o que é escola digital

O que é escola digital? Para que ela serve e como ela funciona?

Entender o que é escola digital é uma das questões mais importantes da educação atual. 

De um lado, os professores se questionam quais são as melhores formas de oferecer um ensino global e mais informatizado a sua base de alunos sem terem que investir pesadamente em soluções tecnológicas. De outro, os pais se preocupam se as instituições estão preparadas para desenvolver as habilidades necessárias de seus filhos para que eles compitam de igual no mercado em um futuro não muito distante. 

O ensino precisa capacitar as pessoas a trabalharem e a interagir em um mercado dominado pela tecnologia, ou seja, em formar indivíduos que consigam não só competir, mas também sobreviver em uma sociedade digital. 

Ao mesmo tempo, professores e pais ainda não sabem, ao certo, como promover essa questão sem transformar as crianças em adultos mega competitivos, pouco criativos e sem empatia. 

Isso porque tão importante quanto o conhecimento técnico é o desenvolvimento de soft skills, como resiliência, a capacidade de se colocar no lugar do outro,  flexibilidade e conseguir trabalhar sob pressão. Afinal, essas habilidades são fundamentais tanto para as pessoas trabalharem e conviverem bem entre si, como para que elas mantenham a saúde mental em dia. 

Pois é, o mundo moderno e seus avanços trazem esses questionamentos. Sinal de que a evolução está aí, batendo à nossa porta e acontecendo! Para acompanhar tudo isso, é essencial entender alguns conceitos. Saber o que é escola digital é um deles. 

Para descobrir o que é escola digital, conferir para que ela serve e quebrar eventuais paradigmas sobre o tema, basta ler este artigo até o fim. Boa leitura!

Afinal, o que é escola digital?

A escola digital é uma proposta organizacional que tem como objetivo promover um sistema de aprendizagem e de gestão que utilize as inovações tecnológicas no ambiente de ensino. Esse conceito tem como ideia abraçar as ferramentas virtuais e os sistemas informatizados não só no contexto do aprendizado e de seus métodos pedagógicos, mas também na gestão dos processos administrativos. 

Para que serve a escola digital?

A escola digital é uma prática que prestigia as duas pontas do processo. 

De um lado, os alunos têm acesso a toda a facilidade, comodidade e eficácia que a tecnologia pode promover em seu aprendizado. 

De outro, os gestores conseguem desburocratizar processos, uma vez que grande parte deles acontece por meio de sistemas. Ou seja, atividades como gestão de matrículas e implementação de provas levam apenas poucos cliques para acontecer. 

Sem falar que todos os procedimentos se tornam mais seguros, visto que o acesso a documentos em formato digital pode ser disponibilizado apenas por senhas e pela liberação pontual para certos usuários. 

Como funciona a escola digital na prática?

Confira, agora, quais os principais processos que fazem parte de uma escola digital. 

Simplifica as tarefas diárias 

Muitos processos comuns, como realizar cadastros de alunos, verificar históricos e avaliar problemas em relação a pagamentos de mensalidade podem ser automatizados por meio de um sistema informatizado. 

No caso de alunos inadimplentes, por exemplo, evita-se a questão do constrangimento da cobrança, uma vez que a tecnologia permite enviar e-mails automáticos.

Aumenta a produtividade dos funcionários

Pelo fato do sistema efetuar tarefas repetitivas, os funcionários que eram responsáveis por elas podem se dedicar a outras tarefas de mais responsabilidade, o que contribui para que eles se sintam mais desafiados e valorizados, logo, também mais produtivos. 

Reduz gastos e promove a sustentabilidade

Os trabalhos sem um sistema informatizado geram gastos excessivos com papel. Sem falar que instituições mais antigas contam com um alto volume de documentos, que demandam locais especiais para serem armazenados e, logo, mais gastos. 

Já uma escola digital oferece o armazenamento em nuvem, o que não só facilita a localização desses papéis, como também diminui os custos. Além disso, o pouco uso de papéis promove a sustentabilidade. A natureza agradece!

Facilita a vida do aluno

Tudo o que é novo causa dúvidas e inseguranças, não é mesmo? Com a escola digital, não é diferente. Isso porque gestores e professores se preocupam se a tecnologia oferecida por esse ambiente pode ser interativa e apresentar métodos pedagógicos que incitem não só o conhecimento técnico como também a criatividade e o desenvolvimento da inteligência emocional. 

A resposta para isso é de certa maneira simples. A escola digital é uma ferramenta e, como tal, deve ser bem utilizada. Ou seja, o professor que quiser abraçar este instrumento e se dedicar a ele conseguirá incluir recursos importantes para a interação, como chats online e fóruns, assim como será capaz de promover o pensamento crítico e questões como empatia e convivência. 

O que é escola digital? Dica

Esperamos que após ler este artigo, você tenha uma visão mais ampla sobre o que é escola digital. Caso tenha gostado deste conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. 

Se tem interesse em adotar essa proposta, mas não sabe nem por onde começar, pode respirar aliviado: a EAD Plataforma está aqui para ajudá-lo!

A EAD Plataforma é uma ferramenta de ensino que promove uma boa experiência tanto para gestores como para alunos, uma vez que traz toda a tecnologia necessária para desburocratizar processos administrativos, assim como oferece recursos que simplificam a vida dos estudantes. 

Para entender como a EAD Plataforma funciona, sugerimos que você teste a plataforma. Experimente os recursos da ferramenta por sete dias, de forma totalmente gratuita!

Fabio Godoy