importância da motivação no trabalho

Importância da motivação no trabalho: conheça os benefícios de manter seus colaboradores motivados

Manter os seus funcionários motivados no trabalho é um dos pontos-chave para o sucesso nos negócios. Essa motivação contribui para um melhor desempenho dos colaboradores, que resulta em melhores resultados para a sua empresa. 

Isso porque a motivação no trabalho é definida como o entusiasmo, o nível de energia, comprometimento e a quantidade de criatividade que um funcionário traz para a organização diariamente.

Assim, um dos pontos principais sobre a importância da motivação no trabalho é que, sem isso, organizações enfrentam produtividade reduzida, o que contribui para que não se consiga atingir metas importantes.

Além de evitar esse tipo de resultado indesejado para a sua empresa, outros benefícios da motivação no trabalho dizem respeito também a ganhos para o colaborador. Por exemplo, a motivação do trabalhador contribui para aumentar seu bem-estar, contribuindo para que ele tenha uma vida mais saudável. 

Antes de nos aprofundarmos no tema, vamos explicar afinal, qual a importância da motivação no trabalho?

Qual a importância da motivação no trabalho?

Para abordarmos a importância da motivação no trabalho em termos práticos, imagine a seguinte cena: um funcionário trabalhando em um ritmo mais lento, evitando tarefas, sem foco e colocando o mínimo de energia possível em sua função. Esse colaborador está claramente desmotivado

Isso é ruim para sua empresa não só do ponto de vista dos resultados que serão comprometidos com uma baixa produtividade deste funcionário em particular, mas também pelo efeito indireto disso em outros colaboradores, afinal a motivação ou, nesse caso, a desmotivação, pode ser contagiosa. 

E isso, potencialmente, impede toda a empresa de produzir um trabalho com o mais alto padrão ou atingir metas importantes.

Por outro lado, um funcionário entusiasmado, motivado e que se orgulha de seu trabalho realiza tarefas rapidamente e age de acordo com a vontade de fazer um bom trabalho, tanto para si mesmo quanto para a empresa. 

Neste outro cenário em que o funcionário sente-se motivado, ganham o colaborador, que tem mais chances de ascender dentro da organização, e sua empresa. 

Assim, esteja a sua organização entre as melhores ou em ascensão, a motivação da equipe é muito importante, não só para atingir bons resultados, mas também porque, no momento em que ela (a motivação) diminui, a receita e a produção poderão seguir nesta mesma direção. 

Principais benefícios da motivação no trabalho

A importância da motivação no trabalho relaciona-se a benefícios para empresa e para o colaborador. Veja desdobramentos disso:

Níveis de produtividade e satisfação maiores

Talvez este seja o benefício mais óbvio para a empresa: um funcionário motivado produzirá mais, o que trará melhores resultados. No entanto, o que pouco se comenta é que trabalhar produtivamente também influencia positivamente a experiência do funcionário, pois promove nele maior satisfação no trabalho.

Aumento da auto-estima

Outro benefício ao colaborador, relacionado com o que acabamos de ver, é o aumento de sua auto-estima, que acontece quando o funcionário trabalha motivado, desempenhando melhor suas funções. 

Vale lembrar que ninguém deseja se sentir desmotivado. Isso acontece por uma série de fatores internos e externos e, por isso, é preciso que se esteja atento a eles para que o clima organizacional em sua empresa seja de motivação e não o contrário. 

Níveis mais baixos de rotatividade de pessoal

Outro benefício da motivação no trabalho diz respeito ao aumento das taxas de retenção dos talentos da sua empresa, diminuindo a rotatividade de pessoal.  

Quando os funcionários recebem recompensas ou incentivos, eles se sentem altamente motivados e é improvável que procurem outra função. Especialmente, se outras empresas não puderem igualar seu pacote de remuneração.

Grande reputação e recrutamento mais forte

Organizações preocupadas a manterem alta a motivação dos funcionários geralmente oferecem experiências excepcionais a eles e têm uma marca interna forte. Isso é o resultado de estratégias orientadas por dados que dependem do feedback dos funcionários. 

Empresas com funcionários felizes e motivados retêm e atraem os melhores talentos, pois estes naturalmente irão “espalhar a palavra” de como é bom trabalhar em sua empresa. 

5 dicas para motivar seus funcionários

Manter e melhorar a motivação no local de trabalho pode ser um desafio para muitas empresas, pois nem todas as tarefas que precisam ser realizadas são necessariamente interessantes. 

Assim, é preciso que as empresas encontrem maneiras de manter seus funcionários engajados. Mas, como fazer isso? Veja as cinco dicas que trazemos abaixo!

Esses conteúdos também irão te ajudar nisso: 

1. Lidere com visão

Todo mundo quer saber que seus esforços estão indo em direção a algo. Qual é o próximo passo? Como é o sucesso da empresa? Um destino ajuda a motivar a jornada, portanto, certifique-se de que a visão para a empresa seja clara.

2. Defina metas claras e frequentes

Uma das chaves para se manter uma equipe motivada está em “quebrar” em partes menores um grande objetivo geral da empresa ou departamento. O que acontece é que quando dividimos esse objetivo geral em várias partes ou metas, o processo se torna mais tangível e fácil de entender como chegar lá. 

Além disso, conforme os funcionários vão atingindo essas metas com frequência, o sentimento de satisfação cresce, o que funcionará como um grande motivador para continuar para o próximo conjunto de metas.

3. Reconheça e recompense o excelente trabalho

As recompensas são particularmente boas promotoras de motivação e satisfação no trabalho e é uma forma dos gestores mostrarem que apreciam o bom trabalho desempenhado por seus funcionários. 

Por isso, dar o merecido reconhecimento não só aumenta a auto-estima, mas também o entusiasmo e a moral da equipe. Essa recompensa não precisa ser necessariamente monetária, pode ser um gesto, como conceder um dia de folga. 

4. Ofereça benefícios interessantes

Faça com que todos sintam que estão trabalhando no melhor lugar que podem estar. Oferecer benefícios e vantagens aos funcionários, como um bom plano de saúde, que visam a melhorar a vida de seus funcionários dentro e fora do trabalho, ajuda a aumentar o clima e o sentimento de lealdade à empresa.

Veja também: Como implementar um plano de carreira? 4 passos essenciais!

5. Contribua para o bem-estar dos funcionários

Não há dúvida de que usar recompensas como incentivo é um grande motivador. No entanto, se um funcionário estiver se sentindo muito exausto, ele não produzirá seu melhor trabalho – não importa o quanto tente. Por isso, é importante dosar o volume de trabalho exigido para não sobrecarregar seus colaboradores, preocupando-se assim com o bem-estar deles. 

Outra coisa que contribui para o bem-estar e motivação do funcionário no trabalho é a qualidade da atmosfera empresarial na sua empresa. Saiba como está a sua com este passo a passo para realizar uma pesquisa de clima organizacional e conheça indicadores de clima organizacional para monitorar sua organização. 

Bônus: Ofereça treinamentos e capacitações 

Oferecer treinamentos aos funcionários é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional deles e é uma das formas de mantê-los motivados e felizes na sua empresa. Se você está buscando uma abordagem diferenciada para motivar sua equipe nesse sentido, esses 12 filmes para treinamento e desenvolvimento podem te ajudar!

Agora que você já sabe da importância da motivação no trabalho, o que acha de motivar seus funcionários oferecendo a eles a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente? Conheça os recursos que a EAD Plataforma oferece para você montar seu treinamento online!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy