automação escolar

Automação escolar: futuro ou presente? Confira nossa análise e descubra

A automação escolar usa uma série de ferramentas tecnológicas para facilitar tarefas e processos relacionados à operação de uma escola. 

Para isso, são usados softwares específicos, sistemas integrados ou até mesmo inteligência artificial. Dessa maneira, professores, alunos e funcionários se concentram em atividades mais importantes, como ensinar e aprender.

Essa realidade pode até parecer história de cinema, mas já está presente em nossa rotina, seja para facilitar a gestão de matrículas, notas e faltas dos alunos até a geração de boletins, gerenciamento de bibliotecas e agendamento de aulas. 

E o melhor: tudo isso é feito com tecnologias práticas e que não exigem o conhecimento avançado em termos técnicos ou códigos de programação.

Ficou curioso? 

Se você pretende promover mudanças em sua instituição de ensino, este artigo é para você!

Continue conosco e saiba como levar sua escola para um próximo nível. 

O que é automação educacional? 

A automação educacional reúne uma série de soluções tecnológicas que melhoram a produtividade, empenho em atividades mais estratégicas ou delicadas, além de otimizar a experiência de pais, responsáveis e alunos. Entre as principais opções, destacam-se assistente virtual, aplicativos de mensagem e plataforma EAD. 

Em outras palavras, as tecnologias ficam responsáveis por executar demandas repetitivas, e as pessoas passam a cuidar de ações mais estratégicas para o crescimento da instituição. 

Como vimos acima, a Plataforma EAD (Ensino a Distância) é um ótimo exemplo de automação escolar. 

Em suma, trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem que facilita a implementação de cursos e treinamentos on-line. 

Isso é possível graças aos recursos que são disponibilizados por essas plataformas, tais como: 

  • aulas em vídeo;
  • material didático em formato digital;
  • fóruns de discussão;
  • testes e avaliações. 

Nesse contexto, os alunos estudam em qualquer lugar e a qualquer hora, desde que tenham acesso à internet. 

Adicionalmente, as plataformas EAD facilitam a interação entre alunos e professores, o que proporciona um aprendizado personalizado e adaptado às necessidades de cada estudante. 

Entretanto, você deve estar se perguntando: “quais são as aplicações da automação em uma escola?”. É isso que discutiremos no próximo tópico. Continue conosco e acompanhe! 

Aplicações da automação em uma escola: confira as principais opções! 

Existem várias maneiras de implementar aplicações de automação em uma escola. O uso da inteligência artificial para eliminar processos manuais no atendimento é um ótimo exemplo. Ele responde imediatamente o usuário, tornando o processo mais rápido e eficaz. 

Gestão de matrículas 

Você também pode facilitar o processo de matrículas e rematrículas em sua instituição de ensino. Para isso, considere investir em sistemas ERPs, que executam essas demandas de maneira simples, explicativa e rápida. 

Controle de fluxo de caixa 

Ao usar um software financeiro, você reúne em um único sistema tudo que você precisa para gerenciar o fluxo de caixa do seu negócio, desde cobranças, até gerenciamento de entradas e saídas.

Cobrança de inadimplentes 

Outra mão na roda da automação escolar é o uso de mensagens automáticas para cobrar pessoas inadimplentes. 

Aliás, quem já passou por esse tipo de situação sabe o quanto é complicado e desagrádavel para ambas as partes esse processo. 

E, com o envio de cobranças e lembretes de pagamento de maneira automatizada, você ganha mais agilidade e evita aborrecimentos com os pais dos alunos.

Parece um sonho, não é mesmo? Na verdade, a automação escolar não é algo do futuro, mas já faz parte da rotina de diversas instituições de ensino.

Uma prova disso é que, pela primeira vez, em dez anos, o número de alunos que entraram em cursos à distância do ensino superior foi maior que o do ensino presencial.

Pelo menos, é o que aponta este estudo divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 

alunos ensino superior

É hora de investir em automação aplicada às escolas? 

Sim. A propósito, um estudo divulgado pelo Inep revela que, em 2009, o número total de alunos no ensino superior era de somente 16,1% no EAD. Dez anos mais tarde, o cenário pulou para 43,8% dos ingressantes.

Contudo, a automação aplicada às escolas não pode ser feita de qualquer forma. É preciso ter atenção com algumas etapas, como o planejamento. Isso, porém, é assunto para o próximo tópico. 

Como fazer automação escolar? Veja 3 passos essenciais! 

Implementar a automação escolar exige a definição de três critérios importantes: mapeamento das atividades, identificação dos objetivos da instituição e escolha de um software de educação. 

Eles devem ser pensados com cuidado para que a escolha da tecnologia não seja um problema, mas sim uma solução para a instituição 

1- Faça um mapeamento das atividades 

O primeiro passo é fazer um mapeamento das atividades aplicadas pela secretaria e pela coordenação da instituição. 

Isso permite que você identifique os problemas operacionais com mais facilidade e encontre a maneira mais viável de sistematizar cada gargalo da escola. 

2- Identifique os objetivos da instituição 

Outra dica importante é descobrir as principais necessidades da escola para alcançar os seus objetivos com a automação. 

Tal planejamento faz com que todos atuem em prol dos mesmos objetivos e não tenham resistência às mudanças. 

Por exemplo: os colaboradores podem sugerir a automação na cantina escolar ou a automação de bibliotecas escolares.

Ouça os membros da sua equipe pois eles entendem o processo de maneira geral e saiba o que, de fato, precisa ser alterado. 

Aliás, confira este vídeo e entenda na prática como fazer o levantamento de necessidades da sua empresa. É só dar o play: 

3- Invista em um software educacional 

A escolha de um software educacional de qualidade é vital para o sucesso da automação escolar, pois é preciso reunir professores e alunos em um sistema descomplicado e seguro. 

Para isso, considere investir em uma ferramenta de EAD, pois ela permite que você implemente a automação em sua escola sem burocracia. 

Quer saber mais? Assista a este vídeo e confira: 

Próximos passos da automação aplicada às escolas

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre automação escolar. E, caso queira trazer essa revolução para a sua escola, conheça a EAD Plataforma.

Nela, você pode oferecer a flexibilidade de estudo a distância ou híbrido para seus alunos. 

Para isso, você tem acesso a quizzes, provas e acompanhamento do progresso de estudos.

Além disso, o sistema conta com uma área exclusiva de suporte com feedback personalizado, permitindo que o estudante tenha uma experiência de aprendizado positiva e alcance seus objetivos com certificação ao final do curso.

Parece interessante?

Então, agende uma demonstração ao vivo e veja como a EAD plataforma pode ser útil para você! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy