Conheça as melhores ferramentas de gestão de pessoas para usar agora!

Há quem pense que a gestão de pessoas em uma empresa é um bicho de sete cabeças. Mas saiba que com as ferramentas de gestão de pessoas certas tudo pode ficar mais fácil e trazer ótimos resultados. 

Hoje em dia, o RH das empresas já deixou de ser o setor responsável apenas pelas burocracias relacionadas aos funcionários de uma empresa. 

O setor conta com um papel muito mais estratégico voltado aos processos de recrutamento, capacitação, clima organizacional e muito mais.

Mas é possível notar uma certa dificuldade de algumas empresas nessa transição. A pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros da Endeavor constatou que a maior dor entre os empreendedores brasileiros está relacionada com a gestão de pessoas. A gestão de pessoas saiu na frente da gestão financeira, burocracia, inovação e marketing.

E é nessa realidade que surgem diversas ferramentas para ajudar no processo de gestão de pessoas, ao longo de toda a jornada do colaborador.  

Se você também está sentindo que a gestão de pessoas é uma das áreas que você encontra mais dificuldades, precisa conhecer as 6 melhores ferramentas que vão te ajudar nesse percurso.

Neste artigo você vai aprender o que são as ferramentas utilizadas na gestão de pessoas e quais são as principais que as empresas estão utilizando!

Animado(a)? Então tenha uma ótima leitura!

O que são ferramentas utilizadas na gestão de pessoas?

As ferramentas utilizadas na gestão de pessoas facilitam os processos que dizem respeito aos funcionários e colaboradores de uma empresa, conduzidos pela equipe de RH.

Existem ferramentas de gestão de pessoas para diversos processos internos. Elas buscam facilitar o contato com os funcionários, a análise de métricas de desempenho, a compilação de dados e muito mais.

Empresas que trabalham em modelo híbrido ou remoto e não conseguem estar tão presente no dia a dia dos seus colaboradores podem se beneficiar mais ainda dessas  ferramentas de gestão de pessoas. 

“Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação”

Henry Mintzberg

Saiba mais: Desafios da gestão de pessoas: descubra os 4 principais e como superá-los!

Quais são as principais ferramentas de gestão de pessoas?

Confira abaixo quais são as principais ferramentas de gestão de pessoas que as empresas utilizam atualmente.

Recrutamento

O recrutamento é uma grande parte da gestão de pessoas. É por meio dele que é possível manter a roda dos funcionários girando caso haja demissões ou crescimento interno. 

Mas recrutar novos profissionais pode ser uma tarefa complicada com tantas variáveis em jogo. Para te ajudar nisso, existem alguns programas que oferecem esse serviço, como a Gupy e a Recruta Simples

Processo de onboarding

O onboarding é o processo que um colaborador passa quando entra em uma nova empresa. Ele permite que o novo funcionário adquira mais rapidamente conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários no local de trabalho. 

Essa ferramenta faz com que o colaborador se sinta acolhido na criação de um ambiente agradável e no relacionamento com a equipe, promove motivação e diminui demissões e rotatividade. 

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho mede a produtividade dos colaboradores. Ela pode ser aplicada de acordo com o período que fizer mais sentido para a empresa, seja mensalmente, semestralmente ou anualmente.

Com os resultados, é possível realizar levantamentos e diagnósticos individuais de desempenho com os colaboradores. 

Existem softwares desenvolvidos exatamente para realizar a avaliação de desempenho, como o Avaliação e o Sistema RH1000.

Clima organizacional 

O clima organizacional é a medição de como os colaboradores estão se sentindo no ambiente de trabalho: ele é agradável ou desagrdável? Ele te passa motivação ou tédio? 

É uma métrica muito importante, porque um local de trabalho negativo é a receita perfeita para demissões em massa e má reputação de uma empresa. 

As ferramentas destinadas a isso oferecem um diagnóstico baseado em dados e opiniões dos próprios colaboradores. Com isso é possível agir rapidamente para corrigir algum problema no clima organizacional. Mas para isso é necessário realizar esse levantamento periodicamente. 

Treinamentos e capacitações

Os treinamentos e capacitações são necessários para atualizar constantemente os colaboradores, mantendo o corpo de trabalho sempre afiado. Eles podem surgir como soluções dependendo dos resultados das avaliações de desempenho. 

A EAD Plataforma é uma ótima ferramenta para oferecer treinamentos e capacitações em uma empresa. 

Feedbacks

Os feedbacks são essenciais em um ambiente de trabalho saudável. É por meio deles que o colaborador consegue reconhecer se o trabalho que está sendo realizado está acima ou abaixo das expectativas da empresa. 

Mas se engana quem acha que por trás dos feedbacks não há planejamento. É necessário incluir na empresa toda a cultura de feedback. Além disso, é recomendável criar um ambiente seguro para feedbacks, prestando atenção na linguagem, postura e local utilizados. 

E se você não sabe por onde começar com cada ferramenta de gestão de pessoas, saiba que existem muitas outras plataformas e softwares que entregam esses serviços de forma automatizada. 

Leia também: Frases de gestão de pessoas: 30 para se inspirar e motivar seus colaboradores!

Ferramentas de gestão de pessoas gratuitas

Se não está sobrando muita verba para investir nessa área, confira abaixo algumas ferramentas de gestão de pessoas gratuitas que podem te ajudar a desenvolver os seus próprios sistemas internos.

Slack

O Slack é um programa feito para facilitar a comunicação em uma empresa, excluindo a necessidade de e-mails. Nele é possível reunir pessoas em diferentes grupos e trocar informações em tempo real e de forma unificada sobre diferentes projetos. 

Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos e organização de tarefas. Nele é possível visualizar fluxos de trabalho e compartilhar com equipes inteiras para colaborarem nele. 

Google Forms

O Google Forms é um aplicativo de gerenciamento de pesquisas que oferece a possibilidade de criação de formulários personalizados. Com ele, é possível fazer pesquisas e questionários de todos os modelos para depois mensurá-los. 

Google Meet, Skype e Zoom

Por fim, não poderiam faltar os aplicativos de chamada de vídeo, como Google Meet, Skype e Zoom. Eles facilitam a interação entre colaboradores e a equipe do RH e são ótimos para reuniões. 

Essas foram algumas ferramentas de gestão de pessoas gratuitas, mas use e abuse da sua criatividade para transformar outras ferramentas do dia a dia a seu favor na gestão de pessoas!

Saiba mais: Conheça os 5 pilares da gestão de pessoas e saiba como conduzir seus colaboradores à alta performance

Está na hora de investir em ferramentas de gestão de pessoas!

Como vimos, utilizar ferramentas de gestão de pessoas pode te ajudar: 

  • Na otimização do tempo;
  • Na facilidade dos processos;
  • No desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  • Na sensação de pertencimento da empresa;
  • Na melhora dos resultados finais. 

Entre muitos outros a depender da ferramenta utilizada.

Mas não se esqueça de fornecer uma boa experiência aos seus colaboradores na hora de oferecer uma ferramenta de gestão de pessoas.

E, se você está buscando uma plataforma para te ajudar nessa jornada, saiba que a EAD Plataforma pode ser o que faltava para o seu negócio. 

Com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, a EAD Plataforma permite que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Nela é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online. 

E com a Plataforma Corporativa você pode treinar sua equipe, oferecer cursos à distância e reduzir custos. Com ambiente restrito para alunos convidados, tenha total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Gostou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy