Os melhores cases de sucesso na comunicação interna de empresas para te inspirar!

Estabelecer uma comunicação interna para os colaboradores é essencial para empresas que querem criar um ambiente de trabalho atrativo, diminuir a rotatividade e motivar os seus funcionários, além de reafirmar constantemente os valores da sua instituição. É por isso que, se você quer conhecer cases de sucesso na comunicação interna de outras empresas do mercado, chegou ao artigo certo!

A importância da comunicação interna nas empresas é tanta que, segundo a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, realizada pela Ação Integrada Agência de Comunicação, em parceria com a Aberje, 85% das empresas participantes têm as áreas de Comunicação Interna como centralizadoras da organização e divulgação das pautas da empresa.

Com os cases de sucesso de comunicação interna você consegue obter inspiração ou até mesmo criar formas de adaptá-los para a realidade da sua empresa. Desse modo, é possível transformar completamente a realidade dos funcionários para que sintam orgulho de pertencer à empresa. 

Neste artigo você vai conhecer 3 cases de sucesso na comunicação interna e dicas na hora de colocar a mão na massa para te inspirar!

Gostou? Então tenha uma ótima leitura!

Por que investir em ações de comunicação interna?

A comunicação interna ou endomarketing é muito importante para manter um canal com os colaboradores da empresa. Dessa forma, você mantém eles bem informados, cria uma relação de proximidade e traz mais engajamento e orgulho de pertencimento.

A comunicação interna existe em todos os processos que conversam com esse público. No entanto, de tempos em tempos é interessante lançar campanhas ou ações internas específicas para engajar ainda mais os colaboradores e funcionários. São nessas ações que encontramos os melhores cases de sucesso na comunicação interna 

É por isso que existem tantos exemplos de comunicações temáticas por aí, e a importância delas é tremenda para a motivação dos trabalhadores e, consequentemente, para a produtividade da empresa, além de criar um ambiente divertido para se trabalhar.

Melhores cases de comunicação interna nas empresas

Agora que você já entendeu a importância, chegou a hora de conhecer os 3 melhores cases de comunicação interna nas empresas para te inspirar!

BestBuy

Um dos mais conhecidos e melhores cases de comunicação interna nas empresas é a BestBuy. A BestBuy é uma empresa multinacional de eletrônicos dos Estados Unidos. Ela estava enfrentando alta rotatividade dos seus funcionários.

A empresa resolveu investigar o que poderia estar causando isso e descobriu que a comunicação interna com os colaboradores estava muito frágil e distante. 

Para resolver isso foi criada uma rede social exclusiva para funcionários, chamada Blue Shirt Nation. A rede social era totalmente horizontal, com troca de experiências de igual para igual entre todos os colaboradores. 

Essa ação foi capaz de diminuir significativamente a rotatividade dos funcionários, além de se tornar o canal oficial de comunicação interna da empresa. 

Netflix

Outro exemplo de comunicação interna nas empresas muito interessante é a Netflix. A Netflix é uma plataforma de streaming pioneira e muito conhecida mundialmente. A empresa possui uma cultura de marketing muito forte, e na comunicação interna não seria diferente.

E saiba que comunicação não é só o que é dito com palavras, mas também o que é mostrado. Os escritórios da empresa possuem diversas referências às suas produções originais, criando um ambiente imersivo que faz os colaboradores sentirem que estão dentro das séries e filmes que são lançados pela plataforma! 

Você se sentiria mais motivado se trabalhasse dessa forma?

Veja também: Importância da motivação no trabalho: Saiba os benefícios!

Toyota

Por fim, temos o exemplo da Toyota. A Toyota é uma empresa multinacional de carros. Ela é conhecida no mundo da comunicação interna pelos seus objetivos de manter as equipes integradas e criativas constantemente. 

Por isso, são investidos meses de treinamento em um processo de onboarding bastante completo para os novos funcionários. Nesse período eles aprendem tudo sobre o posicionamento da marca e os valores da instituição por meio de técnicas de comunicação interna. 

É por isso que os funcionários da Toyota são conhecidos por terem muito conhecimento sobre a empresa e autonomia para propor inovações no dia a dia de trabalho.

Dicas para criar cases de sucesso na comunicação interna

Além dos exemplos de comunicação interna nas empresas, conheça também algumas dicas que você não pode deixar passar na hora de desenvolver a área de comunicação interna da sua empresa.

  • Defina quais serão os canais de comunicação oficiais da empresa: desse modo, o seu público sempre saberá onde encontrar as informações que precisa e onde se atualizar dos assuntos do momento.
  • Empregue uma comunicação clara e direta, mas que seja também empática: a comunicação precisa ser simples e de fácil entendimento, mas é claro, sempre respeitosa. 
  • Mantenha uma frequência de comunicação: nada de aparecer para falar com os colaboradores apenas na Páscoa e no Natal, ok?
  • Permita que os colaboradores tragam ideias, insights e feedbacks: faça pesquisas regulares e mantenha os canais de comunicação abertos para que opinem sobre quais são as suas reais necessidades e desafios no momento.

Gostou dos nossos exemplos de comunicação interna nas empresas?

Em resumo, com a comunicação interna você mantém um canal com todos os colaboradores, melhora o ambiente de trabalho e reforça os valores da sua instituição para os seus funcionários. 

Neste artigo apresentamos alguns cases de sucesso na comunicação interna para te inspirar a criar as suas comunicações com muita qualidade! Afinal, manter uma comunicação com os seus é tão importante quanto com o seu público-alvo e clientes.

Agora que você já conseguiu inspiração, que tal colocar em prática os seus conhecimentos e criar o seu case de sucesso na comunicação interna? 

E lembre-se que a EAD Plataforma está sempre pronta para te oferecer um conteúdo de qualidade para alavancar os seus objetivos!

Conheça outros conteúdos que possam te interessar: 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy