Avaliação de desempenho de metas e resultados

Avaliação de desempenho de metas e resultados: como fazer em 4 passos

A avaliação de desempenho ainda é uma das ferramentas de gestão mais valiosas nas organizações. De valor estratégico, a avaliação de desempenho de metas e resultados é uma forma de mensurar e analisar a performance dos colaboradores visando promover a melhoria contínua do desempenho individual e coletivo.

Há diversas maneiras de fazer uma avaliação de desempenho. A escolha da metodologia mais adequada vai depender de uma série de fatores, como o tipo de atividade exercida, o perfil da empresa e dos funcionários, os objetivos estratégicos da organização, entre outros. 

Assim, um dos métodos mais eficazes que costumam ser implementados pelas empresas na gestão de pessoas é a avaliação de desempenho de metas e resultados.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona esse tipo de avaliação, porque ela é importante e quais são suas limitações.

Além disso, apresentaremos alguns exemplos de metas e também quatro dicas de como fazer avaliação de desempenho por metas:

  1. Conheça os seus colaboradores;
  2. Convide os colaboradores a participarem da definição das metas;
  3. Comunique a metodologia de avaliação de desempenho adotada;
  4. Acompanhe as metas e ofereça feedbacks constantes.

O que é e como funciona a avaliação de desempenho de metas e resultados?

A avaliação de desempenho por metas e resultados se concentra em mensurar e analisar a performance dos colaboradores considerando a capacidade deles alcançarem as metas pré-estabelecidas.

Esse método funciona a partir da definição de metas e resultados que os avaliados precisarão atingir. A avaliação, então, ocupa-se de verificar se o funcionário conseguiu cumprir ou não as metas ou mesmo se ele superou as expectativas de resultados.

Veja também: Questionário de avaliação de liderança: o que é e as 15 melhores perguntas!

Neste vídeo, Omar Branquinho, Diretor de Operações da Siteware, mostra como fazer a avaliação de desempenho de colaboradores usando metas e dados comportamentais:

Por que fazer avaliação de desempenho por metas?

A avaliação de desempenho de metas e resultados é um método que ajuda a esclarecer, com base em dados concretos, os pontos fortes e as fragilidades dos colaboradores.

A principal vantagem que conta a favor desse método de avaliação é a sua objetividade. O gestor consegue realizar análises mais precisas e menos subjetivas, comparando as metas estabelecidas com os resultados que os colaboradores conseguiram alcançar.

Veja mais: Tipos de avaliação de treinamento e como aplicá-los

Quais as limitações da avaliação de desempenho de metas e resultados?

A avaliação de desempenho de metas e resultados pode não ser a melhor alternativa para sua empresa, dependendo do intervalo entre uma avaliação e outra.

Isso porque, quando o intervalo é muito curto, fica mais difícil implementar as mudanças necessárias que vão, de fato, melhorar os resultados. A “calibragem” das metas conforme os pontos levantados em cada avaliação também fica prejudicada.

Para fins dessas adaptações com base nos resultados observados a cada avaliação, é mais indicado adotar períodos mais espaçados entre as avaliações

No entanto, se o período for muito longo, pode ser mais difícil levantar todos os dados acumulados e mensurar o cumprimento das metas.

Leia também: Como fazer um relatório de avaliação de treinamento? 5 dicas

4 dicas de como fazer avaliação de desempenho de metas e resultados?

Se você está interessado em implementar o método de avaliação de desempenho por metas e resultados, separamos aqui algumas dicas-chave que podem te ajudar a realizar essa tarefa de maneira mais eficaz.

1 – Conheça os seus colaboradores

A primeira dica para implementar o método de avaliação de desempenho por metas é, antes de tudo, conhecer os seus colaboradores. 

É muito importante conhecer as habilidades de cada colaborador, suas limitações e seus pontos fortes para que, assim, seja possível traçar metas mais coerentes e realistas com o potencial e as competências dos funcionários.

2 – Convide os colaboradores a participarem da definição das metas

Outro ponto que conta a favor desse método de avaliação é a participação dos próprios colaboradores durante o processo de definição das metas.

Envolver os funcionários tem o poder de aumentar o engajamento deles, favorecendo o alcance de bons resultados. Além disso, essa dica contribui também para deixar claro o que se espera dos colaboradores.

3 – Comunique a metodologia de avaliação de desempenho adotada

É muito importante para implementação efetiva desse método de avaliação que ele seja comunicado com transparência para todos os colaboradores.

Além de esclarecer as metas que precisam ser atingidas, é necessário também oferecer para os funcionários todo o suporte necessário para que eles alcancem os resultados esperados.

4 – Acompanhe as metas e ofereça feedbacks constantes

Por fim, faça o acompanhamento da evolução das metas e busque oferecer feedbacks constantes para os colaboradores, orientando-os sobre correções pontuais que podem ser feitas no meio do caminho para potencializar o desempenho.

Leia mais: 8 indicadores de treinamento e desenvolvimento para medir o desempenho dos seus colaboradores

Exemplos de metas para avaliação de desempenho

Bom, o que você achou das dicas que trouxemos aqui de como aplicar a avaliação de desempenho de metas e resultados?

Para encerrar este artigo, separamos alguns exemplos de metas para avaliação de desempenho que podem servir de inspiração para você na hora de estabelecer as metas para os seus colaboradores.

Veja:

  • Aumentar as conversões de fundo do funil de vendas em 15% no próximo trimestre;
  • Reduzir o índice de retrabalho para zero nos próximos 6 meses;
  • Diminuir a taxa anual de absenteísmo para 5% até o final de 2022;
  • Aumentar o volume de novos contatos de 80 para 100 por mês.

Definir metas de desempenho é importante, mas para ajudar seus colaboradores a alcançá-las, é fundamental promover sua capacitação.

Que tal usar uma plataforma EAD corporativa em sua empresa?

A EAD Plataforma, desenvolveu uma ferramenta completa, veja algumas das funcionalidades que  ela disponibiliza para você

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Emissão de certificados;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Cupons de desconto;
  • Fórum;
  • APIs de automação;
  • Segurança SSL;
  • Integração com outras soluções;
  • Área de gestão de alunos.

Que tal marcar uma apresentação para entender melhor como ela pode ajudar sua empresa? Faça também um teste grátis para conferir tudo na prática!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy