Nos últimos anos, o RH tem se tornado cada vez mais indispensável para as empresas que buscam escalar seus negócios. Com isso, o conceito de RH estratégico tem sido muito disseminado.
Mas, afinal, o que isto significa? Quais as reais vantagens de investir nesse modelo de setor?
Essas são algumas das perguntas que respondemos ao longo deste artigo. Por isso, continue lendo e tire suas dúvidas.
O que é RH estratégico?
O RH estratégico é um modelo de gestão em que o setor atua como parte ativa na busca pelos objetivos do planejamento estratégico, afinal, os colaboradores são compreendidos como essenciais para o alcance do sucesso. Portanto, a área responsável pela gestão de pessoas ganha papel menos operacional e mais estratégico
Para que o RH fortaleça seu papel estratégico, é necessário que ele consiga ir além das funções administrativas, como:
- controle da folha de pagamento,
- recrutamento,
- acompanhamento de horas extras e afins.
É fundamental que ele passe a oferecer soluções para contribuir com o alcance das metas da organização.
Entendendo isso, a próxima pergunta que vem à nossa mente é: como tornar o RH mais estratégico e quais as vantagens deste modelo. É sobre isso que falaremos adiante.
Quais as vantagens de um RH estratégico?
A visão “tradicional” de RH vê o setor como responsável somente pela parte burocrática e operacional da gestão de pessoas. Por outro lado, o RH estratégico segue executando estas atividades, mas de forma eficiente e otimizada.
A área participa ativamente do planejamento estratégico da empresa e é capaz de traçar ações internas que possam direcionar a empresa rumo ao alcance das metas e objetivos definidos.
Isto porque o RH estratégico tem como foco potencializar os resultados da equipe, aumentando sua produtividade, por exemplo, para, consequentemente, alavancar o sucesso da organização.
A principal vantagem de um RH estratégico é aprimorar os processos do setor para que isso permita:
- encontrar os melhores profissionais para integrar o time;
- fazer a gestão de talentos;
- desenvolver modelos de treinamento eficiente, para a melhoria contínua;
- manter os colaboradores engajados para manter a produtividade;
- alcançar o alto desempenho.
Vale lembrar que, mesmo que a empresa invista em tecnologia de ponta e tenha bons produtos ou serviços, dificilmente será capaz de atingir suas metas se não tiver uma equipe qualificada que dê andamento aos seus projetos.
Quais as funções do RH estratégico?
A partir do momento em que a área de RH ganha papel estratégico na dinâmica corporativa, o setor passa a cumprir algumas obrigações como:
- tomar decisões embasadas em dados;
- planejar antes de agir;
- buscar melhores resultados de forma contínua;
- inovar em processos antigos para otimizar a rotina operacional.
E, para cumprir com essas novas expectativas para o setor, mais funções precisam ser implementadas no dia a dia, tais como:
- Planejamento de atração e retenção de talentos;
- Definição e alinhamento de objetivos;
- Monitoramento de indicadores;
- Melhorias de comunicação interna.
Entenda mais sobre cada uma delas, a seguir.
Planejamento de atração e retenção de talentos
Um RH estratégico sabe que identificar os melhores perfis de funcionários para a empresa e conseguir direcioná-los para posições em que suas habilidades serão potencializadas é essencial.
Portanto, além de fortalecer a marca empregadora para conseguir recrutar talentos, cabe ao setor traçar formas de manter esses profissionais o maior tempo possível.
Para isso, é preciso estudar tendências de mercado e descobrir o que eles buscam e como se sentem reconhecidos e valorizados dentro das organizações.
Definição e alinhamento de objetivos
Para pautar suas ações, a área de RH precisa ter clareza sobre o modelo de negócios da organização, bem como seus principais objetivos e metas.
Afinal, um RH estratégico precisa traçar ações coerentes à realidade da companhia, que gerem impactos relevantes para os resultados que ela deseja.
Monitoramento de indicadores
Talvez um dos principais desafios ao transformar o RH em um setor estratégico é estabelecer indicadores de desempenho e monitorá-los.
E este passo é também essencial. Os dados mais importantes sobre os profissionais da empresa estão nas mãos do RH, entre eles:
- análise de desempenho;
- produtividade;
- seleção de equipe;
- satisfação do time;
- eficiência operacional e mais.
Portanto, a área precisa ser capaz de conectar todas essas informações e extrair insights para os gestores que auxiliem no ganho de produtividade.
Um bom sistema de RH pode reunir e fornecer estes indicadores para análise.
Melhorias de comunicação interna
Implementar melhorias para que a comunicação interna flua também está entre as missões que um RH estratégico possui.
Garantir que as informações cheguem às pessoas e que elas se sintam envolvidas nas decisões tomadas para o futuro da empresa transmite confiança aos funcionários e evita burburinhos e crises internas em função de informações desalinhadas.
5 passos para implementar um RH estratégico
A essa altura, certamente você já compreendeu a importância de um RH estratégico para a empresa que deseja ir além e se destacar no mercado.
No entanto, adotar este tipo de gestão não é uma medida que acontece de um dia para o outro e demanda uma mudança de cultura organizacional.
Listamos 5 ações para nortear esta transformação na sua empresa.
Use a tecnologia para reduzir tarefas operacionais
Quanto menos tempo o RH perder com ações burocráticas, mais ele terá espaço para assumir uma postura propositiva e estratégica diante dos desafios da empresa, na gestão de recursos humanos.
Portanto, apostar em plataformas de recrutamento, por exemplo, e contratar softwares de gestão para reunir todos os dados de forma automatizada e sem se perder em meio a mil planilhas são boas práticas para conseguir melhores resultados.
Tenha clareza das suas metas
A partir do momento em que a área se envolve no planejamento da empresa, ela precisa ter consciência de quais metas são importantes para contribuir com os objetivos da companhia.
Estas metas podem ter a ver com favorabilidade do clima, redução de turnover, etc. Tudo irá depender do que faz mais sentido diante do contexto da empresa.
Entenda o negócio
Para se tornar um RH estratégico, é imprescindível ter uma visão sistêmica do negócio.
Afinal, contratar um time de alto potencial só é possível se a área responsável por esse recrutamento compreender que tipo de profissional se encaixa no dia a dia e nas necessidades da organização.
Treine pessoas
Investir, desenvolver e motivar pessoas é o principal papel do RH estratégico. Mapear necessidades de treinamento e ajudar o time a crescer e melhorar em performance só é possível se a área estiver atenta a quem faz o dia a dia da empresa.
Tome decisões por meio de dados
Como já citamos anteriormente, um RH estratégico tem várias informações dos funcionários mapeadas e utiliza esses dados de maneira assertiva, propondo melhorias e construindo um ambiente de trabalho cada vez melhor e mais produtivo para todos.
Como anda o RH da sua empresa? Ele é capaz de propor transformações e inovar nos processos?
Refletir sobre este tema pode te trazer insights interessantes para mudar o papel do setor dentro da empresa e torná-lo parceiro da gestão para conseguir resultados melhores e um time motivado e de alta performance.
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024