Gestor educacional

Gestor educacional: saiba o que é, quais são as principais atribuições e qual a importância desse profissional para o EAD

A educação à distância se confirma como tendência a cada ano. Pelo menos é que diz um levantamento feito pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

A pesquisa, que compreende o período entre 2009 e 2019, mostrou que o número de alunos matriculados em graduação à distância cresceu quase 379%, saltando de 330 mil para 1,5 milhão de estudantes.

Considerando os cursos livres, o somatório de estudantes matriculados nessa modalidade é superior a 9 milhões.

E com a pandemia de Covid-19, muitas escolas de ensino fundamental e médio precisaram migrar para o formato EAD como forma de garantir que continuassem os estudos mesmo com as medidas de distanciamento.

Nesse contexto, o papel do gestor educacional se tornou ainda mais necessário e importante para a garantia do bom desempenho dos alunos durante as aulas remotas e também da instituição à qual ele faz parte e representa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é ser gestor educacional, quais são as funções de quem ocupa esse cargo e qual a importância da atuação do gestor educacional no ensino à distância.

O que é ser gestor educacional?

A gestão educacional, assim como a empresarial, se refere ao conjunto de práticas administrativas que são implementadas pelo gestor para garantir o bom funcionamento da instituição de ensino em seus diferentes âmbitos (pedagógico, financeiro, comunicacional, administrativo, etc).

Tendo isso em vista, podemos definir o que é ser gestor educacional como a pessoa capaz de gerenciar e organizar uma instituição de ensino tendo como base as diretrizes e políticas educacionais existentes.

O gestor educacional é o profissional responsável por implementar e monitorar o projeto pedagógico de modo a garantir que todos os estudantes da escola possam atingir seus objetivos de aprendizagem.

Ser um gestor educacional é saber enxergar a instituição de maneira holística, considerando suas diversas áreas e a influência que uma exerce sobre a outra. 

A atuação do gestor educacional deve assegurar que os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade. Além disso, ele zela pelas boas condições de trabalho dos educadores e faz a articulação entre todos os assuntos que tangem a gestão pedagógica.

Esse profissional atua em várias frentes do ecossistema educacional. Geralmente, ele possui formação em Pedagogia, mas também pode ser formado em áreas relacionadas à Administração.

Leia também: Transformação digital na educação: o novo ensinar e aprender

Qual a função do gestor educacional?

O gestor educacional tem como função garantir o sucesso dos alunos e da instituição que ele representa. Cabe a esse profissional propor soluções que ajudem a escola e seus estudantes a superarem desafios presentes no processo de aprendizagem e ensino.

Outra função que compete ao gestor educacional é liderar a comunidade escolar, promovendo a mediação entre alunos, responsáveis, professores e toda a comunidade ao redor da escola.

O gestor educacional também pode ficar responsável pela comunicação com o público externo, contribuindo para definição de estratégias de marketing com foco na reputação da escola e na captação de novos alunos.

Na prática, as atribuições que são definidas para o profissional que ocupa o cargo de gestor educacional podem variar de uma instituição para outra.

Há escolas, por exemplo, em que o gestor educacional fica encarregado de realizar atividades de caráter mais administrativo, enquanto que as tarefas de cunho pedagógico ficam a cargo de um coordenador pedagógico com formação específica nessa área.

Em uma universidade corporativa, por exemplo, o gestor educacional normalmente tem formação em recursos humanos e seu foco de aprendizado está ligado aos objetivos da empresa

Entenda como funciona um EAD corporativo assistindo a este vídeo:

Leria mais: Empresas que utilizam EAD: 5 vantagens + 3 exemplos para inspirar o seu projeto de educação corporativa

Qual a importância da atuação do gestor educacional no EAD?

O papel do gestor educacional no ensino à distância é muito importante, especialmente neste contexto de pandemia.

Em primeiro lugar, cabe ao gestor educacional garantir que os professores da instituição estejam preparados do ponto de vista técnico para lidar com as tecnologias que envolvem o ensino à distância.

É ele quem identifica as necessidades de treinamento para que os docentes possam ensinar seus conteúdos da melhor maneira possível

A importância do gestor educacional no EAD também pode ser observada no gerenciamento de toda a estrutura que é colocada à disposição de alunos e professores para que eles possam interagir à distância, estabelecendo uma comunicação eficiente. 

A figura do gestor educacional no EAD também se faz necessária para o acompanhamento do desempenho dos alunos no processo de aprendizagem. Com base nisso, busca-se estabelecer medidas capazes de melhorar cada vez mais as metodologias de ensino.

A gestão de pessoas tende a ser ainda mais desafiadora no EAD. Logo, o gestor educacional também é importante para integrar todos os profissionais que estão distantes e garantir que eles se sintam acolhidos pela instituição.

E então, conseguiu entender qual é o papel do gestor educacional e sua importância especialmente para o EAD?

Se você quer entender esse importante cargo e suas atribuições com mais profundidade, vale a pena assistir a este vídeo do canal Futura:

Veja também: 13 Ferramentas do Google para Educação que vão revolucionar o aprendizado na sua instituição de ensino

Um dos desafios que um gestor de instituições educacionais pode enfrentar é a adoção do ensino a distância. E um dos primeiros passos é a escolha da melhor plataforma. 

Nesse contexto, é fundamental contar com funcionalidades como:

  • Aplicação de provas e exercícios online;
  • Controle de alunos;
  • Aulas ao vivo e gravadas;
  • Chats;
  • Emissão de certificados;
  • Múltiplos professores.

E muito mais.

A EAD Plataforma já conta com mais de 3 mil ambientes de aprendizado criados, ajudando 4 milhões de alunos a aprenderem cada vez mais.

Faça um teste grátis agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy