pais insatisfeitos com a escola

Pais insatisfeitos com a escola: aprenda a lidar com eles e a evitar esse tipo de situação

Um dos maiores desafios que os gestores de uma instituição de ensino costumam enfrentar é a insatisfação dos pais dos alunos.

Por serem os responsáveis pelo pagamento das mensalidades e por representarem a principal fonte de receita de uma escola, é de extrema importância que a gestão saiba manter um bom relacionamento com os pais e responsáveis dos seus estudantes.

Quando esses atores-chave de uma instituição de ensino encontram-se insatisfeitos com os serviços prestados, isso pode gerar repercussões muito graves para a escola, como a saída em massa de alunos e a propaganda negativa capaz de manchar a reputação da escola.

Tendo isso em vista, separamos aqui ótimas dicas de como lidar e evitar pais insatisfeitos com a escola:

  1. Escute o que os pais dos alunos têm a dizer;
  2. Coloque-se no lugar dos pais;
  3. Não tenha medo de assumir a responsabilidade;
  4. Proponha soluções e determine os prazos para que elas sejam efetivadas.

Continue a leitura e saiba o que você, gestor de uma instituição de ensino, pode fazer para zelar pela satisfação de pais e responsáveis.

Veja também: Descubra como fazer horário escolar: 3 dicas + 3 ferramentas

4 dicas de como lidar com pais insatisfeitos com a escola

O descontentamento dos pais de alunos pode causar danos à credibilidade e à imagem da instituição e comprometer o aprendizado dos estudantes.

Nesse sentido, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas para lidar melhor com a insatisfação dos pais. Confira a partir de agora quais são elas:

1 – Escute o que os pais dos alunos têm a dizer

Para lidar com pais insatisfeitos com a escola, a primeira coisa a se fazer é escutar o que eles têm a dizer de modo a compreender os motivos por trás de sua insatisfação.

Quando a escola se dispõe a ouvir e acolher as reclamações dos pais e responsáveis, fica mais fácil encontrar o melhor caminho para superar qualquer problema.

2 – Coloque-se no lugar dos pais

Para entender com clareza as razões de os pais estarem insatisfeitos com a escola, pratique a empatia e busque se colocar no lugar deles.

Imagine que seja você fazendo as mesmas reclamações só que para a escola dos seus filhos.

Ao demonstrar empatia, o gestor ganha a confiança de seu interlocutor e pode contornar a situação com mais facilidade.

3 – Não tenha medo de assumir a responsabilidade

Para lidar com pais insatisfeitos, muitas vezes você vai precisar reconhecer eventuais erros e assumir a responsabilidade em nome da instituição que você representa.

4 – Proponha soluções e determine os prazos para que elas sejam efetivadas

Depois de ouvir entender o que motivou a insatisfação dos pais dos alunos da sua escola e identificar os problemas, proponha junto com os pais as melhores soluções a serem implementadas.

É importante também que você estabeleça prazos para que as soluções sejam efetivadas. Dessa forma, você estará demonstrando seriedade e comprometimento da instituição no enfrentamento dos problemas identificados.

A importância de uma boa plataforma EAD

Complementar os conteúdos de sala de aula com materiais e atividades online, o chamado ensino híbrido, é muito importante em qualquer época e já se tornou uma tendência na educação

Afinal, essa tecnologia existe há um bom tempo, os alunos se sentem muito à vontade em ambiente virtual e atualmente um ambiente de ensino a distância online é bastante acessível para escolas e empresas.

Assim, muitas escolas que não contam com essa facilidade para seus alunos acabam recebendo críticas dos pais. E, durante a pandemia, isso se tornou ainda mais evidente.

Muitos pais de alunos se decepcionaram com a falta de uma boa plataforma EAD para que seus filhos pudessem se manter estudando com qualidade, gerando reclamações e conflitos.

Por isso, é fundamental que as escolas escolham uma boa plataforma de ensino a distância e incorporem esse diferencial à sua instituição de ensino.

A EAD Plataforma conta com um ambiente de ensino virtual especialmente desenvolvido para escolas e empresas, veja  mais sobre eles neste vídeo:

Leia também: O que é escola digital? Para que ela serve e como ela funciona?

Comunicação: a chave para evitar pais insatisfeitos com a escola

Além de saber como lidar com pais insatisfeitos com a escola, é importante também saber como evitar a insatisfação.

Existem algumas medidas preventivas que você pode adotar, tendo como base a melhoria da comunicação entre a escola e os pais.

1 – Estabeleça canais de comunicação mais eficazes e atuais

É de extrema importância que a instituição de ensino estabeleça canais de comunicação que sejam mais eficazes e atualizados.

Quando os pais não conseguem se comunicar com a escola para expor alguma reclamação ou simplesmente sugerir melhorias pontuais, a tendência é que sua insatisfação cresça e fique mais difícil de reverter a situação.

Leia mais Regras para grupo de WhatsApp da escola: como manter a ordem durante a troca de mensagens

2 – Faça reuniões periódicos com professores e demais funcionários

Ao realizar reuniões periódicas com os professores e com funcionários dos demais setores da escola, é possível identificar mais rapidamente eventuais falhas que podem gerar futura insatisfação nos pais dos alunos.

Dessa forma, a gestão fica por dentro de tudo o que acontece no cotidiano da escola e consegue antecipar problemas.

3 – Incentive a participação dos pais na escola

Para fortalecer o relacionamento entre os pais e a instituição de ensino, incentive-os a participar mais do ambiente escolar.

Promova eventos abertos para a família dos alunos e utilize ferramentas para registrar e reportar os acontecimentos mais relevantes na escola.

4 – Seja claro ao comunicar a metodologia de ensino da instituição

Comunique aos pais qual é o método de ensino da escola e não poupe detalhes ao explicar a maneira com que os conteúdos são passados para os alunos na sala de aula.

Além disso, procure esclarecer também como é o sistema de avaliação de desempenho dos alunos.

5 – Preze pela transparência dos investimentos da escola

Um dos fatores que mais costumam gerar insatisfação dos pais é a forma com que o dinheiro que eles pagam a mensalidade está sendo usado pela escola.

Portanto, busque criar uma espécie de portal da transparência como forma de comunicar os investimentos que estão sendo feitos na instituição.

Um fórum na plataforma EAD de suas escolas pode ser uma maneira prática de fazer isso.

Confira em nosso blog: Como fazer um fórum EAD? 4 dicas para colocar em prática

Bom, agora que você já sabe como lidar e evitar pais insatisfeitos com a escola, implemente as dicas acima e cultive um bom relacionamento com os pais dos seus alunos.

Este texto também pode interessar a você: 7 dicas de marketing escolar: como driblar a concorrência e captar mais alunos?

Se você se interessou pela EAD Plataforma e deseja implementar essa facilidade em sua instituição de ensino, cadastre-se agora mesmo para um teste gratuito e agende uma apresentação, sem compromisso

O compromisso da EAD plataforma é com o ensino!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy