Uma boa comunicação interna é fundamental para conquistar vendas e fidelizar seu público-alvo. Nesse sentido, se você está em dúvida sobre como ampliar a comunicação com seus colaboradores, talvez deva se inspirar nos principais cases de endomarketing, como Coca-Cola e Toyota, por exemplo, para cativar seu time.
Afinal de contas, o capital humano é um dos principais ativos no desafio da competitividade. Nesse contexto, incentivar a produtividade de quem faz parte do grupo ultrapassa a ideia de que se deve apenas comemorar o aniversário do mês ou incluir uma foto de destaque do melhor funcionário. Isso porque existem estratégias de endomarketing para aprimorar essa interação e diminuir os problemas internos.
Mas, antes de descobrir quais são as táticas do endomarketing, é preciso entender seu conceito.
Sendo assim, endomarketing, também denominado como marketing interno, é um conjunto de práticas direcionadas ao público e ambientes internos de uma organização. Seus objetivos são fortalecer a integração entre seus colaboradores, reforçar os valores da instituição e alinhar suas expectativas com a empresa.
Em suma, quando uma organização estabelece uma relação saudável com seu time, ela visa melhorar sua imagem e fidelizar esse público com seu negócio.
Em paralelo, quando esse propósito é alcançado, significa que a organização conseguiu reter talentos e tornou-se uma marca empregadora, elementos fundamentais para o sucesso em um mercado acirrado.
Para você entender como funciona o processo, separamos 4 cases de sucesso de endomarketing para se inspirar e implementar no seu dia a dia. Confira abaixo!
5 ações de endomarketing e seus benefícios
Antes de mostrar os principais cases de endomarketing, é preciso entender que as ações de marketing nas empresas têm como objetivo engajar os colaboradores com a organização, podendo reduzir a taxa de turnover e otimizar os resultados.
Partindo desse propósito, são exemplos de ações de marketing:
- produzir eventos corporativos pensando no time;
- valorizar o desempenho individual e coletivo;
- melhorar os processos de comunicação interna;
- incentivar o diálogo e a troca de experiências;
- treinar e capacitar.
Quando bem realizadas, essas atitudes se convertem em benefícios, como:
- coesão: diferente da “panelinha” que atua por interesse próprio, aqui o time trabalha em conjunto em prol da missão estabelecida pela companhia;
- sentimento de equipe: aguçar a sensação de “unidos, venceremos” pode ser estimulado ou construído por meio do endomarketing, interferindo positivamente na produtividade e no crescimento da identidade da empresa;
- cultura organizacional: incorporar a ideia de que o colaborador faz parte da cultura da instituição não é um processo que se resume a descrever a missão, a visão e os valores da companhia. Aqui, é preciso educá-lo para, assim, sua prática refletir o espírito do ambiente;
- sensação de vitória: o endomarketing tem como premissa criar uma visão de que todos ganham para a empresa, mas também para si. Logo, é fundamental reconhecer as atitudes e os esforços individuais. Quando essa tarefa não se limita ao gestor, mas é valorizada pelo time, pode-se dizer que a missão é cumprida.
4 cases de endomarketing nas empresas
Intencionalmente ou não, companhias de sucesso ensinam muito sobre criatividade e inovação na hora elaborar suas estratégias, o que reflete em um mercado nacional e internacional repleto de campanhas de endomarketing para empresas. Para você se inspirar, separamos alguns cases. Confira!
1. Coca-Cola
A Coca-Cola é um dos maiores sucessos de marketing por usar estratégias que impactam o consumidor. Em 2016, por exemplo, cativou tanto seu público interno quanto externo ao realizar uma ação olímpica.
Na ocasião, a marca construiu um andar inteiro de uma das sedes para remeter aos Jogos Olímpicos, permitindo que os funcionários descansassem, interagissem com outros colaboradores e aprendessem mais sobre os valores da empresa.
Além disso, era possível tirar fotos com uma réplica da tocha olímpica e conversar com atletas famosos.
2. Toyota
Em suas ações de endomarketing, a Toyota busca criar oportunidades de integração dos seus funcionários desde o primeiro dia de trabalho. Com método, a empresa realiza atividades e treinamentos que apresentam a própria cultura, assim como a importância do trabalho em equipe.
Nessa dinâmica, são realizados workshops, palestras e brincadeiras para que o colaborador apresente novas ideias, sejam para agregar no seu trabalho ou na cultura do estabelecimento.
3. Best Buy
Durante muito tempo, a Best Buy, gigante do ramo de eletrodomésticos, sofrera com alta taxa de rotatividade de funcionários, chegando à margem de 60%. Ao perceber, por meio de pesquisas, que o perfil dos seus funcionários menos satisfeitos eram jovens, a companhia montou uma plataforma digital chamada Blue Shirt, que permitia interação entre todos.
No espaço virtual, as pessoas podiam trocar feedbacks, tirar dúvidas e se relacionar. Depois de vários testes, a plataforma conquistou bons números, reduzindo em cerca de 10% seu percentual de demissões.
4. BRMALLS
Uma das maiores empresas integradas de shopping centers da América Latina, a BRMALLS tem como missão reconhecer o desempenho individual de seus colaboradores. Sendo assim, a instituição implementou uma plataforma que facilitasse a gestão de metas e resultados, premiando as equipes com bons desempenhos.
No software, os resultados mantinham-se concentrados em uma única página, permitindo a visualização dos dados em tempo real. Logo, tornava-se uma estratégia que contribuía para o crescimento dos colaboradores e da companhia.
Leia também: Os melhores cases de sucesso interna de empresas para te inspirar
Como fortalecer o endomarketing com a ajuda da EAD Plataforma?
Ao longo deste artigo, foi possível perceber que o marketing interno busca manter um canal de comunicação entre os colaboradores, melhorando o ambiente profissional e reforçando os valores da instituição.
Nesse sentido, os cases de sucesso de endomarketing citados servem para inspirar você a criar uma relação mais saudável com seu time, quanto seu público-alvo e clientes.
Desse modo, que tal colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver um treinamento para seus funcionários?
A EAD Plataforma tem todos os recursos disponíveis para você aplicar suas habilidades e elevar a autoestima e produtividade de quem faz parte da sua empresa.
Com a EAD, você oferece aulas ao vivo com chat, forma grupos e turmas de maneira automatizada e organizada, oferecer cupons de desconto e até mesmo aplicar provas.
Além disso, você pode criar permissões, notificações e até mesmo fóruns para os colaboradores interagirem entre eles de maneira ainda mais dinâmica. Gostou? Então conheça nossa solução.
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024