrega de valor para o seu público-alvo.

Esse documento contém informações sobre o mercado que a empresa pretende se inserir ou já se encontra inserida e a viabilidade desse modelo de negócio do ponto de vista financeiro – considerando cenários mais otimistas e também pessimistas.

Leia também: 8 passos: como fazer um plano de aula do Ensino Fundamental?

Qual a importância de montar um business plan?

Saber como criar um plano de negócio é muito importante para que o empreendedor possa orientar as suas decisões com mais clareza e assertividade.

Um plano de negócio contribui para a competitividade da empresa, pois a gestão passa a ser mais profissional e menos baseada no improviso.

Esse tipo de documento serve tanto para empresas iniciantes quanto para aquelas já estabelecidas que querem registrar seu posicionamento atual ou reformulá-lo.

O plano de negócio garante maior clareza no que se refere à estratégia adotada, aos obstáculos em potencial que podem surgir durante a jornada da empresa, à estrutura de custos e aos recursos necessários para viabilizar a operação e as estratégias de expansão.

Com um plano de negócio bem estruturado, o empreendedor consegue antecipar cenários desfavoráveis, riscos e ameaças. Dessa forma, ele é capaz de encontrar maneiras de se precaver, além de estar mais bem preparado para enfrentar situações não ideais.

A partir do plano de negócio, passa-se a ter mais consciência sobre as forças competitivas da empresa e de suas fragilidades.

Além disso, a comunicação entre os sócios e os funcionários da empresa é favorecida, eles passam a entender com mais clareza as expectativas que a empresa deposita em seu pessoal; todos passam a trabalhar de maneira mais alinhada aos objetivos estratégicos da organização.

Por fim, um bom plano de negócio é importante também para atrair investidores e conseguir investidores para financiar a sua ideia. A partir desse documento, é possível apresentar melhor o seu empreendimento para os credores e transmitir maior profissionalismo, credibilidade e seriedade.

Qual é a estrutura de um plano de negócio?

Agora que você já sabe o que é plano de negócio e sua importância, que tal entender como funciona a estrutura de um plano de negócio?

Basicamente, um plano de negócio é estruturado considerando os seguintes aspectos de uma empresa:

  • Identidade organizacional;
  • Descrição do negócio;
  • Produtos e serviços comercializados;
  • Geração de receita;
  • Mercado;
  • Concorrência;
  • Fornecedores;
  • Rotina operacional;
  • Distribuição;
  • Marketing e Relacionamento;
  • Finanças;
  • Tributação e contabilidade;
  • Projeção de diferentes cenários;
  • Objetivos de negócio;
  • Ações estratégicas.

No tópico a seguir você confere como essa estrutura é aplicada na prática.

Como elaborar um plano de negócios?

Plano de negócio: como fazer?

Saber como criar um plano de negócio para a sua empresa é algo extremamente valioso para que você possa compreender com mais clareza o verdadeiro potencial da sua ideia e traçar estratégias mais eficazes para concretizá-la

Para te ajudar nessa missão, elaboramos aqui um passo a passo de como fazer plano de negócio de acordo com a estrutura citada no tópico anterior e que é seguida por muitas empresas de diferentes segmentos e tamanhos.

Passo 1 – Sumário executivo

O plano de negócio deve começar com um sumário executivo. Trata-se de uma seção do documento em que consta uma espécie de resumo do que o leitor vai encontrar durante o plano de negócio.

Ou seja, em poucas linhas você deve resumir a missão, a visão e os valores da empresa, o segmento em que ela atua, os dados sobre os sócios e suas atribuições, o regime tributário e o formato jurídico do negócio, o capital social, as fontes dos recursos para financiar a operação.

Passo 2 – Descrição do negócio

No segundo passo de como montar um plano de negócio, você deve descrever com mais detalhes o seu modelo de negócio.

Isso significa fornecer informações detalhadas sobre os fundadores da empresa, como experiências anteriores, formação, conhecimentos e habilidades adquiridas até aquele ponto e funções específicas que vai desempenhar nesse novo negócio.

Depois, é preciso colocar informações sobre a empresa em si, como:

  • Missão, visão e valores (identidade organizacional)
  • CNPJ;
  • Setor de atuação;
  • Formato jurídico (MEI, EI, EIRELI, ME, EPP, Sociedade Limitada ou Sociedade Aberta); 
  • Regime tributário (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido); 
  • Capital social;
  • Fontes de receita.

Passo 3 – Análise de mercado

Para este terceiro passo da elaboração do plano de negócio, você precisa fazer uma análise do mercado.

Para isso, é preciso levantar informações sobre quem são os seus concorrentes, como eles se posicionam, quais soluções eles oferecem, seus diferenciais e preço médio praticado por eles na venda de produtos ou serviços semelhantes aos seus.

A sua análise de mercado também precisa contemplar o perfil do seu público-alvo. É importante que você esclareça no seu plano de negócio se o seu público são pessoas físicas ou jurídicas, a faixa etária e de renda, o nível de escolaridade, a localização, o ramo tempo de atuação e a quantidade de funcionários (no caso de vendas B2B), principais interesses, comportamentos etc.

Por fim, a análise de mercado deve considerar também os fornecedores e levantar dados sobre preços praticados, qualidade das mercadorias, prazos praticados, informações para contato, diferenciais etc.

A matriz das forças competitivas de Porter, ao analisar o mercado, pode ser de grande ajuda e é uma metodologia simples de aplicar, além de consagrada.

Entenda como usá-la em, seu plano de negócios assistindo a este vídeo:

Passo 4 – Plano de marketing

Nesse momento do plano de negócio, você deve criar um plano de marketing e apontar quais serão as estratégias utilizadas para promover a sua marca, seus produtos e serviços.

Além disso, inclui-se no plano de marketing as ações com foco em relacionamento com os clientes e os canais de comunicação com o seu público.

Saiba mais: Plano de comunicação para empresa: acerte o alvo em 5 passos

Passo 5 – Plano operacional

O quinto passo para estruturar o seu plano de negócio consiste na elaboração de um plano operacional.

É aqui que você deve detalhar como as engrenagens da sua empresa vão funcionar no dia a dia de modo a gerar e entregar valor.

Ou seja, você precisa definir como os recursos serão distribuídos, quais serão as responsabilidades de cada setor, qual a sua capacidade produtiva etc.

Passo 6 – Plano financeiro

As finanças da sua empresa também são um aspecto sensível e que merece uma atenção especial no plano de negócio. Afinal, sem uma boa gestão financeira, a empresa não se sustenta a longo prazo.

Nesse momento, descreva todo o investimento inicial feito para viabilizar a sua ideia de negócio e a origem desses recursos financeiros – se são próprios ou de terceiros.

Em seguida, é importante detalhar a sua estrutura de custo prevista e o capital de giro disponível para arcar com as despesas enquanto os recebimentos não entrarem no caixa.

Ainda no plano financeiro, faça uma estimativa dos ganhos mensais da empresa, projetando quanto se espera faturar a cada mês. Procure trabalhar com diferentes cenários, tanto os mais otimistas quanto os pessimistas, e considere também a sazonalidade dos seus produtos.

Passo 7 – Avaliação estratégica

A avaliação estratégica é a parte do plano de negócio em que são identificadas e analisadas as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças do seu modelo de negócio.

Para esta etapa, a Matriz SWOT é uma ferramenta que pode ser bastante útil. Por meio dela, você consegue entender com mais clareza a influência de aspectos internos e externos no desempenho da empresa.

Passo 8 – Avaliação do plano de negócio

Por fim, neste último passo, você deve avaliar – de acordo com as informações levantadas nos passos anteriores – se a sua ideia é viável ou não. Ou seja, esse é o momento de definir se vale a pena e se as condições são favoráveis para abrir, expandir ou manter sua empresa do jeito que ela está.

Vale lembrar que o plano de negócio não é um documento definitivo. Ele pode (e deve) ser revisado periodicamente de modo a identificar a necessidade de ajustes.

Business plan: exemplo para se inspirar

Bom, como você pôde conferir até aqui, o plano de negócio é necessário para determinar a viabilidade do seu empreendimento, compreender as particularidades do seu mercado de atuação, se preparar para diferentes cenários e estabelecer objetivos realistas e coerentes pensando a médio e longo prazo.

A partir desse documento, você consegue ter uma visão mais precisa a respeito do verdadeiro potencial da sua ideia.

Tendo isso em vista, trouxemos aqui alguns exemplos de plano de negócio que foram compilados pelo site Smart Business Plan.

No link acima você confere planos elaborados para empresas de diferentes áreas, como tecnologia, e-commerce, consultoria e gastronomia.

E se o seu negócio são produtos digitais, como cursos EAD, por exemplo, aqui trazemos todas as dicas de como fazer sua ideia dar certo:

Veja também: O que é plano de treinamento? TUDO sobre essa importante ferramenta de organização!

E para que seu curso online funcione adequadamente, oferecendo facilidade de administração e de criação, além dos melhores recursos para seus alunos, é fundamental contar com um aplay formar EAD completa, com funcionalidades como estas:

  • Provas e exercícios online;
  • Segurança SSL;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados.

Agende uma apresentação com o pessoal da EAD Plataforma e faça também um teste grátis para testar tudo em detalhes antes de fechar negócio!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy