metodos-pagamento-curso-online

Métodos de pagamento para cursos on-line: quais as melhores opções?

Sabia que os métodos de pagamento para cursos on-line utilizados podem influenciar diretamente no seu faturamento

Existem, basicamente, dois bons motivos que respaldam essa afirmação. O primeiro diz respeito às opções dadas aos seus clientes.

Por exemplo, se um potencial comprador do seu curso tem receio de inserir o número do cartão de crédito em sites, e essa é a única alternativa que você oferece, as chances de ele desistir da aquisição são grandes, concorda?

O segundo motivo diz respeito às taxas e tarifas cobradas pelos diferentes métodos de pagamentos para cursos on-line. Dependendo do valor que você precisa pagar, isso pode impactar no preço final do seu produto.

Por isso, conhecer diferentes opções e ferramentas que lhe ajudem com essa questão pode ser um dos segredos para atrair mais público e, consequentemente, aumentar a receita do seu negócio.

Pensamos nisso, fizemos uma lista com os meios de pagamento on-line mais indicados e de soluções que vão lhe ajudar bastante no recebimento. Confira!

5 opções de métodos de pagamento para cursos on-line

Hoje em dia existem diversos métodos de pagamento para cursos on-line que podem ser integrados a uma plataforma de ensino.

Como mencionado anteriormente, quanto maior a oferta de meios de pagamento, maiores as chances de você atender às preferências dos seus alunos e, com isso, não perder nenhuma venda.

Mas somado a esse ponto, é preciso considerar também os valores cobrados por cada solução, a fim de que as taxas e tarifas, bem como o prazo de liberação dos pagamentos, não comprometam a gestão financeira do seu negócio.

Entre os principais métodos de pagamento para cursos on-line utilizados atualmente estão:

  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Boleto Bancário
  • Transferência bancária
  • Pix

Cartão de crédito

De acordo com a Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, apenas no terceiro trimestre de 2020, foram movimentados mais de R$ 295,3 bilhões via cartão de crédito.

Entre os meios eletrônicos de pagamentos utilizados, essa opção está na frente do cartão de débito e do cartão pré-pago.

Outra pesquisa, essa da SBVC, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, mostrou que as opções de pagamento mais oferecidas por empresas do varejo on-line são o cartão de crédito à vista e o cartão de crédito parcelado.

Essa alternativa vai ao encontro da preferência dos consumidores, visto que tanto via computador quanto via smartphone, esse é o meio de pagamento mais utilizado para compras virtuais.

Podemos entender, portanto, que esse é um dos métodos de pagamento para cursos on-line que tem tudo para atrair os seus clientes e atender às suas necessidades.

Cartão de débito

O cartão de débito é outra boa alternativa para atender o público que não tem cartão de crédito, ou que tem, mas, por algum motivo, prefere não utilizar o limite disponível.

Mesmo sendo um processo rápido e totalmente seguro, muitas pessoas ainda têm receio de utilizar a função débito para aquisições on-line.

Um dos motivos é que esse meio de pagamento realiza a retirada do valor diretamente da conta corrente do cliente. Por isso, o receio de digitar os dados do cartão de débito em um site e ter problemas futuros pode ser grande.

Porém, do ponto de vista do empreendedor digital, a oferta dessa alternativa não deve ser descartada.

Boleto bancário

Para as pessoas que não confiam em informar os dados dos seus cartões em compras via internet, o boleto bancário ainda continua sendo a melhor opção.

Meio de pagamento tradicional, bastante conhecido e seguro, a única desvantagem fica por conta do tempo que demora para o valor pago ser compensado — geralmente, até 3 dias úteis.

Assim, até que essa transação seja concluída, é preciso esperar para dar acesso ao aluno ao curso on-line adquirido.

Transferência bancária

Já a transferência bancária resolve o problema de compensação característico do boleto, bem como atende pessoas que não utilizam seus cartões para compras virtuais.

Caso ofereça essa opção, é preciso ter um bom controle das entradas na sua conta, a fim de liberar o curso dentro do prazo acordado com o aluno e não deixar de registrar nenhum pagamento.

Pix

O Pix, sistema de pagamento instantâneo, foi lançado recentemente pelo Banco Central (novembro de 2020) e tem a vantagem de permitir transações financeiras a qualquer horário ou dia da semana.

Ao contrário do TED ou do DOC, por exemplo, o Pix compensa o valor pago mesmo nos finais de semanas e feriados.

Esse, por sua vez, cai imediatamente na conta do recebedor. Isso quer dizer que, tão logo o seu aluno efetue o pagamento, o valor estará disponível na sua conta.

Pagamento recorrente como mais um método de pagamento

Mas quando se fala em métodos de pagamento para cursos on-line, não se pode deixar de citar os pagamentos recorrentes.

Pagamentos recorrentes são pagamentos que acontecem de maneira repetida durante determinado período (mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual, ou outra frequência)

Por exemplo, a cobrança da mensalidade de um curso on-line é uma forma de pagamento recorrente.

Para a sua empresa, uma das grandes vantagens é que você não precisa enviar uma nova cobrança aos seus alunos sempre que chegar a data de quitação do curso.

Além disso, por ser uma função automatizada, reduz as taxas de inadimplência, contribuindo para a saúde financeira do seu negócio.

Já para os seus clientes, a vantagem é que eles podem escolher a cobrança recorrente no débito, ou seja, direto na conta corrente; ou no crédito, diretamente na fatura do cartão, além de não precisarem se lembra todo o vencimento de fazer a quitação.

Aqui vai uma dica extra!

Seja para inclusão de métodos de pagamento para curso on-line à sua plataforma de ensino, seja para receber pagamentos recorrentes, existem diversas ferramentas que pode lhe ajudar, tais como:

  • Moip
  • PagSeguro
  • PayPal

Como automatizar outros processos relacionados a pagamentos

Mas os pagamentos recebidos com a venda de cursos on-line geram diversos outros processos. Um deles é a emissão de notas fiscais.

Vale lembrar que a emissão desse documento é obrigatória a todas as empresas que comercializam algum tipo de produto ou serviço.

Essa regra só não se aplica a MEIs, Microempreendedores Individuais, que realizam vendas ou prestação de serviços para pessoas físicas.

Portanto, se esse não for o seu caso, é fundamental fazer a emissão de notas fiscais para cursos on-line.

Se o seu foco é crescer e vender mais a cada dia, é também bem importante que emita esse documento fiscal automaticamente.

A ideia é integrar os meios de pagamento escolhidos ao seu sistema de emissão de notas. Assim, tão logo o pagamento seja efetivado, o documento fiscal é gerado e enviado para o aluno.

Acesse o site da NFE.io e confira como essa plataforma pode lhe ajudar nesse processo e facilitar o seu dia a dia!

Este artigo foi escrito por Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io, sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy