tecnologia na educação infantil

Tecnologia na educação infantil: como funciona e quais são suas vantagens e desafios?

A tecnologia na educação infantil é um assunto um pouco controverso, uma vez que uma parte das gerações mais antigas acredita que as crianças devam ser estimuladas pedagogicamente de modo tradicional. 

Porém, o mundo evoluiu e, hoje, as crianças são nativas digitais. Ou seja, elas já nascem imersas em um cenário tecnológico e, desse modo, para que o aprendizado seja fluido, elas devem ser estimuladas com elementos de seu universo real e diário.

Nesse contexto, não são só os pequenos que se beneficiam da tecnologia na educação infantil, os professores e tutores também, uma vez que ela os aproxima da realidade dos alunos. 

Para entender como funciona a tecnologia na educação infantil, compreender sua importância e saber quais são os seus benefícios e desafios, basta seguir com sua leitura. 

Por que usar tecnologia na educação infantil é importante?

Confira, agora, alguns motivos que explicam por que a tecnologia na educação infantil deve ser abraçada. 

Promove o desenvolvimento

Em uma fase em que a habilidade motora fina ainda está em desenvolvimento, o uso de telas touchscreen representa uma facilidade necessária. Afinal, ela iguala o aprendizado a uma brincadeira, o que representa um estímulo fundamental principalmente na primeira infância. 

Assim, o pequeno, intuitivamente, interage não só com o conteúdo, mas também com o professor e seus colegas. Desse modo, a habilidade social desse público também é estimulada. 

Valoriza a autoestima 

Sob orientação do professor, a criança consegue gravar um vídeo e contar uma historinha utilizando imagens de desenhos de dispositivos. 

Assim, não só sua autonomia é estimulada, como também sua autoestima é valorizada. Isso porque ao perceber que ela mesma consegue criar seu próprio conteúdo e dividi-lo com os colegas, a noção sobre sua capacidade é despertada e o sentimento de bem-estar e de pertencimento ocorre. 

Estimula o aprendizado 

Hoje, temas mais complexos, como o funcionamento do corpo humano, podem ser observados por meio de computadores e de softwares em 3D. Logo, a criança consegue compreender assuntos dessa natureza com apelo visual e, assim, o desejo pelo conhecimento é incentivado. 

Para saber mais sobre o tema, sugerimos que assista ao vídeo abaixo (não se esqueça de colocar legendas em português).

Como aplicar a tecnologia em sala de aula?

A tecnologia na educação infantil pode ser aplicada de diferentes formas na sala de aula. Confira alguns exemplos. 

Tirar fotografias 

Depois de o professor ter abordado um assunto em sala de aula, uma boa alternativa para que os pequenos reflitam sobre ele é promover uma sessão de fotos. 

Aqui, o aluno pode tirar uma selfie ou clicar os colegas. O importante é que a foto simbolize e explique o conteúdo abordado. 

Utilizar jogos 

Há softwares e sites que oferecem jogos interativos. Essa prática, além de ser lúdica e de estimular a participação de todos, também promove a colaboração, o pensamento crítico, a competitividade saudável e a empatia, competências cruciais para o desenvolvimento humano. 

Ler online

Hoje, há uma série de livros online gratuitos. Desse modo, para estimular a leitura dos pequenos e também para conhecer histórias não só do universo infantil, como sobre folclores e de outros assuntos apreciados pelas crianças, como o mundo animal, adotar a leitura online é uma boa e eficaz prática. 

Trazer a cultura maker 

A cultura maker nada mais é do que literalmente “colocar a mão na massa” para resolver, com criatividade, problemas. 

Para estimular, o professor pode exibir vídeos de Youtube com tutoriais do gênero “passo a passo para criar uma horta comunitária”, estimulando o contato dos pequenos com a natureza e promovendo uma reflexão sobre temas sustentáveis e importantes. 

Leia também:

Cuidados para adotar a tecnologia na educação infantil 

Alguns acadêmicos torcem o nariz para a tecnologia no ambiente infantil de sala de aula por acreditarem que ela promova a distração, prejudicando o foco e a concentração das crianças. 

Para que isso não ocorra, é essencial que o professor tenha um processo pedagógico equilibrado, ou seja, que mescle o uso de ferramentas e dispositivos com ações que independam deles. 

No ambiente de sala de aula, ele também deve definir regras e horários de uso para evitar o hiperestímulo e incluir atividades mais relaxantes, como a famosa e tradicional “soneca”. 

Alguns profissionais de educação também demonstram uma certa resistência para utilizarem a tecnologia por desconhecerem o funcionamento de softwares e de programas e por acreditarem que o uso seja complexo. 

Para desmistificar essa questão, é importante que eles se familiarizem com o tema, lendo sobre ele, fazendo cursos e testando, na prática, as ferramentas mais usuais e necessárias. 

Nesse contexto, algumas plataformas podem ajudá-lo bastante a promover uma educação de qualidade e à distância, como é o caso da EAD Plataforma,  que apresenta uma navegação simplificada, com interface intuitiva e que se adapta a diversos dispositivos. 

Mais de 3 milhões de alunos já utilizam a EAD Plataforma. Esse número não foi conquistado da noite para o dia, ele foi resultado do empenho de todo o time da empresa, que analisa constantemente os feedbacks de professores e alunos em busca de evoluir e, assim, promover uma educação democrática e de qualidade a todos. 

Para entender como a EAD Plataforma funciona, que tal agendar uma demonstração personalizada, gratuitamente? Para tanto, basta acessar este link, o resto fica por nossa conta! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy