desafios da gestão de pessoas

Desafios da gestão de pessoas: descubra os 4 principais e como superá-los!

Desafios na gestão de pessoas é o que não faltam, afinal, se trata de um assunto complexo que envolve fator humano, então é natural que se tenha alguns obstáculos que precisam ser superados.

Gerir pessoas realmente não é uma tarefa fácil, e por isso, resolvemos elaborar esse conteúdo completo com os 4 principais desafios da gestão de pessoas, além de dicas de como solucioná-los da melhor forma possível.

Então, continue a leitura até o final para descobrir!

Preparado? Então, vamos lá!

Mas antes de qualquer coisa, vamos reforçar o entendimento sobre o que é gestão de pessoas.

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é o setor responsável por administrar o capital humano dos negócios, ou seja, é a área que garante o bom gerenciamento de todos os colaboradores de uma organização.

Ela tem como principal objetivo encontrar as melhores técnicas e práticas para abranger todos os funcionários da empresa em direção a um objetivo em comum. Só com essa informação já dá para saber que o trabalho não é fácil, mas também não é impossível.

Quais os principais desafios da gestão de pessoas? Confira os 4 principais e como superá-los!

Agora, confira abaixo os principais desafios da gestão de pessoas e como superá-los da melhor maneira possível.

Encontrar bons talentos 

Todo empreendedor sonha em encontrar bons talentos para o seu negócio, aqueles que possuem um espírito de equipe, proatividade, sejam qualificados e comprometidos com os objetivos da organização, não é mesmo?

Mas isso acaba sendo um desafio, pois nem todo mundo sabe como fazer para identificar esses profissionais em meio a multidão.

Entretanto, para superá-lo entenda que existem, basicamente, duas frentes para a identificação de talentos: 

  • momento da contração de novos colaboradores;
  • identificação de habilidades do quadro atual de funcionários.

Na contratação, alguns pontos simples podem ajudá-lo a atrair as pessoas certas, como criar uma boa descrição do cargo em questão, que mostre muito além das tarefas que terão que ser exercidas, como também a cultura organizacional da empresa.

Outro ponto de atenção é saber identificar o potencial dos próprios colaboradores da empresa, visto que isso é um grande potencializador do seu negócio.

Manter a equipe motivada

Outro dos grandes desafios da gestão de pessoas é manter a equipe motivada. E sabemos que um time motivado é capaz de gerar muito mais resultados do que um não tão engajado com o trabalho, não é mesmo?

Por isso, cabe à área de RH da organização adotar medidas e práticas para manter a motivação de todos os colaboradores. Segue abaixo alguns exemplos do que pode ser feito:

  • autorização de mais benefícios empresariais;
  • elaboração de um quadro de carreira;
  • flexibilidade de horários;
  • entre outros.

Desenvolver os colaboradores

Investir no desenvolvimento de todos os funcionários da empresa é fundamental para o sucesso do negócio, porém um grande desafio da gestão de pessoas.

Com o dinamismo do mercado, é preciso sempre estar atento às novidades e se preparar para as mudanças. Para isso, é preciso oferecer treinamentos e cursos específicos para todos da equipe, e assim, garantir que todos estejam antenados nas tendências.

Existem várias maneiras de promover esse tipo de iniciativa dentro da empresa, a mais popular é onde a própria organização faz a realização de treinamentos internamente. E para isso, recomendamos que conheça a EAD Plataforma.

A solução completa para você que deseja treinar sua equipe, oferecendo a melhor experiência a distância com custos reduzidos. Nela você tem um ambiente restrito para alunos convidados, além de total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Ficou interessado? Então, o convidamos a testar a EAD Plataforma agora mesmo, totalmente sem compromisso!

O ponto é que esse tipo de iniciativa é muito bem visto pelos colaboradores, já que eles se sentirão gratos pelo auxílio, além de se sentirem mais valorizados pela empresa e aprimorarem ainda mais sua performance.

Cuidar do clima organizacional

O ambiente e as relações interpessoais são pontos que exercem muita importância no desempenho e no grau de motivação dos colaboradores de forma geral.

Para manter o clima organizacional saudável é preciso tomar algumas iniciativas protetivas a problemas e situações que possam impactar o ambiente de trabalho negativamente. 

Nesse ponto, a gestão de pessoas desempenha um papel essencial, sendo ela a responsável por contornar os conflitos no ambiente de trabalho, além de proporcionar maior integração entre os colaboradores.

A empresa, por sua vez, precisa buscar sempre manter a transparência para com sua equipe inteira, visto que isso contribui para um clima mais agradável dentro da organização.

Veja também: Para que serve a pesquisa de clima organizacional? Como fazer?

Considerações finais

Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação” – Peter Drucker, escritor, considerado pai da administração ou gestão moderna.

Essa reflexão acima se encaixa perfeitamente com este conteúdo, já que reforça a ideia de que os desafios da gestão de pessoas fazem parte de qualquer organização, e para superá-los é preciso cooperação.

Agora que você já sabe tudo sobre os desafios da gestão de pessoas, chegou a hora de colocar a mão na massa! Pegue tudo o que aprendeu neste conteúdo e passe a aplicar em seu negócio, temos certeza que verá os resultados em pouco tempo.

E para te ajudarmos ainda mais nessa missão, veja abaixo outros conteúdos que podem te ajudar nessa jornada:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy