crowdfunding

Crowdfunding: o que é, vantagens, riscos e como desenvolver projetos

Como diz o ditado: “unidos, venceremos”. Afinal, quando muitas pessoas se unem para realizar um determinado propósito, aumentam-se as chances de uma ideia dar certo. Esse conceito leva ao crescimento do crowdfunding, um método de investimento coletivo iniciado nos Estados Unidos que também tem se espalhado pelo Brasil. 

Baseado na economia real, o crowdfunding funciona como uma “vaquinha” em que os investidores se juntam para financiar um projeto. De modo geral, ele é benéfico tanto para os empreendedores quanto para os investidores.

Para quem empreende, a captação de recursos diminui a barreira geográfica, uma vez que o alcance financeiro pode ser realizado por plataformas digitais, de forma fácil e confiável. 

Em paralelo, para os investidores, significa a oportunidade de impulsionar projetos de alto impacto e com potencial retorno.

Porém, tirar um projeto de crowdfunding não é simples, pois existem barreiras e regras. 

Por isso, ao longo deste artigo, vamos explicar o que significa esse tipo de estratégia, suas vantagens e desvantagens e as principais plataformas para aplicar seus projetos.

Continue com a gente e boa leitura!

O que é crowdfunding? 

Crowdfunding é um termo em inglês que, em português, pode ser traduzido como investimento ou financiamento coletivo. Sua estratégia é captar recursos para campanhas e projetos com ou sem fins lucrativos. Este método tem como premissa reunir o máximo de apoiadores a colaborar com determinado propósito. 

Esse modelo de negócios começou a ganhar destaque a partir do surgimento das startups, empresas não convencionais com baixo custo de manutenção e, em muitas ocasiões, com crescimento financeiro rápido. 

Nesse sentido, o crowdfunding também alça voos memoráveis. Para se ter uma ideia, em 2017, o crowdfunding de investimento saiu de apenas R$ 8 milhões em volume para mais de R$ 180 milhões em 2021, um salto de mais de 20 vezes, como cita a CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

Crowdfunding e “vaquinha” são a mesma coisa?

Embora tenham a mesma finalidade: angariar recursos para um bem, o crowdfunding e a vaquinha não funcionam da mesma forma. 

A principal diferença é que a vaquinha arrecada dinheiro para uma pessoa ou grupo, sendo que este objetivo, geralmente, está associado ao consumo único, como, por exemplo, comprar presentes para alguém ou pagar dívidas.

Já um projeto de crowdfunding é mais voltado ao mundo corporativo, seja para iniciar uma empresa ou para vender cursos ou infoprodutos, por exemplo. 

Outro ponto é que para a vaquinha não existem regras rígidas, pois pode ser realizada por qualquer indivíduo, apenas com a criação de um cadastro e descrição da proposta em um site. 

Por outro lado, o crowdfunding exige dados e informações empresariais para comprovar que o valor arrecadado será para um negócio existente. 

Como funciona o crowdfunding? 

O processo de crowdfunding começa com a escolha de uma plataforma de financiamento coletivo, onde serão feitas as transações financeiras, inclusão de comentários e sugestões do projeto.

De modo estratégico, o crowdfunding arrecada dinheiro para os empreendedores, ao mesmo tempo, as plataformas cobram sobre os valores arrecadados entre 5% e 15%. 

Ao criar uma conta na ferramenta, você inclui sua campanha de financiamento, descreve o projeto – com texto persuasivo e imagens atrativas -, define o valor desejado e as recompensas que cada um terá de acordo com os valores doados.

Um ponto importante é que na hora de estipular sua campanha, a plataforma oferece duas modalidades de negócios: tudo ou nada e flexível. Na primeira, o seu projeto só é concebido se o valor atingir o total dentro do período determinado. Caso isso não aconteça, ele será devolvido para quem o financiou. 

Já no modo flexível, ao final do prazo, será recebido o valor doado, independentemente de ter alcançado ou não sua meta. 

Vantagens e Desvantagens do crowdfunding 

Crowdfunding é uma estratégia que pode ser um divisor de águas para o crescimento de um projeto. Contudo, isso não significa que esse modelo de negócios será relevante para você. Pensando nisso, abaixo listamos os principais pontos positivos e negativos sobre o financiamento coletivo. Confira!

Vantagens 

  • Você tem a chance de contar com diversos tipos de investidores em todo Brasil e no mundo devido às plataformas digitais;
  • Eficiência no processo de captação;
  • Fortalecimento do empreendedorismo inovador em vários setores, cujo objetivo é resolver as dores do público. 

Desvantagens

  • Divulgação massiva a curto prazo pode não atrair bom número de investidores;
  • Precisa de esforço extra para conquistar pessoas dispostas a participar;
  • Os valores da doação podem não ser interessantes para nenhum dos lados.

Principais plataformas de crowdfunding

Podemos perceber que as plataformas são essenciais para um projeto de crowdfunding. De acordo com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), o número de sistemas cresceu 75% em um ano no Brasil. 

E como escolher a melhor?

Vale ressaltar que cada uma atua de acordo com suas características de investimento e nichos específicos. Sendo assim, listamos as principais do mercado brasileiro. Confira!

Equity crowdfunding

Modelo em que os investidores entram como sócios dos projetos e têm direito a participar dos resultados por meio de remunerações periódicas. 

  • Bloxs Investimentos;
  • BRAAIM;
  • Investweb;
  • Platta;
  • MyFirstIPO;
  • Benfeitoria

Peer-to-peer Lending 

Possibilita que investidores ofereçam empréstimos sem intermediários. 

  • Neexos;
  • Tutu Digital;
  • IOUU;
  • Catarse

Ativos judiciais 

As plataformas desse ramo oferecem a oportunidade de investir em ativos como precatórios federais, que são dívidas da União reconhecidas pela justiça e para as quais não cabem mais recursos.

  • Ajux;
  • Peerbr

Como criar um crowdfunding para desenvolver cursos on-line?

Ao longo deste artigo, ficou claro que crowdfunding pode ser uma ótima oportunidade de levar um projeto rápido, em tempo hábil e com bons recursos financeiros. 

Contudo, você pode levantar dinheiro para desenvolver seu próprio curso on-line. Mas essa é apenas uma das etapas, pois para colocar seu projeto no ar é importante contar com uma plataforma de sucesso. 

A EAD Plataforma é a melhor opção para você hospedar seus cursos on-line e ganhar dinheiro com bons conteúdos na internet. São diversos os motivos para adotar nossa plataforma, tais como:

  • ferramenta otimizada para dispositivos móveis;
  • ambiente virtual totalmente customizável para criação de uma identidade visual;
  • domínio próprio com certificado de segurança;
  • sistema de pagamento seguro e confiável;
  • possibilidade para inserir conteúdos de formatos diversos;
  • suporte técnico para produtores, afiliados e compradores;
  • opção de trabalhar com modelo de assinatura dos conteúdos;
  • emissão de certificados de conclusão do curso.

Para ficar ainda mais claro sobre as qualidades da EAD Plataforma, confira o vídeo abaixo:

Além disso, você conta com o EAD Player, incluso em todos os planos e oferece os melhores recursos para a criação dos seus vídeos, como, inclusão de legendas, controle de velocidade, formatos diferenciados, e muito mais. 

Percebeu nosso potencial em idealizar seus projetos? 

Se você quiser experimentar gratuitamente todas essas vantagens da EAD Plataforma, acesse este link e preencha as informações solicitadas!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy