Você se preocupa com a gestão do clima organizacional na sua empresa?
Existem diferentes formas de definir o que é o clima organizacional. No geral, trata-se da maneira com que o ambiente de trabalho é percebido pelos funcionários que fazem parte da empresa.
O clima tem a ver também com as experiências que são oferecidas aos colaboradores da empresa e com o nível de satisfação, motivação e engajamento desses profissionais.
O clima organizacional exerce influência direta no desempenho individual e coletivo e deve ser tratado com bastante atenção pelos gestores.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é e qual o papel da gestão do clima organizacional.
Continue a leitura para conferir também as etapas da gestão do clima organizacional para você implementar na sua empresa:
- Realize uma pesquisa de clima organizacional;
- Crie um plano de ação para melhoria do clima organizacional;
- Coloque em prática o plano de ação;
- Monitore o desempenho da gestão do clima organizacional.
O que é a gestão do clima organizacional?
A gestão do clima organizacional pode ser definida como um conjunto de boas práticas e estratégias que têm como foco garantir um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores.
Esse tipo de gestão busca compreender a experiência que é oferecida aos funcionários da empresa e identificar oportunidades de torná-la mais satisfatória.
A gestão organizacional lida com aspectos relacionados, por exemplo, à motivação dos funcionários, à qualidade dos materiais e equipamentos de trabalho que são disponibilizados, aos conflitos internos, às relações interpessoais e ao reconhecimentos dos esforços.
Veja também: Comunicação empresarial: definição, tipos e dicas para melhorar esse aspecto no seu negócio
Qual o papel da gestão do clima organizacional?
O papel da gestão do clima organizacional é analisar e entender qual é a percepção coletiva que os colaboradores têm sobre a empresa e implementar as melhorias necessárias para garantir a satisfação e o melhor desempenho deles em suas funções.
Também cabe à gestão do clima organizacional trabalhar o relacionamento entre a empresa e seus funcionários e oferecer um ambiente harmonioso, sem perder de vista as diferenças de perfil, opiniões e objetivos pessoais entre os colaboradores.
Leia também: Motivação: 12 filmes para treinamento e desenvolvimento
Quais são as etapas da gestão do clima organizacional?
Agora que você já sabe qual o papel da gestão do clima organizacional, é hora de conferir quais são as etapas essenciais para implementar esse tipo de gestão e melhorar o clima na sua empresa.
1 – Realize uma pesquisa de clima organizacional
Tudo começa com uma pesquisa de clima organizacional. Com essa ferramenta, é possível fazer um diagnóstico e obter insights valiosos sobre a percepção dos colaboradores e, a partir da perspectiva deles, identificar quais mudanças precisam ser feitas para melhorar o clima da organização.
Dentre os principais fatores que podem ser analisados em uma pesquisa de clima, destacam-se:
- qualidade do local de trabalho;
- aspectos que desmotivam e motivam os colaboradores;
- a maneira com que as tarefas são distribuídas;
- capacitação dos colaboradores para as funções que exercem;
- qualidade do relacionamento com os líderes.
Para saber como fazer sua pesquisa de clima organizacional, que tal assistir a este vídeo da Sólides?
2 – Crie um plano de ação para melhoria do clima organizacional
Com base na pesquisa de clima, você deverá criar um plano de ação para orientar a gestão e implementar as melhorias necessárias.
Nesse plano é preciso constar todas as estratégias usadas com o objetivo de tornar o clima organizacional mais harmonioso e favorável para o desempenho dos colaboradores.
Não deixe de criar um calendário para implementação de cada estratégia e apontar os responsáveis por colocá-las em prática.
Se você quer dicas de como criar um plano de ação, fique de olho neste vídeo da Siteware:
3 – Coloque em prática o plano de ação
Nesta etapa da gestão do clima organizacional, você deve colocar em prática todas as estratégias definidas no plano de ação, como:
- melhoria da comunicação interna;
- reconhecimento dos esforços;
- treinamentos e investimentos em capacitação;
- implementação de novas ferramentas de trabalho;
- reuniões periódicas de feedback;
- flexibilização do horário de trabalho;
- delegação de tarefas de acordo com as competências de cada colaborador;
- remuneração mais justa e competitiva.
Veja mais: 7 dicas para gestão de pessoas: como construir equipes de trabalho produtivas e engajadas
4 – Monitore o desempenho da gestão do clima organizacional
É muito importante acompanhar o desempenho da gestão do clima da organização. Para isso, é possível utilizar indicadores, como a taxa de turnover, retenção, satisfação e produtividade dos colaboradores.
A partir desse acompanhamento, é possível realizar os ajustes necessários para tornar o clima organizacional mais saudável e favorável para o alcance das metas e objetivos da empresa.
Leia mais: Segredo do suce$$o: o que é pedagogia empresarial e como lucrar?
Bom, agora que você já conhece as etapas da gestão do clima organizacional, dedique-se a esse importante aspecto da sua empresa.
Em vez de oferecer um ambiente hostil e pouco acolhedor para os seus funcionários, dê a eles a oportunidade de trabalhar em um local que valoriza e reconhece seus esforços, que sabe ouvir o que eles têm a dizer e que disponibiliza as ferramentas e condições ideais para eles desempenharem suas atividades da melhor maneira possível.
A EAD Plataforma pode ajudar sua empresa a treinar colaboradores, fazendo-os se sentir prestigiados e capacitados para suas tarefas.
Faça um teste grátis e conheça nossa plataforma de treinamento para empresas!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024