transformação digital na educação

Transformação digital na educação: o novo ensinar e aprender

Quer saber como um aluno pode ser o protagonista da sua própria trilha de aprendizagem? Então, precisamos falar sobre o potencial da transformação digital na educação. Afinal, sempre podemos buscar novas formas de ensinar e aprender, não é mesmo?

Hoje, vamos abordar as tendências ligadas à transformação digital na educação. Isso porque a proposta é aprimorar a experiência do estudante durante o aprendizado. Para tal, é muito importante investir nas novas tecnologias para voar ainda mais alto. 

Aliás, temos vários recursos para promover um ensino personalizado às necessidades de cada pessoa. Por falar nisso, confira uma reflexão sobre o life-changing learning no vídeo do Jorge Freire, que é o líder da área de Educação na Accenture.

O que significa a transformação digital na educação?

A transformação digital na educação significa uma mudança de paradigma, em especial para os educadores. Isto é, trata-se de uma transformação cultural em que o trabalho acontece de forma integrada e ágil. 

Dessa maneira, podemos entregar uma experiência melhor para o aluno, que é o centro do da aprendizagem. Ou seja, aproveitamos a conexão nos celulares e nas redes sociais para transmitir conhecimento.

Nesse sentido, vale considerar: como fazer avaliações nos meios digitais? Em paralelo, será que é possível brincar e jogar enquanto se aprende? E, ainda, como garantir que o aluno realmente compreendeu um determinado assunto? 

Mas o que é transformação digital no contexto educacional?

Em geral, as instituições de ensino podem investir nas Edtechs para resolver certos problemas. No fim das contas, as empresas que unem educação e tecnologia facilitam a nossa vida. Por exemplo, podem trazer experiências digitais para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Seja com plataformas responsivas ou aplicativos, vale trazer as ferramentas digitais para o contexto educativo. Por sinal, o Método Montessori já falava da autonomia e da experimentação. Além disso, também podemos citar a construção do conhecimento de forma colaborativa. 

Em outras palavras, as ferramentas digitais melhoram a qualidade do ensino, levando em conta o tempo de cada aluno. Para isso, é importante “revolucionar” a escola “de dentro pra fora”, a fim de construir o futuro da educação.

Ganhos em potencial com a transformação digital nas escolas

  • Um professor não apenas “joga” o conteúdo em uma ponta, esperando que o aluno absorva tudo.
  • Logo, a eficácia no aprendizado também propicia o desenvolvimento de hard skills e soft skills.
  • Por sua vez, o protagonismo do estudante traz a chance da empregabilidade diferenciada.
  • Já a customização do ensino parte da coleta e da análise de um grande volume de dados. E a formação corresponde às demandas de cada estudante.
  • As plataformas em rede facilitam a interação durante todo o ensino a distância (EAD).
  • De quebra, o design instrucional serve para melhorar a experiência de aprendizado como um todo. 
  • Nessa perspectiva, o professor passa a ser visto como um tutor ou mesmo um mediador. 
  • Assim, podemos estimular o pensamento crítico com base no pleno exercício da cidadania.
  • Por último, mas não menos importante, não podemos esquecer do papel social da EAD. No caso, isso envolve: inclusão social, diversidade e equidade.

Como começar a transformação digital na educação?

Primeiramente, é preciso pensar na área de atuação de cada instituição de ensino. Nesse cenário, uma escola de inglês tem uma demanda diferente de uma universidade corporativa, certo? Sendo assim, vale considerar os seguintes pontos-chave:

  • planejamento estratégico em vigor na escola;
  • recursos tecnológicos que estão à disposição;
  • metodologias de ensino-aprendizagem;
  • e daí em diante. 

5 exemplos de transformação digital na educação

Finalmente, chegamos ao momento DIY: do it yourself. Então, sem mais delongas, vamos às estratégias de transformação digital na educação!

1. Plataforma de ensino a distância

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) proporciona um amplo leque de recursos, tais como:

  • biblioteca virtual do curso, com videoaulas e materiais de apoio;
  • fórum de discussão, além de outras ferramentas de comunicação;
  • fácil gestão da frequência dos alunos e do aproveitamento geral;
  • segurança para hospedar o curso online, em atendimento à LGPD;
  • aplicativos e outros recursos de comunicação síncrona e assíncrona. 

2. Metodologias ativas de aprendizagem

Realmente, as metodologias ativas de aprendizagem vieram para ficar. Como exemplos, podemos citar:

  • ensino híbrido: o blended learning (b-learning) une as aulas presenciais e online;
  • sala de aula invertida: na flipped classroom, o aluno tem mais autonomia no ensino;
  • gamificação: as atividades lúdicas tornam o aprendizado dinâmico e divertido.

3. Transmissões ao vivo

Por meio das transmissões ao vivo, podemos conquistar o tão sonhado engajamento digital. De fato, não é nada fácil manter a atenção dos alunos diante de tantas distrações que vêm de fora do ambiente escolar. Por isso, vale pensar fora da caixa.

Nesse caso, as inovações tecnológicas também podem ser uma mão na roda, incluindo:

  • webinars: pode-se promover os seminários online para esclarecer dúvidas antes das provas. E isso vem a calhar em quaisquer formatos de cursos: educação básica, preparatórios para concursos e mais;
  • webconferências: essa é uma maneira efetiva de aproximar ainda mais os pais e os educadores. Afinal, a escola não deve ser a única responsável pelas ações formativas;
  • aulas ao vivo: seja no Youtube ou na própria plataforma de EAD, as aulas ao vivo fazem sucesso. Com isso, a turma se sente mais “próxima”, mesmo estando em diferentes locais.

Bônus: inspire-se com 3 cases de transformação digital na educação

  • School of Healing: a numeróloga Daniela Gruttola criou seu próprio método de ensino. Com isso, ela promove cursos online de Numerologia em sintonia com a técnica de Cura Vibracional pela Serenidade.
  • Colégio Parthenon: por meio do ClassApp, os educadores mantêm contato com os pais constantemente. Dessa forma, a comunicação fica muito mais fluida, inclusive para informar em tempo real sobre a prevenção do coronavírus no ambiente escolar.
  • Oak School: já essa escola de inglês online opta pelo microlearning para transmitir conteúdos. Em seu canal no Youtube, eles respondem dúvidas de maneira bem-humorada. E o melhor: é possível transmitir informação de qualidade em poucos minutos. No modo win-win, claro! 

Agora que você conhece o potencial da transformação digital na educação, que tal começar hoje mesmo? Por sinal, confira outros conteúdos do blog da EAD Plataforma para te ajudar nessa missão!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy