tipos de gestão de pessoas

Conheça os 5 principais tipos de gestão de pessoas neste guia completo!

Atualmente, existem vários tipos de gestão de pessoas, devido à constante evolução no mundo corporativo e da sociedade de uma forma geral. 

Mas afinal, quais são os tipos de gestão nas organizações mais eficientes? Será que existe algum modelo ideal? 

O fato é que não há um modelo perfeito para gerir o capital humano de uma organização. Os líderes e gestores são livres para desenvolver estratégias específicas de acordo com os aspectos mais relevantes para o negócio.

Porém, se faz necessário o entendimento por parte dos gestores sobre os diferentes tipos de gestão de pessoas e, se for o caso, a adaptação destes modelos de acordo com os objetivos e metas da empresa.

Portanto, continue a leitura até o final e conheça os sete principais tipos de gestão de pessoas, além dos impactos que eles podem ter no dia a dia do seu negócio.

Quais são os tipos de gestão de pessoas? Confira os 5 principais modelos!

Ao longo de sua carreira todo profissional já passou por diferentes tipos de gestão de pessoas. Aliás, nem toda empresa segue o mesmo modelo de liderança e administração, não é verdade?

Cada organização possui um modelo distinto de liderança, porém, a chave para o sucesso de uma boa gestão é não ser muito rígido na escolha, e variar os tipos de acordo com o momento. Agora, descubra os 5 dos principais tipos de gestão de pessoas:

  • gestão meritocrática;
  • gestão de pessoas democrática;
  • gestão centralizadora;
  • gestão colaborativa;
  • gestão inspiradora.

Lembrando que antes da escolha é preciso avaliar o perfil da equipe de forma geral. Isso porque  a escolha errada pode comprometer seriamente a produtividade e o relacionamento da equipe.

Gestão meritocrática

A gestão meritocrática é uma das mais utilizadas por diferentes tipos de organizações, sendo considerado um modelo bem justo com foco em ressaltar o valor de cada profissional baseado tanto no  esforço que emprega, como nos resultados que gera para o negócio.

Se bem planejada, a gestão por mérito pode gerar grande motivação em seus colaboradores em busca do reconhecimento por seus feitos, o que consequentemente, aprimora suas habilidades, proporcionando resultados positivos para a empresa.

Para tanto , é de extrema importância que o líder seja imparcial e transparente, para que nenhum colaborador se sinta injustiçado e desfavorecido.

Gestão de pessoas democrática

A gestão democrática tem como foco dar voz para todos os colaboradores, ou seja, a equipe está a par de todos problemas e desafios da organização, e principalmente, para alguma tomada de decisão.

Esse tipo de gestão incentiva os colaboradores a se capacitarem cada vez mais, para assim, contribuir de forma mais efetiva nas próximas reuniões. O que nem precisamos falar que é benéfico para qualquer negócio, não é mesmo?

Em contrapartida, a gestão de pessoas democrática pode ser considerada um modelo mais lento, já que possibilita discussões mais longas da equipe para uma determinada tomada de decisão.

Gestão centralizadora

A gestão centralizadora foca apenas na figura do líder, que detém o máximo de tarefas e atribuições do trabalho, isso porque só ele possui as habilidades necessárias para a realização.

Esse modelo é extremamente prejudicial para o ambiente de uma organização, afinal, gera uma grande desmotivação dos colaboradores já que eles não conseguem enxergar oportunidades de crescimento na empresa, e principalmente, sabem que não estão sendo valorizados o suficiente.

De acordo com um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page, disponibilizado neste artigo do G1, 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe.

Vale ressaltar que em determinados momentos, como de crise, por exemplo, a centralização pode ser uma boa alternativa. Porém o ideal é investir em tipos de gestão de pessoas que tenham como foco promover a integração da equipe como um todo.

Hoje em dia, dificilmente bons profissionais permanecem em empresas que não valorizam suas habilidades e talentos. Cada vez mais eles estão em busca de fazer parte de organizações mais flexíveis e inovadoras, na qual eles possam  agregar com seus conhecimentos sem represálias.

Gestão colaborativa

De um modo geral, a gestão colaborativa tem como principal característica a descentralização das tomadas de decisões de um negócio.

Em um modelo tradicional, o líder/gestor é o responsável por tomar a frente e tomar determinadas decisões em nome da equipe. Mas, no gerenciamento colaborativo, todos os colaboradores contribuem para uma decisão final.

Uma das ferramentas mais utilizadas nesse tipo de gestão é o brainstorming, por exemplo, já que a técnica reúne as melhores ideias e sugestões para a solução de um desafio ou problema da organização.

Gestão inspiradora

tipos de gestão de pessoas

A gestão inspiradora é um dos modelos mais eficientes para deixar todos os colaboradores mais motivados e produtivos, além de proporcionar uma melhora nos relacionamentos dentro do ambiente de trabalho.

Ela tem como base a presença de um líder inspirador, que é um exemplo para sua equipe em todos os sentidos. Não somente na boa execução das tarefas do trabalho, como também suas habilidades humanas e seu comportamento para com os outros.

Esse tipo de gestão exige um grande esforço do líder, mas é capaz de desenvolver times de alta performance sem precisar utilizar sua autoridade de forma autoritária.

Tipos de gestão de pessoas: considerações finais

100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios” – Simon Sinek, autor e palestrante.

Essa reflexão acima se encaixa perfeitamente com este conteúdo, já que antes de qualquer processo ou estratégia precisamos buscar entender mais sobre o próprio ser humano e suas individualidades.

Agora que você já sabe quais os principais tipos de gestão de pessoas, chegou a hora de avaliar qual ou quais se encaixam melhor com o perfil de sua equipe, e partir para colocar em prática sua gestão de alta performance.

E para te ajudarmos ainda mais nessa missão, veja abaixo outros conteúdos que podem te ajudar nessa jornada:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy