Empresas que utilizam EAD

Empresas que utilizam EAD: 5 vantagens + 3 exemplos para inspirar o seu projeto de educação corporativa

Diante da pandemia do novo coronavírus, o número de empresas que utilizam EAD cresceu de forma impressionante. Isso porque, impossibilitadas de manter a rotina presencial, as organizações precisaram priorizar a educação a distância para garantir o funcionamento das rotinas de Treinamento e Desenvolvimento. 

Para você ter uma ideia, no início de abril de 2020, uma pesquisa realizada pelo portal eLearning Guild mostrou que 86% dos entrevistados já tinham ou planejavam mudar o aprendizado presencial para um formato on-line, em resposta direta ao COVID-19.

Se você faz parte do grupo de empreendedores que busca formas de dinamizar a rotina de T&D e se tornar uma das empresas que utilizam EAD, continue a leitura deste artigo. 

Por que usar EAD nas empresas? 

Muitas empresas que utilizam EAD o fazem por reconhecer as vantagens da metodologia em relação à educação corporativa tradicional — composta por longos e extensos treinamentos presenciais com apresentações maçantes e quadradas. 

Se você está passando por essa transição em seu negócio e busca maior clareza sobre os benefícios da metodologia EAD, este tópico vai te ajudar. Separamos 4 vantagens de adotar a educação a distância nas organizações e contamos cada uma delas a seguir. 

1. Economia de recursos

A primeira vantagem percebida pelas empresas que utilizam EAD é a economia de recursos. Te convidamos a fazer um exercício conosco: vamos listar todos os custos agregados a um treinamento empresarial presencial? 

  • aluguel/ disponibilização de espaço;
  • limpeza;
  • aluguel de equipamentos eletrônicos (notebook, projetor etc); 
  • lanche/alimentação;
  • transporte dos colaboradores e do tutor;
  • contratação de tutor; 
  • custos com material (apostilas, blocos de anotação, canetas);
  • impressão de avaliações e exercícios;
  • elaboração e impressão de certificados de participação. 

Agora vamos refazer essa mesma lista, considerando que o treinamento em questão seja viabilizado por meio da EAD:

Estes são os custos obrigatórios para a viabilização de um curso a distância. Além deles, podemos agregar outros, referentes à disponibilização de um tutor presencial para tirar dúvidas ou ao fornecimento de módulos híbridos de aprendizagem. 

Viu só como a otimização dos recursos financeiros é significativa? 

E tem mais! 

2. Escalabilidade para o treinamento

Além de ser mais barato, o treinamento EAD também é mais escalável. Isso significa que, caso a empresa deseje aplicar o curso em novas turmas de colaboradores ou mesmo em outras filiais, não precisará recomeçar o investimento do zero. Afinal, o curso já estará pronto e a plataforma contratada. Em muitos casos, é possível fazer um upgrade no pacote contratado para a plataforma e pronto! Novas turmas estarão habilitadas para realizar a formação. 

3. Flexibilidade de horários

Um dos grandes desafios das empresas ao investirem em educação corporativa é encontrar um horário e data em que todos os colaboradores estejam disponíveis para a formação. Se a empresa opera em turnos, por exemplo, o desafio é ainda maior! 

Ao investir na EAD, a empresa ganha a possibilidade de flexibilizar os horários dos cursos. É possível, por exemplo, estipular um prazo máximo para a finalização dos módulos. Isso significa que, dentro deste limite, o time pode fazer as aulas autonomamente nos horários em que estiverem livres das tarefas cotidianas. 

4. Possibilidade de utilizar ferramentas assíncronas de educação

Para que a flexibilidade de horários seja uma realidade, as empresas que utilizam EAD precisam apostar em ferramentas assíncronas de educação. Estas ferramentas são aquelas que não dependem da disponibilidade dos alunos e tutores em um mesmo horário e local — o que é inviável no modelo presencial de educação.

Alguns exemplos de ferramentas assíncronas que funcionam bem na EAD corporativa são: 

3 empresas que utilizam EAD: inspire-se e aplique a metodologia no seu negócio

1. Unimed

A maior operadora de planos de saúde do país é, também, uma das grandes entusiastas da EAD como ferramenta de educação. 

Não à toa, fundou a Faculdade Unimed, a instituição de ensino superior do Sistema Unimed, que oferece cursos de curta e longa duração nas áreas de gestão empresarial, de cooperativismo e de saúde. Os cursos são realizados de forma online, presencial ou híbrida, por meio de uma plataforma de ensino própria, e exploram diferentes tipos de conteúdos digitais, de vídeo aulas a fóruns EAD, passando também por aulas online ao vivo. 

2. Itaú Social

O Itaú Social é o braço da rede de bancos Itaú para iniciativas de impacto social. Por meio da plataforma, o Itaú Social oferece cursos EAD voltados para captação de recursos, desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico e muito mais. 

Conheça o catálogo de cursos EAD do Itaú Social. 

3. Nestlé

Por meio do portal Avante Health Science, a Nestlé oferece cursos a distância em diversas áreas de saúde. São cursos gratuitos, com certificados de conclusão e apoiados pelas principais Sociedades e Associações de Saúde.

Veja aqui os cursos oferecidos pelo programa Avante Nestlé Health Science

EAD nas empresas: por onde começar?

E aí? Conseguiu entender por que, a cada dia, cresce o número de empresas que utilizam EAD? Se após ler este artigo, você decidiu implantar a metodologia na sua universidade corporativa, conte com a EAD Plataforma para ajudar! 

Nossa solução de hospedagem de cursos EAD já ultrapassou a marca dos 3 milhões de usuários. Além disso, a interatividade e a usabilidade da plataforma são responsáveis por um altíssimo índice de satisfação entre os clientes.

Quer entender com detalhes como a EAD Plataforma funciona e como ela pode te ajudar a alcançar o seu objetivo na empresa? Então agende uma demonstração gratuita e personalizada!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy